Concorrência ou Colaboração? Que tal levar parcerias para seu pequeno negócio?
- Vinicius R. Dutra
- 30 de out. de 2024
- 2 min de leitura

Olá, Rede! Se você acompanha o Blog da AdC, sabe que temos abordado as temáticas em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Hoje, o foco do texto é o ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação, que incentiva a união de esforços para a construção de um mundo mais justo. Mas você sabia que essa ideia de colaboração também pode fazer a diferença no seu negócio?
Em vez de tentar fazer tudo sozinho, você pode crescer de maneira mais rápida e eficiente ao formar as parcerias certas. Isso é o que chamamos de vantagem colaborativa, ou seja, unir forças com outros empreendedores ou parceiros para fortalecer o seu negócio, mesmo sendo pequeno.
Vantagem colaborativa: uma possível estratégia de crescimento para o seu negócio
A concorrência existe, sabemos, mas a parceria também! A colaboração pode ser uma estratégia alternativa à concorrência e a vantagem colaborativa um caminho para você crescer.
O conceito de vantagem colaborativa prevê você articular parcerias que façam sentido e tragam propósito para o seu negócio extrapolando a simples cooperação, onde duas ou mais pessoas trabalham juntas. A Vantagem Colaborativa traz uma proposta de conexão empresarial com um objetivo comum entre as partes envolvidas e visa, principalmente, potencializar as forças, compartilhar conhecimentos e criar soluções que talvez não fossem possíveis de forma individual. As parcerias não se limitam ao universo das grandes empresas, elas são muito valiosas para os pequenos empreendedores. Ao se unir a outros microempreendedores você pode acessar novos mercados, ganhar mais visibilidade e, juntos, resolver desafios e prosperar de forma sustentável juntos!
Como um exemplo bem sucedido temos a própria Aventura de Construir. Ao promover parcerias entre microempreendedores, mentores e instituições de financiamento, a AdC tem ajudado pequenos negócios a crescerem de forma sustentável. É por meio dessas conexões que muitos empreendimentos saíram da informalidade, ganharam novos mercados e assim fortaleceram suas comunidades.
A ODS 17 nos ensina que o futuro é colaborativo. A sociedade tem caminhado para essa prática que tem um poder transformador. Que tal levarmos esse conceito aos pequenos negócios e começar agora essa ideia?
Texto: Verônica dos Santos Silva
Estudante de Relações Públicas na FECAP