Pequenas propriedades, com grandes empreendedores: o plantio de conhecimentos que gerou colheita de bons resultados

No blog da Aventura de Construir desta semana, publicamos o artigo “Pequenas propriedades, com grandes empreendedores: o plantio de conhecimentos que gerou colheita de bons resultados”, produzido pelas estudantes de Relações Públicas Nicole Aranega e Anna Longo. O texto marca o início de uma parceria com a Agência Experimental Benjamin, da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, a FECAP. O projeto tem supervisão da professora Paula Barros.

Confira abaixo!

Muitos trabalhadores autônomos possuem uma visão distorcida do que significa ser um empreendedor, imaginam que isso seja distante e até mesmo restrito, comparado a sua realidade. Para muitos, empreender é sinônimo de grandes empresas que empregam funcionários para trabalhar em todas as etapas de produção. Mas, para outros, empreender é enxergar seu trabalho como uma montanha russa desafiadora, com altos e baixos, acertos e erros, que podem resultar no aprendizado diário, tanto para o lado profissional quanto para o pessoal. Lições e exemplos como estes são abordados no documentário “Da Terra Nascem Protagonistas” que relata experiências empreendedores de sucesso a partir de cursos oferecidos pela ONG Aventura de Construir.

“Empreendedorismo é o processo de iniciativa em implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos”, explica Silvia presidente da ONG.  

O documentário apresenta a capacidade que empreendedores rurais tiveram ao criar soluções estratégicas para seus negócios. Ideias inovadoras, táticas para vender produtos e, acima de tudo, atitude de responsabilidade social e ambiental que resultam em uma gama de benefícios, incluindo: saúde, bem-estar, renda, autonomia, cuidado com o meio ambiente, alimentação saudável, reaproveitamento de produtos. A partir desses valores e aprendizados, algumas das experiências relatadas ao longo do filme tentam desmistificar a ideia, muitas vezes tida como complexa, sobre empreender. 

“Se você fizer uma coxinha e vendê-la, você já está sendo um empreendedor. Não importa a quantidade”, foi assim que Sandra dos Anjos Silva Soares, aluna do curso ministrado pela ONG Aventura de Construir, narrou o diálogo que teve com seu professor que, de modo simples e didático, abriu-lhe os olhos de uma maneira brilhante sobre o empreendedorismo. Sandra e mais cinco alunos do curso trazem diferentes narrativas sobre o que é ser um empreendedor, com pouco ou, às vezes, nenhum estudo sobre o funcionamento e prosperidade de um negócio. 

Assim como Sandra, Maria Rose, outra participante do programa, diz que se reconhece como grande empreendedora, apesar de possuir uma pequena propriedade, pois, a partir dos cursos, reconheceu sua importância social e a dimensão do trabalho que realiza. Administradora e gestora de projetos sociais, Maria Rose carrega em suas falas o orgulho que sente em participar e contribuir ativamente para uma cadeia de produção totalmente sustentável e orgânica que, além de impactar sua vida, acaba também influenciando a alimentação e renda de diversas famílias que vivem em seu entorno. Cultiva, assim, a semente do saber, capaz de construir mais histórias de empreendedores como ela. 

O documentário “Da Terra Nascem Protagonistas” mostra como os alunos podem obter amplo conhecimento ajudando a impulsionar os próprios negócios, a partir de estudos voltados para gestão e planejamento, finanças, marketing e estratégias mercadológicas. Passam a enxergar o seu trabalho como uma grande empresa, sendo responsáveis por compor e fortalecer todas as estruturas de seus comércios. 

O casal, Adriana Aparecida e Nivaldo Noburo, administradora rural e hortifruticultor, descobriram, durante o curso, o impacto das redes sociais como forma de divulgação e oportunidade de crescimento para seu negócio. A partir do curso, puderam disseminar ainda mais a rede de conhecimento sobre os alimentos orgânicos para além da porteira de sua propriedade, por meio da internet. 

Assistir ao documentário permite sentir a emoção das novas descobertas, desenvolve a curiosidade e mostra a vontade dos alunos em evoluir no campo dos negócios. É perceptível a mudança gerada tanto na vida dos próprios participantes quanto do ecossistema que sofre menos impacto devido ao resultado dos conhecimentos adquiridos. “Da Terra Nascem Protagonistas” apresenta como o conhecimento pode impactar não só a vida de Sandra, Maria Rose e dos demais alunos, mas também o meio em que vivem.

Texto: Nicole Aranega e Anna Longo

Revisão: Profa. Dra. Renira Appa

Supervisão: Profa. Paula Barros

Realização: Agência Experimental Benjamin – FECAP

Vinicius Dutra