Conclusão do Projeto Novos Horizontes

No primeiro semestre de 2022, a Aventura de Construir realizou o projeto Novos Horizontes, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Paulo, concluído no mês de maio.

Totalmente gratuito e com atividades online e presenciais, foi destinado principalmente para moradores de São Paulo, pessoas que não tiveram uma renda formal nos meses anteriores às inscrições, e que fazem parte de uma família de 4 ou mais pessoas.

Aprendendo sobre temas como educação financeira, plano de negócios, competências socioemocionais para o desenvolvimento pessoal e profissional, formatação de currículo e redes de oportunidades, os participantes somaram 241 presenças em capacitações e 125 participações em assessorias.

Leia mais abaixo e assista o vídeo com depoimento dos participantes!

Ao analisar os objetivos específicos com base nos resultados obtidos, conseguimos visualizar os impactos sob uma perspectiva que, por vezes, é difícil mensurar através somente dos números.

A exemplo, uma empreendedora que teve como conquista terminar o curso, comentando que “nunca havia terminado algo que tinha começado em sua vida”.  Em muitos momentos, ela pensou em desistir, mas com o apoio da equipe AdC e a abertura e persistência da empreendedora, foi possível este enorme passo protagonista. 

Sendo assim, os objetivos específicos alcançados são:

  • Capacitação e assessoramento a adultos de baixa renda com metodologia própria da AdC – possibilitando um espaço seguro de aprendizado capaz de fomentar o protagonismo dos participantes e fortalecer a autoestima dos participantes.
  • Promoção de um futuro sustentável, com poder de decisão individual e melhor qualidade de vida.
  • Democratização do acesso à oportunidades de formação e ao conhecimento para obter renda;
  • Expansão das perspectivas do público beneficiário sobre caminhos possíveis para obter renda;
  • Promoção e fortalecimento de redes de colaboração entre os microempreendedores.

No início do projeto, muitos compartilhavam a certeza de que não iriam conseguir acompanhar os conteúdos por diversos motivos, como insegurança e falta de conhecimento prévio. Ao término, foi possível perceber uma mudança e ampliação da perspectiva sobre si mesmo: entendendo que sim, podem existir desafios, mas é possível superá-las com conhecimento, planejamento e apoio.

Foi possível perceber no público certa timidez em pedir ajuda ou buscar apoio e todas as atividades do projeto incentivaram estas atitudes como sinônimo de coragem, e não de fraqueza. Para além dos vínculos criados durante as capacitações e assessorias, a equipe se fez atenta para compartilhar novas oportunidades de cursos na AdC, que poderiam ampliar ainda mais as perspectivas e fortalecer o conhecimento. 

Sobre os participantes do projeto:

  • 86% estavam sem renda formal nos últimos 3 meses que antecederam as inscrições (fev/2022)
  • 79% apresenta família com mais de 4 pessoas;
  • 57% apresenta alguém da família que recebe menos de R$550,00 por mês;
  • 98% possui de 25 a 55 anos,
  • 86% é da cidade de São Paulo;
  • 100% são mulheres;
  • 64% possui um pequeno empreendimento.

Atualmente, cerca de 40% dos formados estão frequentando o curso de empreendedorismo “Realidade Empreendedora III” e os outros que não conseguiram, também foram incluídos na rede “Avante Empreendedor”.

Nada melhor do que perguntar para os próprios participantes as dificuldades encontradas nesta caminhada. E será que eles saíram com novos horizontes dessa jornada?

Para saber, assista o vídeo abaixo!

Vinicius Dutra