O networking como poderosa ferramenta de comunicação para o pequenoempreendedor

Em mais um texto produzido a partir da colaboração entre a Agência Experimental Benjamin, da FECAP, e a Aventura de Construir, o Blog AdC desta semana traz o artigo “O networking como poderosa ferramenta de comunicação para o pequeno empreendedor”, falando sobre a importância de desenvolver e utilizar este elemento no seu negócio.

Confira abaixo!

Por Pedro Gucciardi

No dia 5 de outubro, é comemorado o Dia do Empreendedor no Brasil e a data celebra a criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Mais do que um marco para as pequenas empresas, que, segundo o Ministério da Economia, movimentam 30% do PIB e contratam em torno de 70% dos trabalhadores do país, a data nos instiga a refletir sobre como é a jornada de um empreendedor em um cenário tão complexo como é o nosso país.

De acordo com a edição de 2021 da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, realizada pelo Sebrae, o Brasil possui mais de 43 milhões de empreendedores, mas apenas 14 milhões possuem empresas que já passaram dos três anos de existência, tempo em que a empresa passa a ser considerada madura o suficiente. Esse número reflete como é difícil para um empreendedor conseguir manter seu negócio e, pensando nisso, no texto deste mês para o blog da AdC, traremos algumas dicas de como as áreas de estudo das Relações Públicas podem ajudar na longevidade da sua empresa.

Para começar, vamos trazer a Comunicação Interna. Ela é a área que estuda as melhores práticas para um bom relacionamento com o público interno da empresa, e tem o papel de transmitir uma mensagem única a todos os colaboradores e garantir um canal aberto de comunicação entre todos. Existem vários métodos e estratégias para isso, mas as mais conhecidas são Redes Sociais Internas, Intranet, Reuniões Gerais e Newsletter.

Muito mais do que transmitir comunicados, as ferramentas de CI, quando bem utilizadas, ajudam a motivar os colaboradores da sua empresa e propiciam um ambiente de inovação, produtividade e desempenho. Fazer com que as pessoas sejam líderes na comunicação significa que seu público interno está sendo ouvido e respeitado na organização, e, de acordo com uma pesquisa feita pela 15Five, empresa de desenvolvimento de softwares de gestão de pessoas, 81% dos colaboradores valorizam mais a comunicação da organização do que os benefícios oferecidos. Por isso, valorize o contato com as pessoas que fazem o dia-a-dia da empresa com você e sempre promova formas de deixar todos cientes sobre os projetos.

Outro campo de estudos das Relações Públicas é o de Eventos e, no caso de pequenos empresários, por vezes muito mais importante do que organizar eventos próprios é participar de feiras e congressos. Como exemplo, vamos usar a Feira do Empreendedor 2022, evento organizado anualmente pelo SEBRAE cuja última edição aconteceu entre os dias 7 e 11 de outubro.

Com mais de 500 expositores e 120 mil visitantes, a feira foi um dos principais palcos de negócios e parcerias do ano. A capacidade de desenvolver pontes de contato com outras empresas e clientes, ou networking como também é conhecido, é uma das principais habilidades que um empreendedor deve ter. Um bom networking faz com que você e sua empresa sejam vistos como referência e gera novas e mais importantes indicações e projetos para sua organização. A presença na maioria desses eventos é um alto investimento, portanto, faça um planejamento anual para manter o orçamento em linha e sempre faça bom uso da sua participação, converse com outros participantes e palestrantes nos intervalos,
visite os expositores para estar alinhado com as novas tendências e sempre mantenha uma boa relação com as pessoas que você conhecer.

As Relações Públicas são uma área de estudo muito vasta e o que apresentamos aqui é apenas a ponta do iceberg. Esperamos que tenhamos ilustrado a importância de ter em seu quadro um profissional especializado que pode evidenciar os diferenciais da sua empresa melhorando, impulsionando e
prolongando sua jornada como empreendedor.

Supervisionado pela Profª Paula Franceschelli.

Vinicius Dutra