Portfólio de projetos

Desde 2012, a Aventura de Construir promove o desenvolvimento territorial inclusivo e apoia os empreendedores de baixa renda nas periferias de São Paulo e do Brasil.

Para isso, a AdC realiza projetos customizados sob demanda, que incluem capacitações, presenciais e à distância e oficinas práticas; assessorias individuais personalizadas e em grupo, garantindo acompanhamento sistemático; construção de redes de microempreendedores; facilitação de acesso ao microcrédito, através da parceria com Firgun e Banco Pérola; e a mensuração de resultados por meio do Sistema de Avaliação de Impacto Socioambiental (para negócios tradicionais e de impacto social).

Confira abaixo as temáticas nas quais trabalhamos e alguns exemplos dos nossos projetos.

Projetos

Formação Humana Integral, Planejamento e Educação Financeira

Em diálogo com um mundo em transformação, estes projetos buscam promover maior estabilidade financeira, melhora da autoconfiança e desenvolvimento integral mediante habilidades transversais e multidisciplinares, sem perder a capacidade de planejar o futuro de forma sustentável com poder de decisão individual.

Educação Financeira Aprender para Transformar

 

O objetivo geral do projeto foi fornecer conhecimentos sobre educação financeira para jovens e adultos, disseminando conteúdos do dia a dia e permitindo que os atendidos tenham condições de conduzir suas próprias vidas de forma autônoma e responsável.

Financiador: Fundação Caterpillar

Aventure-se

 

O projeto Aventure-se foi uma iniciativa de promoção do empreendedorismo da periferia nas estações lilás e amarela do metrô de São Paulo através de cursos online. Tudo isso fruto de uma parceria da Aventura de Construir com o Instituto Camargo Corrêa, a ViaQuatro e a ViaMobilidade.

Financiador: Instituto Camargo Corrêa

Sustentabilidade Familiar

O conhecimento financeiro e em empreendedorismo é uma alternativa crucial para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade a obter renda de forma estável e transformar a dinâmica socioeconômica do território, impactando positivamente a vida de comunidades inteiras. Este tipo de apoio permite construir um legado territorial, no qual os envolvidos possam também multiplicar tais aprendizados de modo protagonista.

Sustentabilidade Familiar

 

O projeto “Sustentabilidade Familiar”, desenhado pela Aventura de Construir (AdC) em parceria com a United Way Brasil, teve como objetivo central democratizar oportunidades de acesso ao conhecimento sobre temas financeiros e de geração de renda.

Financiador: United Way Brasil

Criando e Fortalecendo seu Negócio

 

Durante a reunião de planejamento, em 2019, a equipe AdC identificou a necessidade de envolver mais microempreendedores na execução das capacitações. Por isso, um dos principais objetivos do primeiro ciclo do ano de 2020, foi entender e responder as principais dores e as necessidades das famílias dos empreendedores atendidos.

Financiador: Fundação Umano Progresso

Formação em Empreendedorismo e Formalização Empresarial

Queremos possibilitar que microempreendedores de baixa renda tenham capacidade de gerir seus negócios de modo autônomo e protagonista, desenvolvendo empreendimentos tanto de subsistência quanto de impacto social positivo na própria comunidade, fortalecendo a economia local e criando oportunidades de emprego no território.

Realidade Empreendedora I Fortaleça seu Negócio

 

Pensado inicialmente para ocorrer de forma totalmente presencial, o projeto foi adaptado para ocorrer de modo remoto e, assim, seguir acompanhando os microempreendedores durante a pandemia. Um grande desafio para os empreendedores mas também para a equipe AdC, que superaram todas as dificuldades juntos.

Financiador: Instituto SYN

Realidade Empreendedora II Fortaleça seu Negócio

 

Partindo da nova realidade que a pandemia de Covid-19 introduziu em nossas vidas, e sobretudo considerando as dificuldades das pessoas mais vulneráveis no âmbito socioeconômico, a segunda versão do projeto visou desenvolver territórios “periféricos” através do apoio aos empreendedores de baixa renda em várias regiões do Brasil.

Financiador: Instituto SYN

Lamberti Transforma

 

O Programa Lamberti Transforma, teve como objetivo introduzir uma estratégia de sustentabilidade 360 na Lamberti com foco em desenvolvimento territorial inclusivo, introduzindo a empresa no ecossistema de impacto social positivo através de iniciativas socioambientais de curto à longo prazo, priorizando uma atuação nos territórios com sede da empresa voltada ao apoio e fortalecimento de economias de baixa renda.

