Responsáveis pelas áreas internas

Silvia Caironi – Coordenação Geral
Economista graduada pela Universidade Católica de Milão em 1993, mestre em Gerenciamento de Projetos pela George Washington University e certificada em Project Management (PMP) desde 2001. Já trabalhou ao redor do mundo em corporações, organizações multilaterais nos Estados Unidos e, no Peru, como assessora da Presidência do Conselho de Ministros e Gerente Administrativa da Cáritas.
Por conta da sua paixão pelo humano, determinação, atrevimento, temperamento direto e por ser motivada a fazer a diferença, foi escolhida pela Fondazione Umano Progresso para fundar e desenvolver a Associação Aventura de Construir. É responsável pela direção estratégica junto com os financiadores e a diretoria, articulando os relacionamentos externos e parcerias, assim como coordenando e orientando as atividades institucionais.
Ama o Brasil e acredita que existe um potencial criativo e empreendedor enorme que precisa ser trabalhado e potencializado.

Raquel Santos – Área técnica: Desenvolvimento Econômico e Social
Formada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e coordena a área técnica da ADC. Elabora e multiplica os conteúdos das capacitações e eventos,  desenvolvendo o relacionamento com parceiros e gerenciando a logística das atividades propostas. Também é responsável pelo levantamento e sistematização de dados para as avaliações de impacto dos projetos e, em conjunto com a equipe, elabora relatórios com análise dos resultados e realiza o planejamento de ações futuras, identificando oportunidades a partir das demandas do público-alvo.

Franklin Menezes – Área Técnica: Desenvolvimento Econômico e Social
Doutorando em Administração na Linha de Inovação da UNINOVE que atua na ADC com assessorias para microempreendedores, modelando e validando estratégias para a sustentabilidade dos negócio.

Luiza Kormann – Área Técnica: Desenvolvimento Econômico e Social
Bacharel em Relações Internacionais, tem experiência em facilitação de processos criativos, metodologias de design thinking e estruturações organizacionais. Articuladora de gênero da rede Engajamundo e mentora na edição 2020 do projeto Chama na Solução da UNICEF/Viração Educomunicação. Como pesquisadora trabalha nas áreas de controle social, participação social em processos políticos e temáticas de gênero, com publicações na Revista Polifonia da Academia Paulista de Direito como parte da formação em Direitos Humanos (2020) e no Open Master 2019 como parte da formação da Escola de Políticas Públicas da Agenda Pública.

Lorena Cataño  – Área Técnica: Consultora de Microempreendedores
Lorena assessora microempreendedores a fortalecerem seus empreendimentos a partir do conhecimento prático da área administrativa e financeira. Além de contribuir na formação de novos negócios. Ela é apaixonada por participar em projetos que promovem impacto e avanços para a sociedade.

Mestra em Sociologia (UFPR), pós-graduada em gerência social (Uniminuto, Colômbia), empreendedorismo e negócios sociais (FAE) e administradora de empresas (Uniminuto, Colômbia). Tem experiencia profissional internacional, atuando na elaboração, implementação e avaliação de projetos, docente de empreendedorismo nas modalidades presencial e à distância (EAD), e pesquisadora de empreendedorismo feminino.

William Freire – Área Técnica: Consultor de Microempreendedores
Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, desenvolve ações humanitárias e trabalhos sociais baseado em conhecimento técnico, focando na transformação. Atua como assessor de microempreendedores, avaliando estratégias e conceitos de fomento ao crescimento sócio-econômico. Entusiasta em tornar o mundo melhor.

 

 

 

Adriano Gaved

Adriano Gaved – Área técnica: Avaliação de Impacto Socioambiental
Engenheiro eletrônico, tem doutorado em Informática e Automação pelo Politécnico de Turim (Itália). 18 anos no setor das telecomunicações e media na Itália (Telecom Itália, 3) e no Brasil (CEO da One Brasil, grupo Band), com experiência em análise quantitativas e estatísticas, gestão de projetos, equipes e gerenciamento empresarial.
Atualmente sócio da maisQI, empresa de consultoria digital. Na Aventura de Construir, é responsável pelo sistema institucional de avaliação de impacto socioambiental.
De Engenheiro até CEO, passou por todos os papéis de gerente em uma empresa, porém, sem sentir que o seu trabalho se atrelava a um resultado coletivo e transformador.
Agora, como consultor na AdC está fazendo o trabalho mais importante que poderia imaginar aqui no Brasil: apoiar quem toma iniciativa para uma vida útil, digna.

Diogo Schmidt – Consultor de Desenvolvimento de Oportunidades e Sustentabilidade
Graduado bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre e Doutor em Sociologia pela mesma universidade. Possui experiência nas temáticas do empreendedorismo e da inovação. Sua principal expertise é executar pesquisas, criar relatórios, desenvolver relacionamentos institucionais e buscar novos parceiros e oportunidades para realização de projetos. Acredita na missão do terceiro setor de impactar pessoas e locais negligenciados pelas políticas públicas.

