Doe agora

Concerto Beneficente numa antiga basílica italiana.

Realizamos no dia 26 de outubro mais um evento para arrecadação de fundos para as nossas atividades. Desta vez, atravessamos o Oceano Atlântico para levar um pouco da nossa história e realizamos um concerto memorável.

A ideia do nome do concerto nos veio a partir de um provérbio africano: “Se quiser ir rápido, vá sozinho; se quiser ir longe, vá em companhia”. Para ir longe, vá com amigos, ou em italiano Per andare lontano, vai in compagnia.

O evento aconteceu na basílica de San Magno, cidade de Legnano, no norte da Itália, perto de onde nasceu e estudou a nossa presidente, e teve como destaque um grande parceiro nosso, o pianista brasileiro Marcelo Cesena.

Considerado o embaixador da música brasileira no mundo, Marcelo Cesena é um pianista, compositor e produtor musical, radicado em Los Angeles e conhecido mundialmente por suas composições e shows realizados em diversos países do mundo, como EUA, Brasil, Espanha, Itália, França, Israel e outros.

O concerto aconteceu num local histórico e de forte admiração para a cidade de Legnano. A Basílica de San Magno é a principal igreja da região e foi construída em 1504 numa arquitetura com traços da Renascença, afrescos de pintores muitos famosos, como Bernardino Luini, e uma imponente cúpula em estilo bramantesco. Um espetáculo visual à parte para quem contempla a construção que atualmente abriga uma coleção de artes de tirar o fôlego. E por falar em arte de tirar o folego, o concerto também contou com a participação especial do internacionalmente famoso Coro Jubilate.

O evento que sustentou a arte como fator de diálogo com o coração de todo homem e toda mulher nos mostrou uma vez mais o poder que ela tem para nos ajudar a descobrir o belo e nos fazer refletir sobre o sentido da vida.

Com esta proposta, levamos a nossa experiência até outros públicos com o objetivo de despertar uma reflexão coletiva e mostrar como o nosso trabalho tenta oferecer uma resposta para a vida de tantos microempreendedores de baixa renda.

E para nós, que ficamos aqui, acompanhando este evento único de longe, compartilhamos alguns comentários do público presente e uma série de fotos mostrando a beleza desse momento que se tornou real a partir de muitas e importantes parcerias, da dedicação de todos os envolvidos (do Consulado Brasileiro até as prefeituras e escolas locais e associações do nível do Rotary e do Lions) e de uma generosa pitada de arte.

Comentários:

Muito obrigada, Silvia! Foi um prazer conhecer ainda mais o trabalho da sua ONG. O concerto foi maravilhoso e gostamos demais. Foi uma noite realmente especial. Vamos manter o contato! Um abraço!

Lígia, do Consulado Brasileiro

 

Hoje o meu dia, assim como o de muitos coralistas, ficou marcado pela comoção com a lembrança do concerto. Temos que agradecer de verdade ao Senhor por nos ter dado essa oportunidade, tão imprevista quanto cheia de significado. A emoção de um momento passa rápido, a consciência de um encontro permanece na vida: tenho certeza de que o acontecimento de ontem vai ficar para sempre no nosso coração. A partir do seu testemunho extraordinário que me faz vir à mente as palavras de São Bento: “era necessário que o cotidiano se tornasse heroico, e o heroico cotidiano”. A força expressiva do Marcelo também nos contagiou, e espero mesmo que possa trabalhar de novo com ele.

Paolo Alli, Regente do Coro Jubilate

 

Foi também para cada um de nós uma noite realmente especial, um momento de beleza compartilhada fora do comum.

Há alguns dias atrás passaram pelos meus olhos estas palavras do Papa Bento XVI: “Nesta hora vimos e ouvimos que existe uma parte intacta do mundo, mesmo depois da torre e da soberba de Babel, e é a música: a língua que todos nós podemos compreender, porque toca o coração de todos nós. Isto para nós não é apenas uma garantia de que a bondade e a beleza da criação de Deus não estão destruídas, mas que nós somos chamados e capazes de trabalhar para o bem e para o belo, e são inclusive uma promessa de que o mundo futuro há de vir, que Deus triunfa, que a beleza e a bondade vencem”.

Acredito que não haja comentário mais adequado àquilo que, graças a você e ao Marcelo, vivemos na sexta-feira. Por isso, somos realmente gratos a esse concerto.

Sandro Chierici, do Coro Jubilate

 

Foi uma noite maravilhosa! Tudo organizado perfeitamente. Quanta beleza e quantas pessoas lindas!

Cinzia Abbondio, da Fondazione Umano Progresso

 

Fico feliz em lhe escrever e agradecer porque, graças ao concerto que foi ora alegre ora comovente, mais uma vez eu experimentei o quanto Pasquale (marido falecido) está vivo e presente na nossa vida, por meio da sua companhia sempre nova e nada óbvia.

Um abraço e te desejo todo o bem.

Grazia, gerente de marketing de uma grande agencia de publicidade em Milão

 

…obrigado pela maravilhosa noite de ontem, e parabéns por tudo o que você fez no Brasil.

Mauro Barbero, presidente do Rotary de Legnano

 

Emocionante! O Marcelo despertou mesmo o nosso coração!

Bruna Oldrini

 

Vocês foram muito bons, também ao envolver muitos colaboradores e jovens. Um abraço para a Silvia, que acho que vai ficar satisfeita com todos os pontos de vista.

Sergio e Mary Rossi, amigos