O voluntário da Aventura de Construir, Fernando Gomes*, embarcou conosco na missão do desenvolvimento territorial inclusivo desde o início de 2019. Ele já participou de muitas atividades e sua presença sempre foi fundamental na organização das capacitações. Agora ele se juntou a nós para falar um pouco sobre o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa!

Dia 05 de outubro celebramos a existência das empresas responsáveis por mais da metade dos empregos formais no Brasil e que mais contratam pessoas para seu primeiro emprego: As Micro e Pequenas Empresas.

A Aventura de Construir aproveita este dia para refletir sobre alguns desafios que este segmento empresarial precisa superar para obter longevidade e saúde financeira!

1. Formalização

Ainda é muito alto o número de micro e pequenos negócios sem registro formal. Se a sua empresa ainda não está formalizada, busque fazer isso! Há uma série de benefícios que isso pode trazer, até mesmo o acesso à linhas de crédito diversas.

2. Mortalidade: Micro e pequenos negócios.

Quase metade dos novos negócios morrem em até 2 anos. Esse é um número muito preocupante, afinal não são só os negócios que morrem, mas também os sonhos e esperanças daqueles envolvidos no processo. A solução para fugir dessa estatística ruim é procurar ajuda e se capacitar para aprender cada vez mais sobre negócios. A Aventura de Construir realiza capacitações gratuitas que podem ajudar!

3. Inovação de produto e processos

A dica aqui é: Inove! Seja no produto, no atendimento ou até mesmo nas campanhas de marketing. Isso trará um retorno muito bom pro seu negócio, aposte nisso!!

4. Sistema Bancário 

Apesar de alguns bancos possuírem produtos especializados para micro e pequenas empresas, eles podem ser muito caros e não adequados à realidade do seu negócio. Mas algumas alternativas estão surgindo e podem ser usadas para te ajudar com crédito e fluxo de pagamento bem amigáveis. Pesquise mais, por exemplo, sobre a Firgun e outras fintechs.

Nós parabenizamos todos os micros e pequenos empresários e apoiamos o crescimento do setor, pois acreditamos que vocês são o motor do Brasil!!!

*Fernando Gomes é economista formado pela PUC de São Paulo. Já atuou em fundos de investimentos e corretoras com fusão, aquisição e avaliação de empresas.  Hoje atua como programador na Casa da Web e é voluntário da Aventura de Construir há quase um ano.

_______________________________________________________________________________________________________

Aventura de Construir