 

Vinicius Dutra – Analista de comunicação Sênior
Jornalista graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com experiência na área de assessoria de comunicação e como coordenador de comunicação em campanhas políticas. Também atua como produtor audiovisual, fotógrafo e criador de conteúdo. Na Aventura de Construir, atua como responsável da área de Comunicação, coordenando estratégias de divulgação institucional.

 
 
 

 

 

Yan Oliveira – Analista de comunicação júnior
Pós-graduando em Transformação Digital, graduado em Marketing pela Universidade Nove de Julho (Uninove), com formação técnica em publicidade, propaganda e administração de empresas. Em suas experiências, já atendeu o Senac São Paulo em diversos projetos e trabalhou em conjunto com expertos da publicidade em atividades acadêmicas. Na Aventura de Construir, trabalha na área de Comunicação, realizando atividades de design gráfico, gerenciando redes sociais e site institucional, entre outras.

 

Governança

  • Silvia Caironi – Economista pela Universidade Católica de Milão, com mestrado em Gerenciamento de Projetos na George Washington University;
  • Marcelo Turri – Engenheiro Mecânico (Politécnica USP) com MBA Administração de Negócios (InSper);
  • Patrícia Soares Molina – Head de Comunicação Corporativa, Marketing e Responsabilidade Social na América Latina (ex Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ Brasil), membro do Mitsubishi UFJ Financial Group;
  • Rafael Mahfound Marcoccia – Jornalista e professor de Sociologia e Filosofia na FEI.

Conselho Fiscal

Conselho Consultivo

  • Álvaro ManoelConsultor nas áreas de política econômica e finanças públicas. Foi economista senior do FMI e Banco Mundial e trabalhou com mais de 50 países. Foi Secretário Adjunto do Tesouro Nacional e Assessor do Ministro do Planejamento e Professor de Economia da Universidade do Ceará e UNB;
  • Carlos FerreirinhaFundador e Presidente da MCF Consultoria – Empresa Líder e referência na América Latina sobre Inteligência de Gestão do Luxo e reconhecido como principal especialista e formador de opinião da atividade;
  • Cinzia AbbondioFormada em Letras e Literaturas Estrangeiras pela Universidade Católica de Milão, é a secretária geral da Fondazione Umano Progresso, que financia vários projetos na Itália e no exterior e foi a fundação que deu origem à Aventura de Construir;
  • Fernando GomesEconomista formado pela PUC de Sâo Paulo. Já atuou em fundos de investimentos e corretoras com fusão, aquisição e avaliação de empresas.  Hoje atua como programador fullstack na Casa da Web, é voluntário da Aventura de Construir há mais de um ano, e acompanhou todos os eventos de 2019 o que o permitiu a vivenciar e experimentar as necessidades da ADC e
  • Leonardo ValentinisDoutor em ciências econômicas e direção de empresa (Universidade Luigi Bocconi, Milano-1992). EMBA em ESADE (Barcelona-2002). Vice presidente Latin America – Grupo Lamberti chemical specialties;
  • Marcelo Lucato – Ex Diretor de Criação de Publicidade trabalhando com marketing, comunicação e design foi líder de equipe em diversas agências nos últimos 30 anos, atendeu clientes no Brasil e América Latina em vários segmentos: da indústria automobilística a cosméticos, do mercado alimentício ao financeiro e de moda. Licenciado em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, hoje se dedica às artes visuais.
  • Martus TavaresEconomista, é Vice Presidente de Relações Institucionais da Bunge Brasil, foi ministro do Planejamento, e diretor do Brasil no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Foi conselheiro de várias empresas públicas e privadas. Desde 1999 apoia a creche Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Ceilândia-DF;
  • Percival CaropresoProfissional de Marketing e Comunicação, há mais de 30 anos militando em causas socioambientais. VP América Latina e Diretor Regional de Criação (McCann-Erickson) por 14 anos e fundador da consultoria Setor 2 ½ em 2005: a busca do ponto ideal de fusão entre o Segundo e o Terceiro Setores, para resultados e benefícios recíprocos. Projetos para Grupo Votorantim, ONU, Unilever, Fundação Abrinq, WWF, Pepsico, Itaú, entre outros;
  • Rafael N. FonsecaPesquisador e consultor na área de relações institucionais e governamentais (RIG). Atualmente, está vinculado ao Programa de Pós Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional da UFPB. Durante a graduação em Relações Internacionais (ESPM-SP) recebeu prêmio de melhor TCC;
  • Selma PantelDiretora de Assuntos Corporativos do Banco Fator. Foi servidora pública federal do Ministério da Economia por 30 anos, tendo ocupado diversas funções, incluindo o período de 3 anos em Washington/USA na Diretoria do Brasil no BID e de 1 ano no Governo do Estado de São Paulo. É conselheira do Instituto Paulo Gontijo, instituição que apoia o trabalho científico para o tratamento para a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA);
  • Taynara AlvesQuímica (UFABC), Gestora de Negócio e Inovação (Fatec Sebrae) e fundadora da startup InQuímica. Foi considerada pela consultoria McKinsey uma das 20 pessoas jovens inspiradores do Brasil para 2020.