VOCÊ É FAMOSO? EU SOU – por Percival Caropreso

No Blog AdC desta semana, trazemos um artigo de Percival Caropreso, profissional de Marketing e Comunicação, há mais de 30 anos militando em causas socioambientais e integrante do Conselho Consultivo da Aventura de Construir. No texto, Percival analise a relação das celebridades (que podem ser todos nós), com causas socioambientais. Confira!

Minha mãe me acha o máximo, minha mulher me ama e me admira, meus filhos me amam e por enquanto me admiram (logo deixarão de me admirar, pra voltar a me admirar anos mais tarde), sou popular entre os amiguinhos deles, meus sobrinhos me adoram, essa galera toda não sai daqui de casa. Tenho poucos ótimos amigos e muitos ótimos colegas, os vizinhos me cumprimentam por dever de civilidade e talvez apreço, a turma do bairro se acostumou comigo há mais de 30 anos vivendo aqui. Conheço muita gente, muita gente me conhece. Sou até que bem conhecido por quem me detesta. Tenho minha cota de fama, enfim.

Aposto que você também é famoso, afinal todo mundo é famoso. Todos temos nosso círculo de influência, maior ou menor. A questão é o que a gente faz para influenciar quem nos conhece. E como a gente usa essa influência. Conteúdo e forma determinam nosso tempo de notoriedade e de poder.

Imagine uma figura pública, uma pessoa célebre. Seu campo magnético de influência, que atrai atenção e emana mensagens, é gigantesco. Portanto, sua responsabilidade é proporcional.

Todo mundo espera que a Celebridade faça um gesto, para seguir ou para criticar. Até aí, tudo bem. Porém o tempo de toda Celebridade é curto, já que o sucesso é um bem cada vez mais descartável. Aquela história de 15 minutos de fama é coisa do século passado: até há pouco tempo, uma das maiores atrações da TV era o “Se vira nos 30”. Se virava em 30 segundos e pronto, tudo acabava. E acabou mesmo. Os influenciadores digitais hoje nem têm mais esse tempo todo pra exercer sua profissão regiamente remunerada de fazer a cabeça e o coração das pessoas – por alguns minutos.

Os 15 minutos de antigamente hoje são uma eternidade, consumida na disputa entre sons e imagens de muitos clips de várias músicas, uma profusão de emails, SMS, Whatsapp, TikTok a granel, short messages com sintaxe breve e léxico simplório, textos tanto na tela do computador como na tela do celular, que na verdade é um computador ansioso e esquizofrênico, que tira fotos, grava áudio e vídeo e, de vez em quando, até serve pra falar com alguém ou todas pessoas ao mesmo tempo.

É neste ambiente que nós, você, eu e todas as outras celebridades temos que projetar nossos valores de vida, nossos princípios de conduta, significados e propósitos. É nessa zorra de hoje que toda Celebridade tem a oportunidade de se posicionar socioambientalmente, porém não esquecendo que o engajamento transformador pressupõe um compromisso duradouro, de longo prazo. Muito além de 15 minutos de fama ou meio minuto de viração.

A associação entre CELEBRIDADE & CAUSA SOCIOAMBIENTAL não pode ser um adereço extrínseco e oportunista, portanto tão efêmero quanto a fama. O correto é fortalecer a imagem pública, construir intrinsecamente uma imagem de valores humanistas e socioambientais, de dentro pra fora da Celebridade. Só assim se forja uma legítima Reputação, que é a Imagem comprovada pela prática. É um processo delicado e tem que ser verdadeiro.

Acredito que vimos observando pelo menos seis maneiras clássicas de as Celebridades abraçarem Causas Socioambientais. Uma não exclui a outra.

Por inércia. Do jeito que o mundo e o mercado vão, é mais do que natural que uma Celebridade acabe aderindo, aqui e ali, no varejo imediato, a uma ou mais Causas Socioambientais. Por melhores que sejam as intenções, geralmente é um namoro de verão, passageiro, que vai no embalo: não constrói relação séria com Causas Socioambientais nem resultados duradouros para elas. Não há má fé, necessariamente. Mas há leviandade ingênua. Pela própria ausência de motivação consciente e de prática efetiva, essa postura socioambiental agrega pouco valor estrutural à sua imagem pública.

Por gratidão. A Celebridade reconhece o sucesso que atingiu e sente-se no dever de retribuir. A energia que movimenta essa gratidão quase sempre é assistencialista, quase um dízimo por uma graça alcançada. Esse engajamento costuma se esgotar repentinamente, quando a dívida é quitada ou quando a Celebridade começa a perder prestígio. Agrega valores apenas emocionais à sua imagem pública.

Por compaixão. Bastante similar e quase sempre uma evolução da modalidade anterior, o engajamento por gratidão. A Celebridade resgata questões humanas que a tocam como pessoa e adere a Causas Socioambientais pungentes, nascidas de sua própria história de vida. Essa carga de autenticidade pessoal costuma levar a compromissos mais duradouros. Porém também agrega valores mais emocionais do que ideológicos à sua imagem pública.

Por interesse de negócios. Não há negócio que prospere pra sempre em uma sociedade injusta, desequilibrada, vivendo num meio ambiente degradado. Sem Educação e Saúde, as pessoas não são sofisticadas como mão-de-obra, não estão preparadas pra trabalhar principalmente com as novas tecnologias. Como consumidores, elas não têm renda pra entender o valor de uma marca nem pra comprá-la. Em um meio ambiente de recursos depauperados, os insumos de produção ficam mais caros (energia, água, matérias primas, recursos naturais), o que coloca em risco e reduz a margem de lucro na operação final. Agrega modernidade, além de consciência e exemplaridade ao meu negócio. E isso é legítimo.

Por marketing. Há prevalência de técnicas racionais e objetivas na decisão de a Celebridade apoiar Causas Socioambientais. Se a adesão é planejada, ela tem tudo para ser consistente ao longo do tempo. Os impactos tendem a ser mais efetivos, tanto para as Causas Socioambientais apoiadas como para a imagem pública da Celebridade. Desde que haja veracidade nessa adesão.

Por consciência. Quando a Celebridade se engaja com Causas Socioambientais a partir de um conhecimento profundo dos problemas e de suas soluções. Reconhece a importância da questão socioambiental, sua relevância para sua vida e para a vida de todos. A decisão de oferecer seu apoio e imagem é lúcida, consciente e, portanto, comprometida. A Celebridade escolhe claramente seu papel de chamar à atenção, informar, conscientizar, sensibilizar e mobilizar a sociedade. Seu aval é forte, os impactos que ela causa são fortes e tudo isso fortalece a imagem pública e a reputação da Celebridade.

Repito: estas são pelo menos seis maneiras clássicas de as Celebridades abraçarem Causas Socioambientais. Uma não exclui a outra.

Todos somos famosos à nossa moda. Temos exemplos a dar. Cada um é do seu jeito, mas a atitude tem que ser a mesma: seriedade, rigor e comprometimento com que nos entregamos a uma Causa Socioambiental. Caso contrário terá valido apenas para nós mesmos e não é esta a ideia. 

O que vale é vivermos valores, condutas e práticas compartilhadas por todos, a partir daquilo que fazemos ou deixamos de fazer individualmente.

Percival Caropreso
Membro do Conselho Consultivo da Aventura de Construir

Vinicius Dutra