Missão, princípios e valores

Para gerar impacto na vida do nosso público alvo, criamos uma estrutura de trabalho eficaz para responder às demandas dos microempreendedores, jovens e famílias nas periferias de São Paulo.

Essas necessidades são múltiplas e tratando-se de vários públicos variam. Diante disso, nossos pilares de atuação são focados em adaptabilidade, profissionalismo, transparência, resultados e impacto.

Resultados da prática

Acredite: nossa missão, princípios e valores não foram escritos apenas para cumprir um padrão, mas observando as nossas práticas!

Esse posicionamento foi desenvolvido para nortear nosso trabalho, trazendo para a realidade das tarefas cotidianas a agilidade e eficácia que este desafio pede! Temos total consciência de como podemos melhorar e apoiar a construção de centenas de vidas e, assim fazendo, construímos também as nossas vidas e a Aventura de Construir.

Missão

Promover o desenvolvimento territorial local, capacitando, acompanhando e possibilitando o acesso ao crédito, visando uma transformação humana e socioambiental.

Princípios 

    • Transparência e ética: sermos claros e abertos em tudo que fazemos, como fazemos, que resultados geramos com as comunidades, próximos passos
    • Excelência: garantir os mais altos padrões profissionais de gestão
    • Perseverança: desistir, jamais; sermos atentos, insistentes e sistemáticos
    • Disciplina: exigir com rigor o máximo de nós mesmos e dos beneficiários
    • Coragem: assumir riscos para explorar situações desafiantes e novos territórios
    • Flexibilidade: criar modelos adaptáveis, sem perder nossa essência e objetivos

Valores

    • Um mundo melhor começa com o meu mundo melhor: é da conta de todos
    • O que vale é cada pessoa:  cada um assume e transforma sua vida – e a dos outros
    • Compromisso: atuação responsável e permanente para resultados duradouros
    • Melhora contínua e monitoramento: métricas, indicadores para avaliar resultados e correções
    • Trabalho em equipe:  protagonismo é trabalho de muitos trabalhando
    • Criatividade e inovação: só práticas diferentes produzem resultados diferentes

Método de Trabalho

A Aventura de Construir desde sua criação desenvolveu sua metodologia com base em 7 pilares:

1- Partir da realidade – entender a realidade do empreendedor e do seu contexto é o ponto de partida para identificar as necessidades e responder de forma mais adequada.

2- Gerar protagonismo acreditando na centralidade da pessoa – o fator humano é o motor do desenvolvimento. Para que a mudança seja alcançada e possa ser sustentável, é fundamental que as pessoas tomem consciência das próprias necessidades, riquezas e do que precisam, pois assim tornam-se protagonistas do seu desenvolvimento.

3- Acompanhar o beneficiário – a ADC realiza seu trabalho acompanhando individualmente seus beneficiários, acreditando em sua liberdade, ajudando a enxergarem a solução de problemas e orientando nas tomadas de decisões. Esse processo é um diferencial em relação as demais instituições que ofertam serviços similares a microempreendedores.

4- Apostar na formação humana integral – por serem pessoas com fragilidades a ADC entende que precisa fortalecer o sujeito. Portanto, vai além das capacitações técnicas, propondo conteúdos culturais, tecnológicos e científicos em suas formações. Isso possibilita ampliação de horizontes na vida dos beneficiários.

5- Atuar com visão G-local – a transformação da sociedade parte da mudança positiva da pessoa, o que chamamos de “G-local”, pois uma vez impactada de forma positiva, ela pode se tornar multiplicadora e geradora de mudanças no seu entorno, ampliando o alcance da transformação.

6- Atuar em rede e criar pontes – numa visão subsidiária, desenvolvemos parcerias com empresas, ONGs e voluntários, que nos auxiliam em todas as esferas do trabalho para dispormos de ferramentas que respondam aos objetivos identificados.

7- Garantir transparência e ética – divulgamos os dados garantindo acesso às informações e transmitindo credibilidade aos diferentes stakeholders.