COMO VENDER ONLINE

O mundo não vai mudar … já mudou!!!

O COVID 19 deu uma acelerada nesta mudança levando-nos uns 5 anos para frente. Portanto, precisamos entender no que precisamos mudar nós também se queremos seguir existindo!

No post anterior, falamos sobre como engajar seus clientes atuais e potenciais nas suas redes sociais. Esse é um primeiro passo para introduzir sua empresa na vida online.

Agora que você já está planejando e agindo nas redes sociais, como você faz para vender online?

Há um tempo atrás só era possível vender online daquela forma tradicional: um site, negociação com empresas de cartão para aceitar as bandeiras, e divulgação pelo Google. Hoje existem outras diversas ferramentas que vão te ajudar a vender pela internet e vamos falar de algumas delas aqui.

É claro que ter um site estruturado e preparado para atender seus clientes funciona muito bem e vira um lugar onde você pode gerir seus produtos, ajustar sua logística e muitos outros pontos. Mas também sabemos que isso demanda tempo e investimento alto, e nesse momento precisamos adaptarmos com rapidez aos novos cenários.

Por isso, ter a opção de vender pelo Facebook e pelo Instagram se torna crucial. Hoje, existem diversas lojas de sucesso que trabalham apenas com as redes sociais. E para que você consiga ter a assertividade e precisão necessária para conseguir vender e entregar seus produtos para seus clientes você precisa se atentar à alguns pontos.

  • Descubra quem é seu público

Com o Facebook e o Instagram comercial, você consegue mensurar através das estatísticas dadas pela própria rede social quem é seu consumidor. Idade média, sexo, região e mais uma série de informações demográficas que podem e devem ser usadas na hora de fazer uma postagem oferecendo um produto.

  • Metas

Sempre que você for começar a desenvolver um trabalho, seja no meio físico ou digital, você precisa estabelecer metas. O que eu quero vender? Quanto eu quero vender? Estabeleça metas e batalhe por elas.

  • Descubra quem são seus concorrentes

Para realizar esse tipo de trabalho, você precisa entender com quem você disputa o seu público. É extremamente necessário que você sabia quem são seus concorrentes e quais são seus diferenciais. Isso é muito importante pois vira um argumento de venda e pode ser um ponto decisivo para o seu cliente comprar de você e não do seu concorrente.

  • Planejamento

Tudo que foi dito aqui em cima faz parte de um planejamento real de uma loja virtual mas vai muito além. Você precisa fazer um cronograma diário de o que postar e quando postar nas suas redes sociais. No post anterior falamos de ferramentas que te ajudam a fazer isso. Se você não leu, corre lá que é importante. Clica nesse link.

  • Periodicidade

A vida nas redes sociais é muito rápida e, para acompanhar essas mudanças, você precisa ser constante. É imprescindível que você poste sempre e que mostre aos clientes que a sua empresa se preocupa com a página e com a mensagem que ela transmite.

  • Crie um relacionamento com seu cliente

De nada adianta você ter uma página com postagens incríveis e até um bom número de vendas se você não se relacionar com seu cliente. Você precisa demandar um tempo para responder aos questionamentos e criar ações e promoções para que cada vez mais as pessoas frequentem a sua página esperando por uma novidade.

  • Mensurar resultados

Com as ferramentas de análise das redes sociais, você pode conferir os posts que fizeram mais sucesso, o horário de pico de visitas na sua página e tudo isso gratuito. Para saber como fazer isso, acesse aqui.

  • Invista em campanhas

Esse é um ponto fundamental nas redes sociais. É claro que quando você investe em campanhas, você não deve e não vai parar de realizar ações nas suas páginas que tragam novos seguidores e maior engajamento dos seguidores antigos, mas é preciso entender que quantos mais pessoas visitam sua página, maior a chance de você realizar uma venda.

As campanhas nas redes sociais são importantes para dar visibilidade ao seu produto e sua marca para pessoas que ainda não te acompanham e que estejam dentro do seu público alvo. O investimento é baixo e o resultado pode ser muito interessante. Comece investindo pouco como 10 ou 20 reais, mensure os resultados e veja como isso pode ser encaixado no seu orçamento e planejamento. Se não sabe como fazer esse anúncio, acessa aqui que te ensinamos.

  • Trabalhe em 360 graus

É importante lembrar que todas as suas comunicações online devem falar a mesma língua. Seja cuidadoso na hora de escolher o que posta e onde você posta. Tenha um planejamento estruturado e não se assuste com as mudanças. As redes sociais são voláteis e mudam praticamente a cada segundo mas, se você se planejar e aprender a mudar junto com a rede, você só terá sucesso nessa jornada.

Aventura de Construir