Cidades sustentáveis; Vamos construir juntos?
- Sofia Missiato
- 28 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

Por: Verônica dos Santos Silva
As áreas urbanas nas cidades crescem a cada década e, na mesma medida cresce também a emissão de CO2, que é a consequência do grande consumo de energia e recursos naturais. E é sobre esse assunto que trataremos: Como podemos construir cidades sustentáveis?
No mês de junho e julho, aqui no Blog da AdC, falamos sobre a importância do combate às alterações climáticas e concluímos que a adoção de políticas que ajudem a lidar de forma responsável com a economia, a sociedade e o meio ambiente são fundamentais.
Se analisarmos, de forma um pouco mais crítica, o histórico de construção e desenvolvimento das cidades veremos que existe um foco desproporcional na economia se compararmos, por exemplo, com o meio ambiente. Durante seu desenvolvimento muitas cidades pautaram suas decisões acreditando que os recursos naturais que possuíam eram inesgotáveis. Porém, aprendemos e sabemos que os recursos têm limites, certo? Diante de tal fato, a sociedade como um todo passou a adotar uma nova lógica de funcionamento, gestão e crescimento das cidades, combatendo, principalmente, os padrões de consumo desenfreado. De acordo com Mark Roseland (1997), que recebeu o Prêmio SFU Sustainability Network por Excelência em Pesquisa em Sustentabilidade:
“Cidade Sustentável é o tipo mais durável de assentamento que o ser humano é capaz de construir. É a cidade capaz de propiciar um padrão de vida aceitável sem causar profundos prejuízos ao ecossistema”
Em geral, o caminho a se percorrer para que as cidades fiquem mais sustentáveis, é sim, um processo de médio a longo prazo, que envolve planejamento e participação ativa do Estado, da sociedade e de você leitor, que como microempreendedor(a) contribui para a economia do país também.
Ao olhar a necessidade emergente de cidades sustentáveis de forma macro (nacional ou internacional), percebe-se a ausência de práticas sustentáveis simples e diárias que poderiam estar sendo aplicadas.
Reaproveitar a da água da chuva, destinar e separar de forma correta o descarte de resíduos produzidos, consumir de forma consciente, usar a água com consciência são alguns exemplos dessas medidas diárias que com certeza, embora pareçam pequenas, lá na conta final trarão impactos significativos ao meio ambiente. Que tal colocar seu negócio para assumir esses compromissos? Além de começar a praticar você também pode engajar seus clientes nestas propostas. Fazendo isso, além de garantir a permanência do meio ambiente para gerações futuras, certamente você tornará o seu empreendimento mais atrativo e diferenciado para os clientes. , De acordo com o estudo da Opinion Box, 75% das pessoas afirmam que as empresas possuem mais chances de conquistá-las como clientes, caso elas realizem práticas sustentáveis. Vamos construir juntos?
Aluna do 2º semestre de Relações Públicas na FECAP
Horas: 04:00