Para você que quer entender mais sobre a exposição fotográfica…
O que te assombra?
Somos 13 milhões de desempregados. Você pode estar ou não no interior deste número, não importa, ainda assim podemos conjugar o verbo na primeira pessoa do plural. Somos, porque não se trata de um número, mas de gente. E isto não é uma questão meramente particular. Não são os números que nos aterrorizam, é a miséria implícita neles. Dentre essa imensidão de pessoas, amplia-se o trabalho informal, assim como certa formalização de pequenos empreendimentos localizados nas periferias da cidade. Mais do que a representação de uma pessoa em seu ofício de subsistência, a exposição Identificam-se protagonistas busca pelo retrato múltiplo de uma São Paulo ainda distante dos trilhos do Metrô.
Mas, afinal, por que um registro fotográfico?
Dentre as inúmeras possibilidades de questionar de volta esta pergunta ou mesmo de tentar respondê-la, técnica, objetiva ou subjetivamente, essa ação não pretende igualar as expressões de cada um à uma linguagem universal e de resposta única. Isso fica em aberto para que cada espectador crie nas imagens, nomeadas apenas como nome, ofício e localização, o que as atravessa.
O uso livre da imaginação pode criar infinitas narrativas. Mas, como ponto de partida, sugerimos que pensem em pessoas que não se assombram em enfrentar desafios, ouvir, aprender e ensinar. Entendemos aqui, antes de tudo, que o empreendedorismo por si só não existe, o que existe são pessoas disponíveis a criar, desenvolver projetos e executá-los com garra e grandiosidade a fim de viver uma vida melhor.
a
a
Patrocínio Master:
a
a
Patrocínio:
a
a
Apoio:
a
a