Livros que Transformam: Um convite para enxergar com o coração
- Comunicacao Aventura de Construir
- há 14 minutos
- 2 min de leitura
23 de abril, Dia Mundial do Livro

Por Marli Pirozelli
Livros são objetos mágicos, capazes de nos transportar a lugares e tempos distantes.
Por meio deles, percorremos paisagens desconhecidas, contemplamos sua beleza ou enfrentamos a aridez de territórios inóspitos. Vagamos por ruas estreitas de pequenas cidades ou nos deixamos levar pelo ritmo frenético das avenidas em grandes metrópoles.
Com eles mergulhamos nos mares de pensamentos, compartilhamos os segredos que habitam as consciências e que dão vida às pequenas ações e às decisões mais importantes.
Muitas vezes, viajamos no tempo, sendo transportados para épocas longínquas e, ao vencermos o primeiro estranhamento, começamos a compreender modos de vida até então indecifráveis.
E o mais importante: os livros promovem encontros.
Eles nos apresentam pessoas — algumas, antes desconhecidas, tornam-se amigas, conselheiras e companheiras de jornada.
Todos os livros nos trazem conhecimento, mas alguns carregam um brilho especial: são aqueles que nos apresentam histórias de vida diante das quais é impossível permanecer indiferente.
É nesta categoria que se insere o livro Brilhos da Periferia, uma coletânea de relatos de 18 microempreendedores das periferias, acompanhados ao longo do tempo pela Aventura de Construir.
São testemunhos de mulheres e homens que, nas periferias do país, mobilizaram seus talentos, criatividade e coragem e, com muito trabalho, deram forma aos seus sonhos, iniciando pequenos negócios que se tornaram fonte de sustento para suas famílias.
O livro não apresenta meros cases de sucesso, nem se detém em fórmulas prontas de como empreender, mas nos oferece histórias de vidas transformadas. Entramos em contato com pessoas que, diante de realidades adversas, resolveram trilhar o caminho do empreendedorismo — uma trilha árdua, repleta de obstáculos, mas também de aprendizados.
Com coragem, empenho e uma admirável persistência, começaram a estruturar seus negócios e a fortalecê-los dia após dia, gerando verdadeiras transformações pessoais, econômicas e estimulando o desenvolvimento local.
Seguimos encantados pelas histórias que acompanham as roupas, geleias, doces, jóias, o cultivo de alimentos, o preparo cuidadoso das refeições e os diversos serviços prestados por esses empreendedores.
São homens e mulheres de diversas regiões do país — alguns, imigrantes — atuando em diferentes áreas, cada um com sua trajetória única, mas todos marcados por um ponto em comum: enfrentam, diariamente, inúmeros desafios para manter seus negócios em funcionamento.
Para superá-los, contaram com o acompanhamento atento, competente e personalizado da AdC, que caminha lado a lado com esses protagonistas, oferecendo apoio, escuta e orientação.
Obras como Brilhos da Periferia não apenas ampliam horizontes, mas também revelam realidades muitas vezes desconhecidas por nós. Apresentam os caminhos percorridos por empreendedores das periferias e nos convidam a descobrir a riqueza, a criatividade e a força existente nestes locais.
Mais do que relatos, são sementes de mudança.
Compreendemos, então, que por trás de cada peça, cada sabor, cada detalhe, há uma trajetória marcada por luta, perseverança e esperança.
Convido você a conhecer esses grandes empreendedores.
Gente que faz, que sonha, que transforma.