Responsáveis pelas áreas internas

Silvia Caironi – Coordenação Geral

Economista graduada pela Universidade Católica de Milão em 1993, mestre em Gerenciamento de Projetos pela George Washington University e certificada em Project Management (PMP) desde 2001. Já trabalhou ao redor do mundo em corporações, organizações multilaterais nos Estados Unidos e, no Peru, como assessora da Presidência do Conselho de Ministros e Gerente Administrativa da Cáritas.

Por conta da sua paixão pelo humano, determinação, atrevimento, temperamento direto e por ser motivada a fazer a diferença, foi escolhida pela Fondazione Umano Progresso para fundar e desenvolver a Associação Aventura de Construir. É responsável pela direção estratégica junto com os financiadores e a diretoria, articulando os relacionamentos externos e parcerias, assim como coordenando e orientando as atividades institucionais.

Ama o Brasil e acredita que existe um potencial criativo e empreendedor enorme que precisa ser trabalhado e potencializado.

Raquel Santos – Área de Desenvolvimento Econômico e Social

Formada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), coordena a Área de Desenvolvimento de Projetos da AdC garantindo respeito ao método de trabalho da instituição. Gerencia uma equipe de diversos consultores assegurando as condições necessárias para o alcance das metas e objetivos traçados nos prazos, custos e qualidade definidos com os financiadores e demais parceiros. Dentro da lógica de projetos, apoia a equipe desde a formulação do planejamento estratégico até a execução das atividades, produção de relatórios e repasse de informações a Coordenadoria Geral da AdC.

Lilian Zimmermann – Área de Desenvolvimento Econômico e Social

Graduada em Gestão Comercial pela Faculdade Internacional Uninter, possui formações em gestão de pessoas em instituições como SEBRAE e PUCRS. Atua na AdC desenvolvendo a disseminação do conhecimento para microempreendedores através de orientações e práticas coletivas e individuais. Foca no crescimento sócio econômico através de redes colaborativas de acordo com a região de abrangência de cada projeto, identificando através da gestão de pessoas potenciais multiplicadores de ações que ajudem a diminuir o impacto de discriminação e probreza das regiões periféricas.

Lucas Faustino – Área de Desenvolvimento Econômico e Social

Formado em Ciências e Humanidades e em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC (UFABC), atua na AdC na Área de Desenvolvimento de Projetos como Consultor de Projetos voltados para o empoderamento de microempreendedores periféricos, dando a devida atenção às metas e objetivos traçados, planejamento de atividades e produção de relatórios. Acredita profundamente que todas as pessoas são capazes de aprender e possuem o poder para transformar o mundo em um ambiente melhor!

Paulo Felletti – Área de Desenvolvimento Econômico e Social

Formado em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), trabalha como Consultor de Projetos em Desenvolvimento Econômico, Social e Territorial. É responsável pela mobilização das partes interessadas dos projetos em que atua, elaborando conteúdos de aulas, avaliação de impacto e cronograma, além de executar atividades de assessoria e capacitação, que geram a necessidade de elaboração de relatórios das atividades desempenhadas.

Busca sempre identificar as necessidades do público de cada projeto, no intuito de fortalecer o princípio AdC de partir da realidade de cada um, tendo sempre como norte a emancipação do ser humano e a sustentabilidade como princípios fundamentais nos negócios periféricos de baixa renda.

Bruno Athanasio – Área de Desenvolvimento Econômico e Social

Formado em Ciência Sociais pela Universidade Federal Fluminense e pós-graduando em Sistemas de Gestão Integrada (Senac), atua como Consultor em Projetos Sociais de Desenvolvimento Local e Impacto Coletivo em diferentes organizações nacionais.

Na AdC atua com a mobilização das partes interessadas em diferentes projetos, elaborando conteúdos de aulas, cronogramas, avaliações de impacto, executa atividades de assessoria e capacitação gerando dados e informações que são sistematizados, além da elaboração de relatórios variados sobre as atividades realizadas.