Financiador: Lamberti

Formação em Negócios de Impacto Social de Baixa Renda

Buscamos aprofundar o conhecimento teórico e prático sobre negócios de impacto social de periferia, capacitando e assessorando diretamente microempreendedores da base da pirâmide a tornarem-se protagonistas de diferentes processos de transformação socioambiental das comunidades, através da democratização de conhecimentos, incubação, aceleração e elaboração de planos de negócios

Crescendo em Rede

 

Financiado pelo Fundo ISC, o objetivo central foi promover a democratização de conteúdos sobre negócios de impacto social, com empreendedores de todo Brasil, e a apresentação de projetos, sendo 8 deles premiados com capital semente. A segunda etapa contou com um processo de incubação e aceleração de planos de negócios dos empreendedores e a criação de uma avaliação de impacto de KPI’s para negócios de impacto social.

Financiador: Fundo ISC

Fortalecendo Protagonistas

 

Uma parceria com o ICE (Instituto de Cidadania Empresarial), o projeto teve como objetivo central acompanhar e auxiliar – através de assessorias remotas – pessoas da base da pirâmide a tornarem-se protagonistas do fortalecimento de economias locais, gerando desenvolvimento territorial inclusivo. Durante o projeto, a AdC orientou os microempreendedores para o uso mais adequado e planejado de recursos recebidos durante a pandemia.

Financiador: ICE

Reciclando Oportunidades

 

O projeto “Reciclando Oportunidades”, desenhado em parceria com a Fundação Tide Setubal, tem como objetivo central acompanhar a incubação, aceleração e gerenciamento de uma franquia de ecoponto de reciclagem administrada por uma família de microempreendedores na periferia Leste.

Financiador: Fundação Tide Setubal 

ProtagonizAí

 

O ProtagonizAí foi um evento AdC para promover conhecimento, troca de experiências e fortalecimento aos microempreendedores de baixa renda sobre Negócios de Impacto Social. O objetivo era aprofundar o conhecimento sobre negócios de impacto localizados nas periferias Oeste de São Paulo.

Financiador: Pessoa Física

Formação Mundo do Trabalho e Desenvolvimento de Carreira

Trabalhamos também para promover a formação profissional para jovens. O foco destes projetos é desenvolver habilidades e competências que forneçam aspectos positivos para lidar com as adversidades socioeconômicas em uma realidade que ainda não oferece igualdade de oportunidades, proporcionando estabilidade nos processos de obtenção de renda a partir do trabalho formal.

Trampos do Amanhã

Uma Iniciativa AdC focada em capacitar partindo da realidade da periferia, visando o  desenvolvimento humano e integral de cada participante em sua centralidade, apostando no próprio protagonismo. Esta iniciativa foi dividida em 4 encontros de capacitação, cada encontro com um aprendizado único e diferente para cada participante. O projeto contou com a parceria entre a AdC, a IBMEC e EATALY, com palestras e tour’s didáticos de muito aprendizado.

Financiador: Fundação Umano Progresso

Alfabetização em Informática

Partindo das novas necessidades evidenciadas pela pandemia de covid-19 e em diálogo com as demandas por soluções mais tecnológicas, este projeto busca promover e democratizar o acesso aos conhecimentos básicos em informática, apresentando recursos e ferramentas que podem ser incorporadas em diferentes negócios, assim como introduzir aspectos de marketing digital, redes sociais e vendas online (e-commerce).

SMIT - Alfabetização em Informática

 

Financiado pela SMIT, via emenda parlamentar da Vereadora de São Paulo Janaína Lima (Partido Novo) o projeto visou capacitar operadores dos Telecentros e dos DIGILAB’S como multiplicadores para formar empreendedores de baixa renda, usuários dos Telecentros e DIGILAB’S, para que pudessem aprender e conhecer mais sobre o universo digital.

Financiador: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) de São Paulo

Voluntariado Corporativo

Através do voluntariado, buscamos possibilitar que profissionais reconhecidos (colaboradores de grandes organizações privadas) compartilhem conhecimento especializado com microempreendedores de baixa renda por meio de assessorias personalizadas e acompanhamento sob demanda, promovendo nos beneficiários a capacidade de gerir seus negócios de modo autônomo e protagonista.

Compartir Vedacit

 

Compartir Vedacit – Voluntariado Corporativo pelo Desenvolvimento Territorial Inclusivo – Em andamento

A Vedacit, em parceria com a Aventura de Construir (AdC), realiza ações de voluntariado corporativo – no formato on-line – para promover a sustentabilidade financeira de negócios de impacto social, com os participantes do Crescendo em Rede e de outros projetos de negócios de impacto da AdC. É realizado pelos voluntários um acompanhamento individualizado ao empreendedores, através de assessorias que habilite-os a conduzir, com autonomia, processos de gestão, financeiros, de planejamento e de comunicação.

Financiador: Vedacit