Empreendedorismo em tempos de crise

Uma das definições para o verbo “empreender”, segundo o Dicionário Aurélio é: “tentar: uma travessia arriscada”. A definição foi exposta aos microempreendedores que participaram do 1º ciclo de capacitações do ano, “Criando e Fortalecendo seu negócio”.

Muitos dos presentes concordaram com o significado do verbo, exemplificando com os próprios casos algumas dificuldades vividas por quem decide abrir seu próprio negócio.

O motivo de expor esta definição numa sala repleta de microempreendedores é enfatizar, mesmo que muitos já saibam, a necessidade do planejamento na vida profissional.

Jamais desencorajá-los pelo medo, mas mostrar os desafios comuns e soluções possíveis para que esta travessia arriscada ocorra da melhor maneira possível.

A vida também é uma travessia arriscada e cheia de imprevisibilidades. Hoje, 19 de março de 2020, vivemos uma pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O momento é complicado, principalmente, por ser uma situação nova. Mas o que fazer diante de situações como esta?

Não devemos deixar o pânico nos paralisar, pelo contrário, é preciso ter calma para conseguir identificar e executar as ações mais adequadas para enfrentar esta crise.

A situação exige uma reflexão imediata sobre como o dinheiro vem sendo gasto, tanto em casa, quanto no empreendimento.

Neste momento, devemos nos perguntar: Quais são as despesas realmente necessárias? Para ter esta resposta, é preciso identificar todas as despesas para enxergar as prioridades e onde existe a possibilidade de cortes.

As entradas também precisam ser identificadas, afinal, é com elas que serão pagas as despesas. Ao criar a lista, aparece outra pergunta importante: consigo aumentar as entradas sem aumentar as despesas?

Sugestões são bem vindas, seja construindo alternativas para o empreendimento, como promoções, seja incluindo novos produtos para venda, mas, tendo sempre em vista que o momento não é para gastos. Use a criatividade e o que você já tem!

Muitos empreendedores dizem não saber exatamente quanto ganham nem quanto gastam, mas é hora de se esforçar e buscar todos os registros para determinar quais serão os próximos passos.

Vamos exemplificar?

Ana vende brigadeiros. Ela ainda não possui uma loja, faz em casa e vende sob encomenda. Utiliza um pacote de internet no celular para fazer ligações e postagens, e seu carro para fazer entregas e comprar os produtos necessários.

  Mês 1Mês 2Mês 3
Renda   
Venda dos produtos   
Renda total    
    
Despesas   
Gastos necessários   
Forminha nº 5   
Leite condensado   
Chocolate   
Granulado   
Manteiga   
Gás e água   
Caixa   
Mão de obra   
Gasolina   
Celular   
Gastos opcionais   
Adesivos   
    
    
    
Total das despesas   
    
Poupança   

Este foi apenas um exemplo. Cada empreendimento possui uma realidade com gastos e entradas diferentes. Se você possui um espaço físico e paga aluguel, este item precisa ser descrito em sua planilha. Se a água e a luz não estão incluídas, elas também precisam ser registradas.

Identificado e organizado todos gastos, você consegue visualizar o cenário de sua situação financeira, seja de casa ou do empreendimento, e isso o ajuda a tomar decisões, como por exemplo, quais gastos você pode cortar.

O gasto opcional para Ana são as cartelas de adesivo. Ela sabe que não pode mexer na qualidade do chocolate, mas pode deixar de gastar com os adesivos.

A crise global que estamos vivendo exige uma redução de gastos geral, que talvez não fique apenas nos opcionais, por isso é importante identificar todas as despesas para definir prioridades.

A Aventura de Construir sempre esteve comprometida em auxiliar os microempreendedores e, neste momento, estamos ainda mais próximos. Conte conosco para enfrentar os próximos desafios que essa situação nos coloca!

Disponibilizamos um Word com mais um exemplo de uma planilha preenchida, e outras duas para você preencher conforme suas necessidades. Apague, crie novas linhas, é um material todo seu. Planilha boa é a que funciona.

E saiba que estamos disponíveis para conversar e orientar cada um de vocês individualmente!

Disponibilizamos um documento para você preencher e colocar tudo isso em prática bem aqui!

Aventura de Construir