
Missão, princípios e valores
Para gerar impacto na vida do nosso público-alvo, criamos uma estrutura de trabalho eficaz para responder às demandas dos microempreendedores, jovens e famílias nas periferias de São Paulo e do Brasil.
Essas necessidades são múltiplas e, por tratar-se de diferentes públicos, variam. Diante disso, nossos pilares de atuação são focados em adaptabilidade, profissionalismo, transparência, resultados e impacto.
Resultados da prática
Acredite: nossa missão, princípios e valores não foram escritos apenas para cumprir um padrão, mas observando as nossas práticas!
A partir do contexto da pandemia de Covid-19, desde 2020, que nos fez adaptar a forma como trabalhamos, percebemos a necessidade de atualizar nossa missão e visão. Para isso foi realizado um trabalho coletivo, entre diretoria, conselho consultivo e equipe, para desenvolver o nosso planejamento estratégico e redigir o texto atualizado, aqui presente.
Esse posicionamento foi desenvolvido para nortear nosso trabalho, trazendo para a realidade das tarefas cotidianas a agilidade e eficácia que este desafio pede! Temos total consciência de como podemos melhorar e apoiar a construção de centenas de vidas e, assim fazendo, construímos também as nossas vidas e a Aventura de Construir.
Missão
Apoiar o crescimento pessoal e a transformação socioeconômica. Promover o desenvolvimento territorial local e inclusivo.
Para isso, a AdC irá fortalecer atores locais; focar em microempreendedores de baixa renda das “periferias” (tradicionais ou de impacto social); aplicar metodologia estruturada e sólida; usar e transferir tecnologia; criar e fortalecer redes e parcerias; capacitar, possibilitar e acompanhar o acesso ao crédito; educar e formar para o mundo do trabalho, definir métricas claras e avaliar avanços nos objetivos alcançados; e validar com análise de impacto.
Visão
A longo prazo, a Aventura de Construir visa ser reconhecida como referência para o desenvolvimento territorial local; alcançar a sustentabilidade financeira; formar equipe protagonista para fortalecer os microempreendedores; aprimorar conexões com empresas, associações e agentes públicos; transferir tecnologias e conhecimento; aproveitar ao máximo a capilaridade e atuação em rede; multiplicar o alcance e os impactos de uma metodologia centrada na pessoa; e empregar métricas claras e avaliações transparentes.
Princípios
-
- Transparência e ética: sermos claros e abertos em tudo que fazemos, como fazemos, que resultados geramos com as comunidades, próximos passos
- Excelência: garantir os mais altos padrões profissionais de gestão
- Perseverança: desistir, jamais; sermos atentos, insistentes e sistemáticos
- Disciplina: exigir com rigor o máximo de nós mesmos e dos beneficiários
- Coragem: assumir riscos para explorar situações desafiantes e novos territórios
- Flexibilidade: criar modelos adaptáveis, sem perder nossa essência e objetivos
Valores
-
- Um mundo melhor começa com o meu mundo melhor: é da conta de todos
- O que vale é cada pessoa: cada um assume e transforma sua vida – e a dos outros
- Compromisso: atuação responsável e permanente para resultados duradouros
- Melhora contínua e monitoramento: métricas, indicadores para avaliar resultados e correções
- Trabalho em equipe: protagonismo é trabalho de muitos trabalhando
- Criatividade e inovação: só práticas diferentes produzem resultados diferentes
Método de Trabalho
A Aventura de Construir desde sua criação desenvolveu sua metodologia com base em 7 pilares:
1- Partir da realidade – entender a realidade do empreendedor e do seu contexto é o ponto de partida para identificar as necessidades e responder de forma mais adequada.
2- Gerar protagonismo acreditando na centralidade da pessoa – o fator humano é o motor do desenvolvimento. Para que a mudança seja alcançada e possa ser sustentável, é fundamental que as pessoas tomem consciência das próprias necessidades, riquezas e do que precisam, pois assim tornam-se protagonistas do seu desenvolvimento.
3- Acompanhar o beneficiário – a ADC realiza seu trabalho acompanhando individualmente seus beneficiários, acreditando em sua liberdade, ajudando a enxergarem a solução de problemas e orientando nas tomadas de decisões. Esse processo é um diferencial em relação as demais instituições que ofertam serviços similares a microempreendedores.
4- Apostar na formação humana integral – por serem pessoas com fragilidades a ADC entende que precisa fortalecer o sujeito. Portanto, vai além das capacitações técnicas, propondo conteúdos culturais, tecnológicos e científicos em suas formações. Isso possibilita ampliação de horizontes na vida dos beneficiários.
5- Atuar com visão G-local – a transformação da sociedade parte da mudança positiva da pessoa, o que chamamos de “G-local”, pois uma vez impactada de forma positiva, ela pode se tornar multiplicadora e geradora de mudanças no seu entorno, ampliando o alcance da transformação.
6- Atuar em rede, criando pontes e fortalecendo trabalho conjunto entre os beneficiários – numa visão subsidiária, desenvolvemos parcerias com empresas, ONGs e voluntários, que nos auxiliam em todas as esferas do trabalho para dispormos de ferramentas que respondam aos objetivos identificados, criando pontes e apoiando o público na construção, estabilização e crescimento de redes comunitárias que reforcem o protagonismos dos envolvidos em nossos projetos.
7- Garantir transparência e ética – divulgamos os dados garantindo acesso às informações e transmitindo credibilidade aos diferentes stakeholders.