Criatividade e sustentabilidade na era digital
- Sofia Missiato
- 17 de set. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 9 de out. de 2024
Kamila Camilo e a Aventura de Construir conversam sobre a transformação dos criadores de conteúdo em agentes de mudança

Por Sofia Missiato Barbuio
A ONG Aventura de Construir, conhecida por seu trabalho em empoderar microempreendedores e fomentar a transformação social, realizou uma conversa com Kamila Camilo, CEO da Creators Academy, sobre as conexões entre comunicação e a natureza humana, além de criatividade e sustentabilidade na era digital. Kamila compartilhou, dentre outros assuntos, como os criadores de conteúdo podem se tornar agentes de mudança, especialmente no cenário climático, e refletiu sobre as experiências proporcionadas por sua academia.
Seguindo com os conteúdos relacionados ao ODS 11 – Cidades Sustentáveis, Kamila é uma ativista ambiental comprometida, fundou a Creators Academy com o objetivo de conectar influenciadores digitais aos biomas brasileiros. Através de vivências imersivas na natureza, os criadores são convidados a refletir sobre seu impacto no mundo. "Nossa missão é ativar a natureza dentro de nós, pois somos parte dela. Essa desconexão é um dos maiores desafios do ser urbano", destacou Kamila.
Durante o bate-papo, ela explicou os três atos fundamentais da jornada promovida pela Creators Academy: o sentir, o refletir e o agir. “No primeiro ato, queremos que as pessoas sintam na pele o impacto do território, seja o sol ou a água gelada de um rio. Essa experiência física se transforma em memória afetiva, que cria um vínculo profundo com o ambiente”, explicou. A partir daí, vem a reflexão sobre a importância de cuidar da natureza e, por fim, o engajamento para a ação consciente. "Uma vez que você se conecta, você se importa, e quando você se importa, está pronto para agir."
A maioria das pessoas ignoram como a vida acontece. Não é o nosso cotidiano, somos autocentrados. E quando você está em contato com a natureza de certa forma, você está em contato com a sua própria essência. Esse é um pouco do convite que a gente quer fazer para as pessoas com ambientes da academia. Todos têm condições de sentir essas diferenças.
Kamila também compartilhou histórias de participantes da Creators Academy que, após vivenciar essas experiências, mudaram completamente suas carreiras e estilos de vida. Um exemplo notável é o de um jornalista de música periférica que, após sua imersão, criou uma consultoria de ESG e passou a trabalhar com comunidades amazônicas.
O convite da Creators Academy é para questionar como a gente pode viver a nossa vida, como a gente pode consumir. E eles estão falando de um grupo de pessoas que vivem da venda do consumo, que vivem de compartilhar o estilo de vida.
Ao longo da conversa, Kamila destacou a importância do papel dos criadores de conteúdo como agentes transformadores em tempos de crise climática. Ela acredita que os influenciadores têm o poder de disseminar informações de qualidade e inspirar mudanças em massa, citando exemplos de campanhas humanitárias realizadas por influenciadores para o Rio Grande do Sul, recentemente afetado por desastres naturais. "Vivemos em uma economia de opinião, onde as pessoas são influenciadas pelas escolhas de quem acompanham nas redes. Isso pode ser uma poderosa ferramenta para a educação e sensibilização climática."
Para Kamila, a jornada de transformação passa pela reconexão com a natureza e pelo papel dos influenciadores em propagar essa consciência. “Eles podem ser protagonistas de uma mudança que vai além do conteúdo de entretenimento, inspirando novos estilos de vida sustentáveis e refletindo sobre como podemos consumir de forma responsável”, concluiu.
A Aventura de Construir segue impulsionando diálogos como esse, que conectam a transformação social ao meio ambiente, promovendo um futuro mais sustentável e justo para todos.