Você ainda não conhece o novo influencer do pedaço? O SDG Action Manager não é uma pessoa, mas chegou para ser tendência e você não pode ficar por fora deste assunto!

O Pacto Global e a BLab lançaram uma nova ferramenta com o objetivo de medir a influência das empresas em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essa ferramenta é a plataforma do SDG Action Manager, o termo pode ser novo, mas é melhor se acostumar porque veio para ficar e transformar o modo de mensurar o impacto positivo do setor privado na sociedade. 

Em poucas palavras, podemos dizer que trata-se de uma inovação social online e gratuita capaz de colaborar com os processos empresariais de alinhamento de suas estratégias e operações às metas da Agenda 2030. 

Fomos muito rápido? Então calma, antes você precisa se inteirar sobre o que são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para isso, já temos um conteúdo pronto que você pode ler clicando aqui

Agora que você se inteirou sobre o assunto, podemos continuar! O SDG Action Manager é uma ferramenta extremamente útil que permite às empresas socialmente responsáveis indicar riscos e oportunidades de negócios, além de propor novas metas que orientem a elaboração de planos de ação relacionados aos ODS.

De acordo com o Pacto Global, o SDG Action Manager “reúne a Avaliação de Impacto do B Lab, os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para fomentar a ação de empresas por meio de autoavaliação dinâmica, benchmarking e melhorias. Essa ferramenta foi elaborada com o apoio ativo de diferentes partes interessadas, incluindo especialistas em sustentabilidade empresarial, sociedade civil, Nações Unidas e mundo acadêmico, e teve como inspiração a comunidade de Empresas B e as empresas que participam do Pacto Global das Nações Unidas”.

Nós sabemos que o setor empresarial evoluiu muito nos últimos anos em relação aos temas da Agenda 2030, mas também sabemos que há muito para ser feito e melhorado, sobretudo em relação a metodologia de avaliação de impacto e mensuração de alcance das metas traçadas nos ODS! Neste sentido, o SDG Action Manager permite que gestores das áreas de responsabilidade social corporativa repensem suas atuações de modo que seus programas se conectem com os ODS de modo eficaz e sejam mensurados, permitindo que o Pacto Global avalie o alcance das metas de cada um dos 17 objetivos globais definidos pela Agenda 2030 da ONU.

Ainda poderia nascer a pergunta: “Por que a Aventura de Construir tem interesse em divulgar uma ferramenta como o SDG Action Manager?” A nossa Associação é uma das 110 ONGs brasileiras que participam do Pacto Global (para conferir quais são as outras organizações, acesse a lista completa aqui) e enxerga a urgência de trabalhar de forma sinérgica no ecossistema do impacto social.    

Você quer começar agora? Então acesse a plataforma do SDG Action Manager através deste link aqui e inicie uma jornada em prol da transformação do planeta com a gente!

_______________________________________________________________________________________________________

Aventura de Construir