Como já sabemos, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) alterou a rotina de trabalho da equipe da Aventura de Construir. Como as assessorias presenciais tornaram-se inviáveis, nossa estratégia foi apostar em ligações individuais para continuar acompanhando os microempreendedores com a mesma responsabilidade e ímpeto. 

Há mais de um mês, além de oferecer suporte técnico, a Aventura de Construir se mantém atenta às oportunidades relacionadas ao nosso público. É o caso da plataforma de financiamento coletivo Matchfunding Enfrente, lançado pela Fundação Tide Setubal, em parceria com a Benfeitoria, para responder às demandas da nova realidade imposta pela emergência do COVID 19. O objetivo do edital é possibilitar maior agilidade à captação de recursos financeiros, fazendo com que o dinheiro chegue “mais rápido às iniciativas que estão surgindo dentro das periferias para o enfrentamento desta pandemia nos territórios.”

Para as iniciativas aprovadas, o método de doação é muito interessante, a cada 1 real doado nas campanhas on-line, a Tide Setúbal vai colocar mais 2 reais, por isso qualquer valor doado é realmente muito significativo.

A Aventura de Construir identificou nesta iniciativa os seguintes pontos:

  1. Oportunidade concreta para ajudar os empreendedores;
  2. Chance de envolvê-los em algo novo, aumentando ainda mais o protagonismo de cada um;
  3. Fortalecimento da rede de contato e o apoio entre pares.

Os atendimento individuais por telefone ou videochamada permitiram entender a situação geral dos microempreendedores, assim como as assessorias proporcionaram um entendimento mais profundo de cada realidade. Com todas as informações de diferentes contextos, foi possível identificar quais empreendedores poderiam se enquadrar nesta iniciativa da Fundação Tide Setubal e da Benfeitoria, valorizando o comércio de periferia e impactando positivamente nas precárias condições de vida de uma rede ampla de pessoas ligadas, direta ou indiretamente, ao negócio.

Os empreendedores se dividiram em grupos e com a orientação da equipe da Aventura de Construir enviaram um total de 4 projetos, destes, 3 já foram aprovados, sendo eles:

Projeto: ProtagonizAíFortaleça a rede de 10 microempreendedores em crescimento na periferia Oeste de São Paulo com risco de falência.

Quem são: Janaina, Cris, Oseni e Rodrigo na Cidade São Pedro, em Santana do Parnaíba. Maria Eliane e Marcela em Pirituba. Marcella (e sua mãe Maroli), Reginaldo e Gisele na Vila Aurora. Ezio na Freguesia do Ó. Operam em diferentes segmentos: serviços de beleza, marcenaria, assistência técnica, panificação, confeitaria, artigos infantis, presentes, produtos farmacêuticos e cosméticos.

Projeto: Alimentação Orgânica para SociedadeColabore para levarmos alimentos com saúde para a comunidade da Cajamar – Osasco / SP    

Quem são: Edivaldo, empreendedor que em 2019 verificou a falta de oportunidade no mercado de trabalho e resolveu empreender por meio da agricultura voltada para produtos orgânicos junto a Associação de Agricultores de Cajamar. Morador do bairro Chácara Maria Trindade, região periférica de São Paulo e Cajamar, onde cultiva hortaliças voltadas para a saúde e alimentação de subsistência da região.

Projeto: Costurando proteção Colabore para confeccionarmos e distribuirmos máscaras de proteção para comunidades carentes e trabalhadores vulneráveis.

Quem são: Wagner Felix e Maria Alcione, ambos trabalham com a confecção e venda de roupas no bairro do Morro Doce, periferia de São Paulo. Cada um em seu estilo, mas sempre priorizando a qualidade dos produtos e do atendimento.

Todos empreendedores envolvidos relataram grande comoção ao ver suas campanhas aprovadas. Para eles, toda a situação é novidade: nunca tiveram contato com uma iniciativa como esta. A chance apareceu justamente em um momento tão complicado e eles souberam abocanhá-la. Quando pensamos na dificuldade desta emergência e enxergamos a flexibilidade, criatividade e resiliência com as quais muitos deles estão reagindo, entendemos quanto cada um de nós pode aprender ainda mais com eles! 

Abaixo seguem dois depoimentos de empreendedores que tiveram suas iniciativas aprovadas:

“Eu me chamo Wagner Félix, tenho 31 anos e sou microempreendedor. Moro no Morro Doce, zona oeste, na periferia de São Paulo. Eu sou alfaiate, estilista e faço roupa sob medida, mas nessa época de pandemia devido à necessidade, eu e minha mãe começamos a fazer máscaras de tecido para vender aqui para o pessoal do bairro. A Aventura de Construir apresentou para nós (eu e outra empreendedora, a Maria Alcione) o edital Matchfunding Enfrente e ajudou a gente a entender do que se tratava e também a escrever o projeto. É minha primeira experiência com um edital deste, e logo na primeira vez a gente é selecionado. É muito inspirador ver uma ideia que nasce aqui indo pra frente, ganhando vida. Eu e a Maria Alcione estamos aprendendo a criar e seguir um roteiro…ter um planejamento, expandir as ideias e concretizar, sabe?  Vamos que vamos!!! Fazer o nosso melhor a cada dia!”

“Me chamo Marcella Miranda e ajudo minha mãe, Maroli, com seu empreendimento de bolos, salgados e doces. Moramos e trabalhamos na Vila Aurora, no Jaraguá. Estamos passando por um momento delicado onde toda população está sendo afetada de alguma forma, seja financeira, desemprego, recursos, distanciamento e etc… E nós microempreendedores também fomos impactados, mas não queremos ficar de braços cruzados… A gente se juntou em um grupo com 10 empreendedores e a Aventura de Construir orientou a gente na construção deste projeto. Fomos aprovados e isso é uma alegria muito grande. É algo totalmente novo e muito útil. Estamos aprendendo a trabalhar em grupo, não é fácil.. mas estamos conseguindo. Participar desse projeto é uma forma de demostrar o quanto temos fé e acreditamos no futuro próximo onde tudo isso irá passar. Mas temos que fazer nossa parte agindo agora da melhor forma possível para gente poder se restabelecer.

Estes foram apenas dois depoimentos, mas os projetos aprovados até agora envolveram 13 empreendedores!

Você pode ajudá-los na divulgação de suas campanhas, mas também pode escolher uma iniciativa ou mais, para apoiar. Contribuir com estas iniciativas é uma resposta concreta à crise. Lembre, você investe 1 e o microempreendedor recebe 3!

FAÇA PARTE DESTA JORNADA E TRANSFORME VIDAS!

Aventura de Construir