Quando falamos sobre o tema de doações, o Brasil tem passado por algumas tímidas transformações. De acordo com o World Giving Index, estudo mais abrangente sobre este tema realizado pelo Instituto Gallup e pela CAF, quase 2,5 milhões a mais de brasileiros realizaram um “ato de bondade” em 2014 em comparação com o ano anterior. Apesar disso, o país caiu 15 posições no ranking global (amarga a 105ª posição) e não há sinais de melhora em vista da recessão econômica.

PLATAFORMA DE APOIO EXTERNO

É nesse contexto em que a Aventura de Construir lança sua plataforma de apoio externo para pessoas e empresas, com diversas possibilidades de atuação!

  1. Agora é possível através do nosso website fazer doações para diretamente patrocinar ações gratuitas aos microempreendedores, como capacitações coletivas e assessorias individuais no negócio dele ou dela, usando o PagSeguro, o PayPal ou a nossa conta bancária.
  2. Outro âmbito da plataforma é a possibilidade de ser um voluntário. A expertise e energia sua ou da sua empresa e funcionários podem ser aproveitados em atividades como assessorias temáticas, capacitações específicas ou no trabalho interno da Aventura de Construir.
  3. Além dessas ações, a Aventura de Construir é agora parceria do aplicativo O Polen. A ferramenta repassa para a nossa instituição uma porcentagem do valor de uma compra online realizada em qualquer uma das mais de 100 lojas online parceiras, sem custo nenhum para o consumidor. Uma ótima opção para as compras de Natal!

Mas por que concretizar todas essas atividades em um período de incerteza, quando há sinais confusos sobre o aproveitamento que o público fará dessas oportunidades?

POSIÇÃO DIANTE DOS DESAFIOS

A Aventura de Construir existe para incidir positivamente na sustentabilidade de pequenos negócios através do fomento ao protagonismo pessoal dos microempreendedores – isso é muito mais do que “gerenciar” as deficiências sociais do nosso público alvo, é de fato incentivar a proatividade diante dos desafios e o seu acompanhamento neste caminho. Nesse sentido, há também oportunidades que podemos aproveitar no contexto atual de doações se tomarmos as iniciativas corretas.

COOPERAÇÃO E APRENDIZADO

O segundo fator que nos moveu foi a humildade de lembrar que nem todas as respostas estão em nossas mãos, portanto a cooperação entre nossa equipe e nossos stakeholders é também uma oportunidade de aprendizado e de expansão. A sua participação nos tira da nossa “caixinha” e deixam uma marca em nossa instituição, que faz crescer e enxergar novas perspectivas.

Um bom exemplo é a Campanha de Natal que estamos fazendo nas redes sociais (aqui no Facebook e aqui no Instagram). Criada a partir do trabalho conjunto de funcionários, voluntários e microempreendedores, faz conhecer mais sobre estes mundos e os interliga em um diálogo incomum.

Lembre-se que que o final do ano é um tempo de revisitar aquilo que está dentro de você, que te faz caminhar, e apoiando nosso projeto é uma maneira de fazer outros caminharem mais rápido e com mais estabilidade.

Participe do movimento de inclusão que é a Aventura de Construir!

Silvia Caironi

Adriano