Visa atuar no fortalecimento da atuação coordenada dos agentes e atores territoriais com o foco em gerar ações de impacto e transformação social de cunho comunitário.

Pedro Menezes – Área de Desenvolvimento Econômico e Social

Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com especialização em empreendedorismo sustentável, integra algumas ONGs espalhadas pelo Brasil as assessorando em pesquisas socioambientais.

Na Aventura de Construir faz parte da Área de Desenvolvimento Econômico e Social e trabalha como Consultor em Desenvolvimento de Projetos – empoderando e se conectando com microempreendedores com diferentes histórias através de uma metodologia clara e estruturada, somado a empatia, adaptabilidade e reiterando os princípios fundamentais da AdC. 

Adriano Gaved

Adriano Gaved – Área de Desenvolvimento Econômico e Social

Engenheiro eletrônico, tem doutorado em Informática e Automação pelo Politécnico de Turim (Itália). 18 anos no setor das telecomunicações e media na Itália (Telecom Itália, 3) e no Brasil (CEO da One Brasil, grupo Band), com experiência em análise quantitativas e estatísticas, gestão de projetos, equipes e gerenciamento empresarial.

Atualmente sócio da maisQI, empresa de consultoria digital. Na Aventura de Construir, é responsável pelo sistema institucional de avaliação de impacto socioambiental.

De Engenheiro até CEO, passou por todos os papéis de gerente em uma empresa, porém, sem sentir que o seu trabalho se atrelava a um resultado coletivo e transformador.

Agora, como consultor na AdC está fazendo o trabalho mais importante que poderia imaginar aqui no Brasil: apoiar quem toma iniciativa para uma vida útil, digna.

Matilde Silva – Área Administrativa Sênior

Assistente Social graduada pela Universidade do Paraná (Unopar). Com experiência na área jurídica na Indústria Farmacêutica e como assistente de Procurador da República durante 7 anos. Na Aventura de Construir, atuo há 9 anos como responsável da área Administrativa e Financeira.

Beatriz de Brito – Área Administrativa Júnior

Estudante do último ano de Gestão de Políticas Públicas na Escola de Artes, Humanidades e Ciências na Universidade de São Paulo (EACH-USP), associada ao Laboratório de Gestão Governamental (LabGov) e responsável pelo suporte a Gestão Administrativa de Projetos na área Administrativa/Financeira da AdC.

Experiência profissional pregressa em Gestão de Projetos durante participação como Diretora da Empresa Júnior -Vertuno e estagiária do Descomplica de São Miguel Paulista. Além disso, conhecimento prático em Finanças adquirido durante trabalho no Departamento Financeiro de Contas à Pagar do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo.

Movida por fazer a diferença nas realidades que incomodam e pela construção de ambientes transformadores, cooperativos e com foco nas necessidades do outro. 

Vinicius Dutra – Área de Comunicação Sênior

Jornalista graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com especialização em Comunicação Institucional. Tem experiência na área de assessoria de comunicação e como coordenador de comunicação em campanhas políticas. Também atua como produtor audiovisual, fotógrafo e criador de conteúdo. Na Aventura de Construir, atua como responsável da área de Comunicação, coordenando estratégias de divulgação institucional.

Maria Gabrielly Marcelino – Área de Comunicação Júnior

Formada em Relações Públicas pela Universidade de Taubaté (UNITAU), possui experiência em comunicação institucional e de projetos sociais, alinhando sua profissão com causas de impacto social. Na Aventura de Construir, atua na área de comunicação, auxiliando na demanda de comunicação institucional, design gráfico e mídias sociais.

