“Esta quarentena tem mexido com todo mundo” enviou a microempreendedora Jane Duarte para um dos assessores da Aventura de Construir por WhatsApp.

Com a continuação do trabalho de ligações individuais que a equipe de assessores vem realizando há um mês, foi possível compreender a situação de um grupo significativo de empreendedores acompanhados pela Aventura de Construir e quais as estratégias que foram adotadas para enfrentar um momento tão delicado como este

Compreender o real contexto destas comunidades e dos seus trabalhadores permite a identificação de suas necessidades para, assim, podermos fornecer as orientações adequadas. 

Por exemplo, muitos empreendedores relataram dificuldade em registrar e acompanhar como o dinheiro vem sendo gasto. Outro desafio relatado de forma recorrente foi sobre o uso das redes sociais e engajamento dos clientes em um momento como este.

A produção dos conteúdos foi realizada com o objetivo de responder estas demandas: foram divulgados textos no blog sobre orçamento, redes sociais, etc

Não tem outro método que funcione neste momento: para demandas reais, respostas reais! 

Aproveitar o momento em casa para estudar e se atualizar é muito importante, mas, em um momento como este, também é fundamental praticar o auto-cuidado. Não é só a Jane que acha que a quarentena está mexendo com todo mundo… Não é só ela que compartilha sentimentos de angústia e vazio. 

Levando em consideração contextos como o de Jane, identificamos a necessidade urgente de algo que inspire e motive os microempreendedores. Por isso, em parceria com um grande inspirador em diferentes situações de mercado, Carlos Ferreirinha, está sendo construída uma tentativa de resposta para ficar mais próximos a esta demanda!

E já temos data e hora marcada: dia 28/04, das 14:30 às 16:00, teremos o prazer de ter Carlos Ferreirinha ao vivo no Youtube em uma conversa para aquecer e fortalecer o coração e a mente. O link é:  https://bit.ly/3eelGE5

Carlos Ferreirinha é presidente e fundador da MCF Consultoria,  “uma empresa que traduz a inteligência do Luxo em gestão, provendo consultoria, orientação, treinamento, capacitação e educação”. Ele é hoje um dos principais nomes quando se fala em Inteligência da Gestão do Luxo e Premium na América Latina e já atuou como Executivo Sênior da EDS e Louis Vuitton – Grupo LVMH – onde foi CEO do Brasil e Diretor Sênior da América Latina.

Mas o que um mega empresário tem a ver com os microempreendedores da periferia? Segundo Ferreirinha “Apesar da relevância e visibilidade do meu trabalho na MCF Consultoria, eu não deixo de ser um pequeno empresário. Todos os dias tenho pequenos, médios, grandes e gigantes obstáculos a serem ultrapassados”.

Segundo ele, alguns dos atributos do mercado de luxo que podem ser agregados ao microempreendedorismo são, “excelência, qualidade, obsessão por detalhes, elevar a marca para patamares de desejo, olhar no longo prazo”, destaca. 

Aprender trabalhar em rede, valorizar o comércio local e praticar a solidariedade também são ações fundamentais para potencializar aspectos da vida profissional, independente do tamanho do empreendimento e da época. 

Em uma época que todos olham cada vez mais para uma tela, expandir o olhar para os arredores é o diferencial que permite conhecer mais a realidade do outro e reaprender a ouvir. 

Ferreirinha adianta que o bate papo será voltado para estimular uma reflexão em 360 graus sobre o presente e identificar quais as novas habilidades devem ser mantidas, desenvolvidas e reinventadas nestes mares turbulentos. Não dá pra perder! Anote a data na agenda que em breve, enviaremos mais informações. Vamos nos fortalecer para seguir com olhos abertos e conscientes da travessia que precisamos encarar, mas sem deixar o desespero nos paralisar.

Aventura de Construir