Criada em 2007, a Semana Global do Empreendedorismo busca dar visibilidade ao empreendedorismo e aos empreendedores. A ideia é inspirar pessoas a ingressarem neste ecossistema empreendedor, criando pontes e facilitando o acesso à conteúdos que qualifiquem os interessados. 

Neste ano de 2019, celebramos esta semana entre os dias 18 e 24 de novembro, mas o mês inteiro está recheado de atividades. Nós, da Aventura de Construir, não ficamos de fora! E sabe por quê a gente participa deste movimento? A resposta é simples: o empreendedorismo gera desenvolvimento territorial e esta é a nossa causa!!!

Transformar realidades apostando no protagonismo empreendedor é o que nos move. Por isso, neste mês de novembro, já realizamos 2 eventos e ainda temos outras ações para a Semana Global do Empreendedorismo. Olha só que já rolou e o que vem por aí:

Dia 04/11 realizamos o lançamento da expografia Identificam-se Protagonistas do MIS (Museu da Imagem e do Som). E, desde o dia 08/11, as fotos de alguns dos microempreendedores acompanhados pela Aventura de Construir – com curadoria e registro de Diego de Jesus – já podem ser vistas pelo público na Estação República do Metrô. O evento articulou diferentes experiências empreendedoras do Brasil, reunindo Martha Medeiros, com um keynote speech inspirador, o lançamento do último CD do músico mineiro  Tatá Sympa, o fotógrafo Diego de Jesus e os microempreendedores Néa dos Santos e Wagner Félix num painel de debates de muita reflexão empreendedora!

Quer saber mais sobre esse dia? Acesse o nosso relatório sobre o evento aqui!

Dia 12/11 foi a vez do ProtagonizAí, um dia inteiro de reflexão sobre os caminhos dos Negócios de Impacto Social. Foram muitas trocas de conhecimento, experiências e aprendizado junto aos microempreendedores, consultores da Aventura de Construir e convidados para lá de especiais que participaram de uma roda de conversa para aprofundar o debate sobre o que é empreendedorismo social na periferia de São Paulo! Nós agradecemos muito a presença de Fábio Deboni (Instituto Sabin), Paulo Marcelo Ribeiro (ADE Sampa) e aos fundadores da Jaubra, Aline e Alvimar, representando um caso concreto de Negócio de Impacto Social criado na e para a periferia. 

Acha que acabou por aqui? Não, não! Ainda tem mais! Nesta semana do dia 18 a 24 de novembro ainda temos ações pela frente que vão nos mostrar com mais profundidade como o microempreendedorismo se desenvolve a partir do equilíbrio, apoio e atenção entre diversos fatores, tais como: comunicação da causa, formação dos beneficiários, articulação de parcerias e engajamento de financiadores e voluntários.

Os dois eventos supracitados estão relacionadas à todos esses itens. Agora, nesta Semana Global do Empreendedorismo, ainda queremos celebrar nossa parceira com a Firgun, com a hamburgueria 212 Burger e com nossos voluntários! Além, claro, de buscar novos patrocinadores que, assim como nós, estejam alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Firgun tem sido uma grande parceira desde 2018 no acesso ao microcrédito para microempreendedores que são assessorados pela Aventura de Construir. Eles apostam no “capitalismo consciente e na economia colaborativa como motores de uma sociedade mais justa e sustentável”. Essa perspectiva caminha em sintonia com o desenvolvimento territorial, causa pela qual atuamos nos territórios de baixa renda na Zona Oeste de São Paulo. 

Já nossa parceria com a hamburgueria 212 Burger foi pensada para celebrar a cultura de doação no país e também como uma fonte de recursos financeiros. Na festividade do Thanksgiving a 212 Burger irá doar o 50% do valor de suas vendas do TGB (ThanksGiving burger) realizadas nos dias 28, 29, 30 de novembro e 1 de dezembro para que a Aventura de Construir siga realizando seu trabalho!

Ainda neste mês de novembro vamos realizar uma capacitação sobre como atrair clientes e estruturar fachada para comércios que será ministrada pela voluntária Camila Forte, funcionária da Nestlé. Ações como essa demonstram nossa grande capacidade de estender o engajamento dos voluntários para ampliar as formações dos beneficiários da Aventura de Construir. Normalmente, o voluntariado não é usado como estratégia de formação pelas OSCs, vemos que muitas organizações usam essa força de trabalho para atividades muito específicas e que raramente se conectam com o compartilhamento concreto de conhecimento, mas ao longo deste ano de 2019  apostamos ainda mais na disponibilidade e interesse dos voluntários, por isso começamos a desenvolver esse trabalho de formação aos beneficiários. 

Por fim, ainda vamos aproveitar a Semana Global do Empreendedorismo para dar visibilidade à nossa causa através de nossos projetos conectados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nossa ideia é mostrar para potenciais financiadores como articulamos as metas da Agenda 2030 do Pacto Global em nossas capacitações e assessorias. Para saber mais sobre isso, vocês podem ler nosso artigo aqui e acompanhando nosso blog!!!

_______________________________________________________________________________________________________

Aventura de Construir