O evento foi muito emocionante. Os participantes fizeram um resumo do curso com os pontos que mais impactaram cada um. Muitos se sentiram à vontade para dividir suas experiências de aprendizado e os temas apontados de forma resumida foram:

  • Vida financeira atravessa a vida pessoal e vice-versa
  • Organização das rendas e dos gastos (listar e categorizar)
  • Definição de metas possíveis (analisando o próprio passado, mas com a nova perspectiva)
  • Definir a ordem de prioridades (de ações, metas, etc…)
  • Criação de uma planilha de orçamento funcional (não é para ser apenas um exercício de transcrição de números, é preciso usar a planilha no decorrer do mês e não só no final deste)
  • O orçamento da casa deve ser discutido em conjunto com a família (quem vive junto)
  • Iniciativa para solucionar os problemas e desafios (não ignorar dívidas, descontroles… depois será muito pior)
  • Investigar os problemas (se a pessoa tem uma dívida ela tem de investigá-la)
  • Planejamento das ações (criação de um plano de execução)
  • Separar orçamento pessoal do orçamento do negócio

As transformações de cada um:

Neste momento de resumo muita coisa foi dita completando os pontos acima e para além deles, por isso compartilhamos aqui a história de André: ele tinha uma loja de surf e skate há 3 anos. A loja foi assaltada e ele não soube a hora de parar. Perdeu muito dinheiro por medo de se sentir fracassado. Não tendo mais alternativas, ele fechou sua loja. Passou por uma separação e isso o deixo ainda mais deprimido.

Antigamente ele mal conseguia passar na calçada do antigo estabelecimento. Hoje a vida dele está em plena transformação: superou a questão com o estabelecimento, se sente mais empolgado e animado com a vida.

Na 1ª assessoria ele nos contou sobre dívidas que possuía com a antiga empresa. Num primeiro momento ele queria deixar as dívidas para sanar ano que vem. Indagamos sobre as dívidas, se ele sabia exatamente quanto era, como iria negociar. Colocamos como meta que ele trouxesse isso para analisarmos. Ele trouxe tudo, descobriu que era maior do que pensava. E repensou sobre a idéia de pagar apenas no ano que vem.

No encerramento nos trouxe as notas das primeiras dívidas pagas. Ele quis mostrar isso, quis compartilhar. Para André o curso teve (tem) importância absurda para conseguir superar seus problemas. E mais do que simplesmente superar, o curso o orientou a como fazer isso. André estava aberto para isso. Acho importante entendermos o curso como um todo que engloba as aulas, os eventos, mas também toda a teia de conhecimento e afeto trocados entre os próprios participantes. Os participantes ficaram amigos entre eles e entendo que este espaço de segurança contribuiu muito para potencializar o aprendizado.

Após o resumo, abrimos um tempo para esclarecimentos. O que nos deixou muito empolgados e felizes foi que os próprios participantes criaram autonomia para repassar o conhecimento que aprenderam. Durante este momento eles deram dicas um para os outros, dividiram seus aprendizados e experiências. Uma das participantes (Mayra) relembrou a frase dita pelo professor Edson (Trampos do Amanhã) no IBMEC e dividiu com os outros participantes “Metas são sonhos com datas”.

Depois fizemos a entrega dos certificados com as fichas de assessorias, tiramos fotos e quem se sentiu à vontade gravou um vídeo comentando sobre o curso. A mesa de café estava farta: todos levaram alguma contribuição e como já comentei com alguns de vocês, até música tivemos. O Paulo (voluntário) entregou os certificados. Ele esteve conosco desde a segunda capacitação (11/06) e seu trabalho foi incrível: sempre atento e extremamente compromissado.

A vida destas pessoas foi transformada. E o mais interessante, como eles mesmos pontuaram é que o curso não acabou ontemele continua reverberando no cotidiano de cada um como um organismo vivo. Assim como o processo de aprendizado.

Os participantes saíram com autonomia e segurança para compartilhar conhecimento, são protagonistas de suas histórias. Como disse André no final da 1ª assessoria “Raquel*, o incrível é que a gente pode mudar!”

Sim! Podemos. Todos os dias!

*Raquel Simão faz parte da equipe da AdC e esteve presente em todo o ciclo de capacitações auxiliando e ensinando nossos incríveis participantes. Obrigada Raquel <3

Vejam algumas fotos da capacitação:

Lucas Bizerra