Compartilhar experiências para fortalecer!

As atividades do curso “A Realidade Empreendedora” estão chegando ao fim. Mas, como sempre foi enfatizado durante o processo, o término das aulas não significa um ponto final para o conhecimento, pelo contrário, é um começo repleto de novas experiências.

Nesta jornada empreendedora, a equipe da AdC observou um crescente vínculo entre os participantes para além da sala de aula, o que demonstra que, mesmo no online, é possível criar afetos, potencializar a solidariedade, compartilhando conhecimento, e fundamentar cada vez mais os nossos saberes!

Recebemos uma série de mensagens sobre o término do curso, e durante uma conversa com o Instituto CCP, equipe que financiou e tornou está belíssima jornada possível, fomos contemplados com uma proposta de aula com Pedro Daltro, CEO do ICCP e uma surpresa!

Todos estávamos realmente ansiosos e muito felizes, afinal, para além de financiadores e apoiadores, o ICCP se mostrou também um entusiasta das atividades desenvolvidas pela AdC.

O convite da aula foi compartilhado com todos os participantes e aberto aos demais que pudessem se interessar. 

Eis que chega o dia primeiro de setembro. Sala do Zoom lotada, mais de cinquenta pessoas! Silvia Caironi, presidente da AdC, agradeceu a presença de todos e principalmente o apoio fundamental do ICCP para ser possível avançar com a jornada. Segundo Caironi:

É um momento para celebrar! Quando acontece algo positivo é preciso celebrar! Foi muito interessante toda a colaboração estreita que este projeto colocou em movimento com toda equipe do ICCP envolvida nos mínimos detalhes! Foi a possibilidade de verificar que quanto mais o financiador, o intermediário, e os beneficiários estão unidos, mais se responde a uma necessidade! Num momento como este, construir conjuntamente é ainda mais fundamental!” 

Após a potente fala de Silvia, Grasiela, integrante da equipe do ICCP, acalmou os ânimos dos ansiosos e garantiu que a surpresa já vinha! Relembrou que um dos pilares do ICCP é fomentar o empreendedorismo e que, estavam muito satisfeitos em apoiar um projeto vivo e tão oportuno. 

E eis que sem mais delongas adentra na sala Geraldo Rufino, fundador da JR Diesel, a maior empresa da América Latina em reciclagem e desmontagem de veículos. Mas Geraldo estava muito mais interessado em compartilhar sua trajetória de vida do que falar sobre os resultados de seu trabalho atual.

O empreendedor relembrou que seu sucesso não chegou do dia para noite, teve muito trabalho e muita luta e destacou a importância da gratidão para seguir a vida com mais força e alcançar o que se deseja.

O olhar dos outros: 

A sua história emocionou todos os presentes. Afinal, muitos ali reconheceram na força de Geraldo a própria força. 

Muitas pessoas, ao começarem um curso na AdC ou realizar uma assessoria, compartilham que ainda não se sentem empreendedoras… que estão apenas começando. É compreensível que este entendimento sobre si não venha de uma hora para outra, mas a partir de um processo de autovalorização e segurança com o próprio trabalho.

E como se valorizar? São tantas dúvidas, medos e muitas vezes… falta também apoio da família,de amigos…. Parece que tudo acontece com o outro, mas não com você. 

O engajamento das pessoas durante o curso é perceptível de várias formas: frequência assídua, sistematização das dúvidas, maior traquejo dentro de temas que no começo pareciam difíceis, etc. Mas para além desta teia, também conseguimos identificar que as pessoas falam de si com mais segurança e acreditam cada vez mais no seu trabalho.

A fala de Geraldo veio em um momento oportuno para dar ainda mais força para estes empreendedores. Fez com que todos se lembrassem que não estão sozinho e que a possibilidade pode estar mais próxima do que parece.

Mas e os tropeços durante a caminhada?

Segundo Maria Matilde Santos, empreendedora na área de petiscos naturais para pets:

“Geraldo é uma pessoa que não é distante da minha realidade, e como grande maioria de todos nós empreendedores – que estamos tentando respirar, pagar boletos, ter uma fonte de renda, ele começou, quebrou, deu certo, e quebrou de novo, e não desistiu. Ele é uma mostra que a gente consegue. E que não dá pra desistir na primeira. E que tem que ter planejamento, estudo e embasamento teórico. ”

Geraldo se intitulou como “uma pessoa irritantemente feliz”. Sabemos que a alegria não deve ser uma obrigação, mas abrir os olhos e o peito e repensar no que nos faz feliz pode ajudar a fazer da vida uma experiência mais leve e produtiva. Muitos participantes compartilharam no pós aula que a fala dele sobre felicidade os inspirou a se reinventar. 

Atiçar o olhar,  estimular o exercício da  gratidão e aprender se valorizar são hábitos fundamentais para esta reinvenção.  Hábitos estimulados durante todo o curso e relembrados, de forma tão viva, por Geraldo.

E depois de uma palestra dessa ainda tem mais? Sim! Pedro Daltro fez uma belíssima intervenção trazendo temas atuais sobre marketing. Relembrou a importância de observar o cotidiano e de saber ouvir o seu cliente para gerir melhor seu empreendimento. 

Ahhh! E teve mais. Sugeriu a todos participantes escutarem os mais novos. A tal da geração que nasce com o celular na mão. Pois é, já pensou quanta idéia boa não pode surgir daí? Além disso, aprender em família é sempre um bom negócio.

Após a aula é método da AdC enviar uma ficha de avaliação para que os participantes façam uma retrospectiva e uma reflexão sobre o conteúdo estudado. Uma das perguntas realizadas foi:

A história de Geraldo Rufino fez você refletir, de alguma forma, na sua própria história? Se sim, quais os pontos que mais ajudarão você no seu dia a dia e como?

A maioria relatou que a aula foi um banho de incentivo, auto-estima, persistência e confiança. Além de estimular todos a repensarem a forma como enxergam os acontecimentos. 

Compartilhamos abaixo algumas das respostas:

“A importância de ser feliz independe da situação que enfrentamos. Devemos sorrir sempre e ser grato a todo tempo. E enxergar sempre com olhos positivos as coisas.” – Andrea Andrade dos Ananias 

“Sim. De certa forma a grande maioria dos seres humanos pensa que só será feliz quando com muito dinheiro...E é muito estimulante pensar em agir ao contrário dessa tese. Vou exercitar ao máximo…Primeiro sendo ainda mais grato a Deus, por tudo! E por maiores que sejam as dificuldades.. nunca desistir dos meus sonhos. “ –  Ilson Caputo

“Nossa!!! Com certeza, passei por muitos problemas no mundo corporativo onde tive que escolher…exaltar o lado ruim, ou pegar aquele problema para servir de mola propulsora para fazer algo diferente e melhor.” – Carlos Alberto Raposo

“A forma como enfrenta os obstáculos, as falências dele e como ele contornou isso. Ser empreendedor não é fácil. Estamos nesse processo de buscar soluções para contornar os nossos obstáculos.” –  Maria Rose de Farias

“Sim, me fez refletir, “acordar” e me fez ver onde estava errando….” – Líbia Rosa

“Permanecer focado com a certeza que podemos até cair, mas somos capazes de nos levantar e nos tornar cada vez mais fortes.” – Joaquina Neta de Sousa de Oliveira

Estas mensagens são a prova viva de que o impacto causado pela fala de Geraldo não se restringiu a aula! Ficou a pulsar pela mente das pessoas. 

Gratidão ICCP por nos presentear com mais esta belíssima surpresa!

Admin Admin