ODS: como uma ONG trabalha para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Com o fim do ano chegando, queremos falar neste Blog AdC sobre as ações realizadas pela Aventura de Construir nos últimos anos, em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Como entidade membro do Pacto Global, iniciativa que monitora e orienta a implementação da Agenda 2030 para alcançar os ODS, temos o compromisso de trabalhar em prol desses objetivos por meio de nossos projetos.

Mas para começar, o que são ODS? Leia mais abaixo…

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma iniciativa das Nações Unidas que visa promover o desenvolvimento econômico, social e ambientalmente sustentável a nível global. Lançados em 2015, os ODS estabelecem 17 metas a serem alcançadas até 2030, com o objetivo de enfrentar os maiores desafios globais de nossa época, como a pobreza extrema, a fome, a desigualdade e a mudança climática.

Os ODS são baseados em três pilares: o desenvolvimento econômico, a proteção ambiental e a promoção da justiça social. Eles visam garantir que todas as pessoas tenham acesso aos recursos e oportunidades de que precisam para viver de maneira saudável e próspera, enquanto preservamos o planeta para as gerações futuras.

Na Aventura de Construir, sabemos que a melhor forma de contribuir com a iniciativa é por meio de ações concretas que realizamos todos os dias, gerando uma forma profunda e transformadora de enxergar, e que se plasmam dentro da nossa visão de desenvolvimento humano integral e sustentável. 

Em nossos projetos, trabalhamos sobretudo os seguintes ODS: erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, emprego digno e crescimento econômico, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, e parcerias em prol das metas. Você pode conferir os objetivos relacionados a cada projeto do ano passado no Relatório de Atividades e Impacto 2021.

Nos últimos anos, a AdC realizou atividades de visibilidade e sensibilização em prol do Global Compact e de alcance dos ODS, promovendo o tema para diferentes públicos. No âmbito acadêmico, por exemplo, promoveu o tema em participação como entidade relatora no evento ISIRC 2021; em trabalho voluntário com alunos da FECAP; e em processos de sistematização de experiências e projetos e de elaboração de manuais, como pode ser conferido no nosso Manual de Sistematização de Jornada Integral para Negócios de Impacto de Periferia.

Na esfera corporativa, a Aventura de Construir apresentou e incluiu duas ONGs no Global Compact e despertou o interesse de várias empresas que depois se associaram. Além disso, incluiu menções explícitas aos ODS impactados e ao Global Compact em seus Relatórios Anuais 2020 e 2021 e em todos os relatórios de projetos e iniciativas.

Relacionado ao tema de cidades, a AdC realizou uma campanha de sensibilização de três meses em 2021 sobre formação para microempreendedores de baixa renda e periferia, com mais de 50 cartazes nas plataformas e vídeos nos vagões. O QRCode do link direcionava para o site da AdC e para sua plataforma de ensino a distância, onde há informações sobre o Global Compact e as ações da AdC neste âmbito. 

Na sociedade civil, a AdC sinaliza sua participação no Global Compact em todas as apresentações institucionais, sensibilizando parceiros e financiadores sobre os ODS e identificando de forma clara os Objetivos que são de sua abrangência. Em entrevistas televisivas e radiofônicas, artigos, e nas redes sociais fazemos constante referência aos conteúdos e nossa participação no compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Já no setor público, a AdC incluiu visibilidade à sua participação no Global Compact e ao valor gerado para instituições parceiras e beneficiários em projetos financiados por verbas públicas. Por exemplo, em projetos viabilizados pela Prefeitura de São Paulo, pelo Ministério de Economia e pela Lei de Incentivo à Cultura. Além disso, a AdC atuou como moderadora e facilitadora em eventos do SEBRAE e FGV com formuladores e gestores de políticas públicas sobre microempreendedorismo de baixa renda e de periferia. Na ocasião, também foi comentada sobre a participação da AdC no Global Compact. 

Quer conhecer mais detalhes das nossas ações em prol dos ODS? Confira o Relatório Global Compact 2022.

Finaliza um ano, mas não o nosso compromisso com algo tão crucial: continuaremos engajados nesta caminhada, longa e tão fascinante, para promover a Agenda 2030 e alcançar os ODS e assim contribuirmos para um mundo mais justo e sustentável.

Vinicius Dutra