Neste mês de setembro a Aventura de Construir realizou duas capacitações sobre Alimentação Saudável e Saúde Financeira. Esses dois temas, que num primeiro momento soam completamente independentes, estão mais próximos do que podemos imaginar!

Por que decidimos unir esses temas no interior de uma capacitação?

Em alguns encontros do Projeto Caterpillar Aprender para Transformar, nossos consultores identificaram uma necessidade a partir da realidade do público presente. Ao falarmos sobre organização orçamentária e  redução de gastos, a alimentação começou a ser apontada por muitos participantes como um item relacionado ao descontrole financeiro.

Os excessos relacionados à alimentação podem acontecer por vários motivos: ansiedade, falta de tempo, tristeza, alegria e, na verdade, tudo vira motivo para comer além da conta, não é mesmo? Isso não é um problema só de bem-estar, mas também orçamentário.

Neste cenário, surge outra questão importante. Para comer bem, tenho que gastar muito dinheiro?

Ao pensarmos em alimentos saudáveis, tendemos a associar àqueles super conhecidos e que também, em geral, são super caros. No entanto, é possível sim nos alimentarmos bem sem gastar muito. O ponto é: como obter um benefício para a saúde e para o bolso?

Foi sobre esse ponto que desenvolvemos a capacitação, procurando quebrar os mitos em torno dos alimentos saudáveis. A substituição de alimentos, por exemplo, precisa ser mais investigada, pois existem alimentos que possuem as mesmas propriedades dos super caros, mas chegam a custar, pasmem, até dez vezes menos!!!

Ou seja, você não precisa gastar muito dinheiro para comer bem! Tudo que precisamos fazer é adequar nossa alimentação ao nosso orçamento, lembrando de anotar os gastos com isso, porque dessa forma fica muito mais visual e fácil controlar o orçamento.

Se você chegou até aqui, agora deve estar se perguntando… Então como eu  devo montar meu cardápio saudável com o que compro regularmente de alimentos?

A criatividade abre possibilidades. Um tempero novo muda o sabor de um alimento que até então alguém não gostava. A informação é a fonte do conhecimento nutricional, que pode mostrar como substituir um alimento mais caro por outro mais barato, com as mesmas propriedades. Por isso é importante estudar conteúdos sobre o tema, assim como realizamos nesta capacitação!

Quando falamos em nutricionista, a imagem que nos vem à mente é de uma dieta rigorosa, com refeições nada saborosas e ainda caríssimas. Mas acredite: é possível se alimentar muito bem com o que você tem na sua geladeira.  

Ingresse nessa aventura de cuidar melhor da alimentação cuidando também do seu dinheiro! 

_______________________________________________________________________________________________________

Aventura de Construir