A construção conjunta da Rede Avante Empreendedor

No ano de 2020 foi finalizado o projeto Crescendo em Rede que formou empreendedores de impacto social de periferia em desenvolvimento. Tendo como premissas o trabalho em equipe, a colaboração e a manutenção de um espaço seguro, participantes do projeto estabeleceram, entre si e com a equipe Aventura de Construir, laços que potencializam suas trajetórias.

Uma das grandes dores do empreender, o sentir-se só em suas dificuldades e dúvidas, é posto em cheque quando trocas são possibilitadas. O projeto contou com participantes das cinco regiões do país, de periferias urbanas e rurais. Logo, tal identificação não era algo esperado. Se deu de tal forma que não poderia ser ignorada, mas sim estimulada. 

A Avante Empreendedor

Assim, em março de 2021 realizamos o primeiro encontro pós Crescendo em Rede tendo como tema “A potência das redes” com a condução do professor diretor do Centro de Empreendedorismo da FGV e nosso parceiro, Edgard Barki.

A partir deste encontro demos início a um processo de co-construção com os empreendedores para a formação de uma rede na verdade já estabelecida em laços. Coube a nós da AdC a condução do processo pelo qual definiram a frequência dos encontros e seus temas e o nome da rede: Avante Empreendedor.

O objetivo é aprofundar temas específicos e  conhecimentos, compartilhando experiências dos microempreendedores que participam. Desta forma as perguntas de um fortalecem outros e as experiências de alguns se tornam fator de construção para outros. 

A Aventura de Construir facilita este espaço e eventualmente oferece especialistas que podem ajudar a tratar os temas durante os encontros mensais que se realizam.  Porém, os protagonistas deste espaço são os próprios microempreendedores.

Eventos mensais: Resenhas Empreendedoras

Todos os meses o Avante se encontra para as Resenhas Empreendedoras, evento online fechado para os participantes da rede, que passou a contar com empreendedores de outros projetos da Aventura, além da realização de Resenhas em parceria com a ANIP. 

Os temas dos encontros são definidos por meio de votação e, a partir do tema, são convidados para conduzir a Resenha dois participantes de acordo com suas expertises e trajetórias particulares. 

Ao longo do ano foram realizadas cinco Resenhas sobre temas variados – de Finanças, com a parte de precificação, passando por Marketing com estratégias de venda e o uso de redes sociais, Planejamento com as perspectivas para 2022, até temas que atravessam nossa vida como a questão da Saúde mental. 

 Partindo da experiência concreta dos empreendedores convidados em um espaço seguro para participação de todos, o resultado é, nas palavras deles:

“A troca de experiências é sempre maravilhosa. Poder conversar com pessoas de diferentes áreas de atuação profissional e poder contar resultados a partir de experiências é muito especial”.


Aventure-se Empreendedor!
Tem interesse em participar dos projetos GRATUITOS da Aventura de Construir? Deixe suas informações e avisaremos quando abrir as inscrições para o próximo!
Vinicius Dutra