ODS em Pauta: Aventura de Construir e o ODS8 Trabalho Decente e Crescimento Econômico

“Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos”. Esse é o oitavo objetivo traçado pela Agenda 2030 das Nações Unidas (ONU). Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) não possuem uma ordem de prioridade, ao contrário, são articulados entre si com a finalidade de promover desenvolvimento sustentável para todas as comunidades do planeta. 

Mas se agora você está se perguntando: por que a Aventura de Construir (ADC) está falando sobre isso? Bom, então vamos lá retomar alguns pontos importantes. Desde 2018, a ADC é signatária do Pacto Global, iniciativa proposta pela ONU para encorajar empresas e organizações a adotar ações que respondam aos ODS. Por conta disso, identificamos que quanto mais compartilharmos experiências e aprendizados, mais metas poderemos atingir, por isso criamos a série ODS em Pauta

Veja o que já foi assunto aqui no Blog:

ODS1 Erradicação da Pobreza

ODS4 Educação de Qualidade

ODS5 Igualdade de Gênero

Agora vamos o que mais interessa! Para entender um pouco sobre como nossa missão de desenvolvimento territorial inclusivo fortalece aspectos do ODS8 basta olhar para o apoio ao microempreendedorismo de baixa renda, atividade estruturante da ADC. Mas, vamos aprofundar um pouco essa reflexão!

Na ADC nos perguntamos porque o Pacto Global enxergou que os dois temas do próprio ODS8, trabalho decente e crescimento econômico, estão interligados. Verificamos na experiência cotidiana que todo ser humano se expressa através do trabalho, em dar forma a o que tem entre as próprias mãos. Isso significa que nossas atividades e iniciativas sempre estão girando em torno de uma construção que envolve toda a nossa pessoa. E o que a ADC faz é incentivar e estimular aspetos que fortaleçam essa conexão, para que então o encontro digno de um ofício, emprego ou ocupação informal possam resultar em crescimento econômico local, regional e global, apostando no protagonismo de cada ser humano. Esta ligação, entre trabalho decente e crescimento econômico, é o coração da ADC! Por isso a curiosidade em descobrir como nasce e se desenvolve esta ligação e o interesse para aprofundá-la através da nossa ação institucional são muito grandes!

Buscando acompanhar como o trabalho decente impacta qualitativamente a vida das pessoas e, em alguns casos, mensurável economicamente, a ADC publica mensalmente Casos de Sustentabilidade aqui no Blog que trazem evidências de como mudanças são realizadas de modo concreto através do trabalho. Por isso, compartilhamos com vocês algumas dessas histórias, cheias de protagonismo, humanidade e crescimento

Esses casos constituem experiências específicas, próprias da ADC, mas há muitas formas para se responder às metas do ODS8, as quais você pode conhecer na íntegra aqui e aprender sobre quais indicadores as organizações podem usar para mensurar os impactos de suas respectivas atividades que se conectam ao ODS8, consultando o Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (IPEA).

Para nós, introduzir às pessoas um trabalho decente é como uma alimentação contínua que dá energia para que a centralidade do ser humano torne-se potente! E isso tem tudo a ver com o método do nosso trabalho, do qual partimos da realidade para aprender, criar e inovar, além de ser uma resposta diretamente conectada à meta específica do ODS8: “Promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, geração de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas, inclusive por meio do acesso a serviços financeiros”.

Num momento de pandemia é impressionante perceber como todas as nossas atividades nascem desta perspectiva do trabalho. A missão da ADC nunca pareceu ter tanto sentido como agora e é uma alegria vislumbrar como as pessoas, até as mais vulneráveis, podem se tornar protagonistas dos processos de mudança num horizonte de desenvolvimento local e inclusivo. 

Aventura de Construir