Sustentabilidade, comunicação e reputação
- Sofia Missiato
- 25 de set. de 2024
- 2 min de leitura

A cada mês aqui no blog da AdC, refletimos sobre como cada empreendimento pode se tornar um membro ativo na sociedade e agir em prol de causas que transformam, como ações de responsabilidade social e ambiental.
Empreendedores têm buscado implementar práticas verdes, ações de responsabilidade social e se inserir nos conceitos de ESG, que prevê Governança Ambiental, Social e Corporativa como forma de impactar positivamente tanto seu negócio como a sociedade. Relacionar os negócios para estes princípios também atende uma demanda crescente da sociedade, consumidores e investidores acerca das questões ambiental.
Mas, para que essas práticas sejam conhecidas, validadas e entendidas em meio a era digital em que estamos inseridos é importante comunicar e divulgar.
Mas por que vale a pena comunicar?
Segundo o Portal da Indústria, 1 a cada 3 brasileiros está disposto a pagar mais caro por um produto fabricado de maneira ambientalmente correta, além de que 38% também estão preocupados com os impactos da produção sobre o meio ambiente. Ou seja, comunicar de forma assertiva e transparente suas práticas verdes e de responsabilidade social pode ser sim uma estratégia para se destacar da concorrência.
Além disso, tornar pública essas ações podem gerar identificação e fortalecer a conexão com os consumidores e todas as pessoas, grupos e entidades que têm interesse ou são afetados pelas suas atividades. O que você como empreendedor comunicar para seus públicos pode contribuir significativamente para suas negociações. Relacionar a imagem do seu negócio a consciência ambiental e social que ele possui tem o poder de trazer benéficos.
Uma empresa que influencia positivamente a sociedade na qual está inserida merece que isso seja atribuído a sua reputação. Por isso, te convido a pensar em formas de comunicar o impacto positivo que seu negócio tem causado, pois, se posicionar apropriando-se destes atributos pode contribuir significativamente para suas negociações e, como consequência, aumentar suas vendas.