 

Governança

  • Silvia Caironi – Economista pela Universidade Católica de Milão, com mestrado em Gerenciamento de Projetos na George Washington University;
  • Marcelo Turri – Engenheiro Mecânico (Politécnica USP) com MBA Administração de Negócios (InSper);
  • Patrícia Soares Molina – Head de Comunicação Corporativa, Marketing e Responsabilidade Social na América Latina (ex Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ Brasil), membro do Mitsubishi UFJ Financial Group;
  • Rafael Mahfoud Marcoccia – Jornalista e professor de Sociologia e Filosofia na FEI.

Conselho Fiscal

Conselho Consultivo

  • Álvaro ManoelConsultor nas áreas de política econômica e finanças públicas. Foi economista senior do FMI e Banco Mundial e trabalhou com mais de 50 países. Foi Secretário Adjunto do Tesouro Nacional e Assessor do Ministro do Planejamento e Professor de Economia da Universidade do Ceará e UNB;
  • Carlos FerreirinhaFundador e Presidente da MCF Consultoria – Empresa Líder e referência na América Latina sobre Inteligência de Gestão do Luxo e reconhecido como principal especialista e formador de opinião da atividade;
  • Cinzia AbbondioFormada em Letras e Literaturas Estrangeiras pela Universidade Católica de Milão, é a secretária geral da Fondazione Umano Progresso, que financia vários projetos na Itália e no exterior e foi a fundação que deu origem à Aventura de Construir;
  • Kalil Farran – Arquiteto Urbanista formado pela Universidade Católica de Santos, foi coordenador de projetos e Gerente Executivo de Sustentabilidade no Grupo Camargo Corrêa por 28 anos e diretor do Instituto Camargo Correia nos últimos 2 anos. Hoje é consultor autônomo nos temas de Responsabilidade Social para a Sigdo Koppers Ingenieria y Construccion – SKIC Brasil e Diretor de Sustentabilidade e Inovação na Associação de Turismo e Hospedagem de São Lourenço da Serra , Juquitiba e Região.
  • Leonardo ValentinisDoutor em ciências econômicas e direção de empresa (Universidade Luigi Bocconi, Milano-1992). EMBA em ESADE (Barcelona-2002). Vice presidente Latin America – Grupo Lamberti chemical specialties;
  • Marcelo Lucato – Ex Diretor de Criação de Publicidade trabalhando com marketing, comunicação e design foi líder de equipe em diversas agências nos últimos 30 anos, atendeu clientes no Brasil e América Latina em vários segmentos: da indústria automobilística a cosméticos, do mercado alimentício ao financeiro e de moda. Licenciado em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, hoje se dedica às artes visuais.
  • Martus TavaresEconomista, é Vice Presidente de Relações Institucionais da Bunge Brasil, foi ministro do Planejamento, e diretor do Brasil no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Foi conselheiro de várias empresas públicas e privadas. Desde 1999 apoia a creche Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Ceilândia-DF;
  • Percival CaropresoProfissional de Marketing e Comunicação, há mais de 30 anos militando em causas socioambientais. VP América Latina e Diretor Regional de Criação (McCann-Erickson) por 14 anos e fundador da consultoria Setor 2 ½ em 2005: a busca do ponto ideal de fusão entre o Segundo e o Terceiro Setores, para resultados e benefícios recíprocos. Projetos para Grupo Votorantim, ONU, Unilever, Fundação Abrinq, WWF, Pepsico, Itaú, entre outros;
  • Selma PantelDiretora de Assuntos Corporativos do Banco Fator. Foi servidora pública federal do Ministério da Economia por 30 anos, tendo ocupado diversas funções, incluindo o período de 3 anos em Washington/USA na Diretoria do Brasil no BID e de 1 ano no Governo do Estado de São Paulo. É conselheira do Instituto Paulo Gontijo, instituição que apoia o trabalho científico para o tratamento para a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA);
  • Taynara AlvesQuímica (UFABC), Gestora de Negócio e Inovação (Fatec Sebrae) e fundadora da startup InQuímica. Foi considerada pela consultoria McKinsey uma das 20 pessoas jovens inspiradores do Brasil para 2020.