No início deste mês de junho encerramos mais um ciclo da Formação em Educação Financeira, nosso projeto apoiado pela Caterpillar para Zona Sul, Leste e Oeste da cidade de São Paulo.

Foram 8 encontros incríveis com pessoas interessadas em aprender e protagonizar mudanças na Vila Jacuí, Zona Leste da cidade de São Paulo. O curso de Educação Financeira, subsidiado pela Caterpillar e em parceria com o CREN, passou por temas fundamentais sobre organização orçamentária e planejamento de poupança, assim como realizou assessorias customizadas para cada participante. Além disso, também realizamos um evento de renegociação de dívidas e facilitação no acesso ao microcrédito, onde contamos com o apoio da CDL, Firgun e TuTu Digital, nossos parceiros para atender famílias e empreendedores de baixa renda.

As assessorias e o evento de renegociação de dívidas são ações que Aventura de Construir promove após capacitar os participantes do Curso a organizar suas finanças pessoais, familiares e do próprio negócio. Nesta jornada, percebemos também que muitas vezes as dificuldades financeiras apresentam aspectos mais profundos na vida de cada um, por isso também realizamos um encontro especial com a presença de um psicólogo para colaborar com o processo de identificação das razões que causam o desequilíbrio financeiro na família ou no negócio.

Nós acreditamos que esse processo de aprendizagem é fundamental para que as pessoas possam administrar seus recursos, planejando e definindo metas para o futuro. A educação financeira tem se apresentado como um dos temas mais urgentes que precisam de atenção no Brasil. Isso fica muito evidente quando observamos as taxas de inadimplência, fator que tem nos alertado cada vez mais para esta urgência na vida das pessoas.

Olhar para cada pessoa e colaborar para que ela torne-se protagonista da transformação da sua vida e do seu entorno é nossa maior missão. Encerrar este ciclo ouvindo dos 54 beneficiários que nós levamos uma mudança radical para a comunidade é uma realização indescritível para a AdCl!

Tem gente que marca essa nossa trajetória dando depoimentos inesquecíveis, como a Suelen Cristina. No dia do encerramento, ela deu o seguinte depoimento: “Nessa capacitação eu aprendi a ter um orçamento familiar, o que eu não tinha antes. Eu comecei a controlar meus gastos e, fazendo esse exercício, fiz uma reeducação. Agora eu tenho um planejamento, metas e mais conhecimento de como usar meu dinheiro. (…) O curso também tirou muitas dúvidas para quem quer abrir um negócio próprio!”. Mas o que mais nos surpreendeu, foi ela nos mostrar que organizou seus gastos em pastas, separando todas as contas e realizando um acompanhamento diário do seu fluxo de entradas e saídas. A AdC foi uma testemunha ocular da mudança de comportamento de Suelen Cristina!!!

Desse pessoal todo que capacitamos, 25 conseguiram o Certificado do Curso por terem participado com regularidade das oficinas. A AdC parabeniza esses participantes pela persistência em sair do comodismo, aceitando esse desafio que é olhar com cuidado para suas próprias finanças e protagonizar mudanças concretas de comportamento!

Nós também agradecemos à Caterpillar por acreditar no nosso trabalho, à cada um dos colaboradores da AdC e aos voluntários envolvidos nessa empreitada!!!

Lucas Bizerra