Parcerias para Produção de Conteúdo: como criar e divulgar juntos
- Comunicacao Aventura de Construir
- 16 de abr.
- 2 min de leitura

Por Livia Magraner
Collabs: o que significa este termo?
Collabs nada mais são do que uma abreviação do termo em inglês “Collaborations” ou, no claro português, “colaborações”. No mercado do marketing, é quando duas marcas se unem para criar algo novo a seus consumidores: publicações, produtos, ações. Recentemente, o cantor pop Jão uniu-se à Adidas para promover uma camiseta em prol de seu fandom, movido pela música “Meninos e Meninas” - a camiseta é muito similar à de times de futebol, com listras azuis (simbolizando os meninos) e rosas (simbolizando as meninas), um exemplo quentinho do mercado de colaboração para que você possa entender melhor sobre o assunto.
Para o nano e microempreendedor a collab é uma opção para melhorar a visibilidade do negócio. O primeiro passo para seguir nesta estratégia é conseguir uma colaboração com, de preferência, de uma grande marca. Para isso, é importante começar um estudo que considere a compatibilidade entre o seu negócio e a marca pretendida para a parceria e certificar-se de que a segmentação de público é muito similar.
Além disso, para conquistar uma nova parceria é fundamental responder às seguintes perguntas:
Estude os valores da marca - quais são os objetivos do parceiro? Qual a missão? O posicionamento é bem definido?
Qual será o objetivo da parceria? O que a sua empresa tem a agregar ao parceiro?
Há um “plano B?” Caso a marca com a qual você está em contato não aceite, quais outras podem ser consideradas?
Como os clientes reagirão? Despertará a atenção de potenciais leads?
Caso tenha dificuldade de uma aproximação com uma grande marca, a dica de ouro é buscar marcas de médio porte que estejam em ascensão, principalmente as mais ativas nas redes sociais - hoje, o consumo médio de tela do brasileiro é de 5 horas por dia, segundo pesquisa conduzida pela plataforma Data.AI, realizada em outubro de 2024.
Uma análise da startup Orbit Data Science revelou que 66% do público aprova as collabs, no entanto, todo o objetivo de parceria deve refletir na opinião final do consumidor. Afinal, o bom e velho boca a boca nunca sai de moda: com a expansão contínua das redes sociais, um detrator pode atingir incontáveis usuários, de forma a atingir negativamente a ação.
Portanto, caro(a) leitor(a), certifique-se de estudar todas as métricas, variáveis de objetivos a serem atingidos, mapeamento e segmentação de público e estruturar adequadamente seu speech (discurso de convencimento) para o potencial parceiro, apresentando:
Sua marca (histórico, missão, visão e valores);
Objetivos a serem cumpridos (de sua marca isoladamente e em parceria);
Como você pode contribuir para a ascensão do parceiro (benefícios, aumento de vendas, visibilidade, captação de leads);
Apresente inovação: estude gaps do mercado e apresente, juntamente ao seu parceiro, soluções inovadoras ao seu público.
Conte conosco para te auxiliar nessa Aventura de Construir.