Atualmente o voluntariado é o pilar do terceiro setor, mas você sabia que esse tipo de solidariedade existe desde o século XVI? 

Simmm!!! O trabalho voluntário existe no Brasil desde 1543! Ele nasceu com a fundação da Santa Casa de Misericórdia, na Vila de Santos, e foi ainda mais disseminado com chegada da Cruz Vermelha, em 1908, e pela promulgação da Lei n° 9.608, em 1998, que dispõe sobre as condições do serviço voluntário.

Na Aventura de Construir (AdC), desde 2016 contamos com uma equipe de voluntários muito ativa! Eles ajudam nas assessorias e capacitações que realizamos na periferia da Zona Oeste de São Paulo.  Hoje, os voluntários chegam até nós através deste site e redes sociais da organização. Além disso, também divulgamos nossas oportunidades em sites parceiros, como o Atados e o Setor 3,  plataformas  específicas do terceiro setor.

Acreditamos que o voluntariado é o ato de fazer algo em benefício do outro, reservando algumas horas do dia, semana ou mês para dar atenção e ajudar pessoas que necessitam de algo que podemos oferecer: tempo, conhecimento, recursos materiais, etc. Um bom voluntário é aquele que se identifica com uma problemática social e contribui, de alguma maneira, ao fortalecimento das ações que trabalham pela causa que acredita transformar diferentes realidades e melhorar a vida de outras pessoas. É uma troca muito enriquecedora e toda contribuição é sempre válida, por isso sempre buscamos abrir espaço para  novas ideias! Deste modo, podemos evoluir e realizar mais projetos de impacto socioambiental positivo! 

Hoje, no Dia Nacional do Voluntariado, a equipe da AdC parabeniza cada um dos voluntários que doam seu tempo, compartilhando habilidades e conhecimento! Nós agradecemos esses voluntários por fazerem parte dessa aventura com a gente, pois todos nós reconhecemos a importância do voluntariado, que ajuda a organização a levar desenvolvimento territorial inclusivo aos bairros de baixa renda.

Durante essa caminhada, passamos por muitas coisas juntos e participamos de muitas histórias acompanhando protagonistas nas periferias. E esse trabalho em equipe não tem preço!!!

Aqui, deixamos o nosso muito obrigado por construírem conosco essa trajetória! <3

Ainda não é voluntário e ficou empolgado para começar essa jornada com a gente? Saiba como ajudar escrevendo para contato@aventuradeconstruir.org.br e conheça nosso trabalho através deste site e nossas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.

Aventura de Construir