Nosso caso de sustentabilidade deste mês, conta um pouco da jornada empreendedora de uma moradora no Jd. Canaã, bairro da zona Oeste de São Paulo. Maria Alcione é uma empreendedora que adquiriu suas expertises antes mesmo de ser dona do seu próprio negócio.

O ano de 2019 foi muito especial para essa mulher empreendedora. Desde sua primeira assessoria, no dia 24 de janeiro desse mesmo ano, Alcione já se mostrou uma pessoa de postura aberta, ativa e muito focada em vendas e melhorias para o negócio. Ela tocava um box, a Boutique Canaã, dentro de uma galeria no Jd. Canaã, que não era seu: ela foi contratada por uma ex-cunhada de seu marido e recebia por dia, não havia comissão sobre as vendas. 

Diante de situações fora da curva, percebemos as pessoas que são diferenciadas, pois mesmo sem comissão, Alcione inventava e reinventava tudo o que podia – nem tudo ela podia, pois dependia do aval das donas para aumentar as vendas no box: fazia sacolas para entregas na casa das clientes, fazia pedidos de acordo com o que as clientes davam de dicas, se disponibilizava nas redes sociais para interação com as clientes, postava fotos, etc. Ela realmente entendia o que era vender e o que era necessário para vender. 

Em sua primeira assessoria, ela já indicou que seu sonho mesmo era ter o seu próprio negócio, e para isso, sempre contou também, com o apoio de seu marido, o Paulo. Então suas assessorias com a Aventura de Construir sempre foram direcionadas em duas partes: falando sobre a situação atualizada do box e as melhorias que ela fazia ali, recebendo dicas e feedbacks de nossos assessores, e, também, sobre planejamento e estruturação de um novo negócio, como iniciar um empreendimento do zero e obter o almejado sucesso. 

Com as dicas da Aventura de Construir, Alcione melhorava em aproximadamente 45% o volume de vendas do Box onde trabalhava, com suas estratégias e perfil de vendedora ativa, mas mesmo assim, não era valorizada e isso a desanimava muito. 

Em setembro de 2019, o desanimo deu lugar à coragem, e a empreendedora decidiu que não ficaria mais presa, que voaria por conta própria e seria a maior responsável pelo seu sucesso. 

Contou com a colaboração e as assessorias da Aventura de Construir para que esse processo fosse o mais planejado e bem estruturado possível. 

Maria Alcione alugou um imóvel e mesmo antes de sua inauguração, já recebia elogios das pessoas que passavam em frente à loja, dizendo que os detalhes estavam ficando lindos e que estavam ansiosos pela inauguração. Então, no dia 02 de novembro de 2019, seu primeiro empreendimento foi inaugurado: a loja Alcione Dias – “Estar na Moda é ser você mesma”.

Com muito carinho e muitos detalhes pensados com cuidado para agradar suas clientes, ela conseguiu inaugurar com muito sucesso.

Por exemplo, fez um cantinho do café, com biscoitos, chocolate, variações do tipo de café, entre outros mimos, para que as clientes sintam esse carinho no atendimento: 

Desde quando essa ideia surgiu, ela e o marido (que tem um trabalho formal) guardaram para poder fazer o investimento no seu negócio.

Nosso foco em 2020 com a empreendedora, é que a sustentabilidade do negócio seja mantida e que as finanças e o planejamento sejam sempre organizados para que ela seja uma gestora inovadora. 

Uma das coisas mais agradáveis nas assessorias, especificamente falando de 2019, foi ver a evolução tangível dos empreendedores. Alcione é um caso de muita perseverança e força de vontade para empreender, pois deu o seu melhor, mesmo quando não tinha as melhores condições para fazê-lo. Mesmo quando não era valorizada.  

Escutar sobre a gratidão da empreendedora com a Aventura de Construir, durante esse processo, não tem preço.Isso nos motiva para que em 2020 façamos um trabalho ainda mais profissional, estimulando que casos como o da Maria Alcione, com uma ideia do papel à realidade, sejam cada vez mais comuns.

Aventura de Construir