Pular para conteúdo
Aventura de Construir
  • Quem somos
    • Nossa história
    • Missão, visão e valores
    • Nosso Diferencial
    • A equipe
    • Transparência
    • Política de privacidade
  • Para quem
  • Blog
  • LIVES
  • Apoie
    • Portfólio de projetos
    • Empresas
    • Voluntários da AdC
    • Doar agora
    • Seja um parceiro AdC
  • Falam de nós
  • Português

Início » Caso de Sustentabilidade

Caso de Sustentabilidade

Álvaro Alves Soares é baiano e atualmente reside e possui um empreendimento na Vila Aurora, Zona Oeste de São Paulo. O empreendedor já foi motorista e serralheiro e iniciou o seu negócio em 2012, quando deixou seu emprego fixo em uma serralheria e aplicou a sua rescisão em uma primeira compra de materiais para construção. Álvaro começou a vender a pequena quantidade dos materiais em sua casa antiga, localizada em outro bairro periférico na zona Oeste de São Paulo.

Em 2015, o empreendedor conseguiu um local para trabalhar somente com o seu negócio, separando seu domicílio do seu empreendimento e começou a participar das capacitações da Aventura de Construir.
Hoje, o empreendedor está localizado em uma área recém inaugurada, onde praticamente todas as casas estão sendo construídas ao mesmo tempo. Nesta região, Álvaro construiu a sua casa, que possui uma serralheria que presta serviço para a construção de pelo menos 50% das casas do bairro e no terreno ao lado, montou a loja de materiais para construção, que antes funcionava em sua casa.

É interessante a percepção do empreendedor para identificar a oportunidade de crescimento e desenvolvimento do negócio dentro de uma área que demanda muito a sua oferta.

A empresa possui três funcionários, sendo dois na serralheria ajudando na mão de obra das ferragens para o início das construções e uma auxiliar na loja, que foi recém contratada para ajudar nas vendas e na gestão do negócio.

O negócio de Álvaro cresceu muito e hoje ele tem uma movimentação de altos valores, pois além dos materiais da loja de construções, vende produtos e serviços de grande valor na construção de ferragens, que são demandadas para o início das construções das casas de todo o bairro.

As assessorias realizadas pela Aventura de Construir iniciaram em 2015 e no decorrer dos anos, percebemos um “gargalo” para o negócio consequente do perfil comportamental do empreendedor. Álvaro tem um ótimo relacionamento com os clientes, tem qualidade em suas entregas, tem demanda, mas tinha impactos negativos por ser centralizador e não confiar em outras pessoas para delegar as atividades. Sozinho na gestão do negócio, ele era responsável pela compra, administração do estoque, vendas, produção, pagamentos e entrega, portanto, sendo totalmente responsável por todas as atividades do negócio, não conseguia pagar as despesas em dia (porque não recordava), não controlava receitas e despesas (porque não tinha tempo), algumas vezes esquecia as entregas, a loja era extremamente desorganizada e o mais grave para o negócio, não tinha controle dos recebimentos. 

O empreendedor vende produtos da loja de materiais na condição de “fiado”, pois faz sentido para o negócio (porque quem normalmente realiza as compras não são os proprietários das obras, mas sim os pedreiros que precisam pegar os itens no dia a dia), mas não tinha controle das dívidas destes clientes. Nos anos de acompanhamento, começamos a provocar a reflexão sobre o controle das dívidas de seus clientes e em todas as visitas técnicas somávamos juntos os blocos de anotações dos devedores (no início, Álvaro não anotava e tinha todas as vendas com pagamentos não recebidos, na memória). Os números eram assustadores e em alguns casos, o cliente nem sabia que estava devendo, pois ele não conseguia realizar as cobranças

Em 2018 persistimos num trabalho de conscientização com o empreendedor, entendendo o comportamento dele por meio de sua história. Concluímos que Álvaro tinha uma profunda dificuldade em confiar em alguém para ajudá-lo na gestão do negócio, porque quem realizava esta tarefa anteriormente, era sua ex-esposa, qual se separou e não continuou com a parceria no empreendimento.

Aos poucos, o empreendedor foi aplicando as indicações da Aventura de Construir e aceitando as sugestões de melhoria para sua gestão empreendedora. O desafio maior para ele crescer na confiança foi lançado em dezembro, quando ele precisava visitar a sua mãe na Bahia e tinha decidido fechar a loja de materiais enquanto estivesse em viagem. Sugerimos que ele contratasse uma pessoa de seu bairro, fazendo com que ele não perdesse as vendas enquanto estivesse em viagem e para que pudesse contribuir para o desenvolvimento econômico e sustentável na comunidade em que está inserido. Na metade de dezembro, recebemos a ligação de Álvaro, contando a novidade e solicitando a nossa ajuda para treinar a primeira funcionária contratada para ajudar na gestão no negócio, Gessile, que estava iniciando a sua carreira profissional.

Visitamos o empreendimento e sugerimos algumas planilhas de controle para Gessile, ensinando o manuseio, a gestão e análise das ferramentas. Criamos metas para que Gessile pudesse fazer um levantamento de todos os “fiados”, do estoque (até então, Álvaro não sabia o que tinha dentro da loja e controlava tudo visualmente, comprando aquilo que achava que faltava nas prateleiras) e documentar a carteira de clientes.

Na primeira semana, Gessile limpou toda a loja, etiquetou todos os materiais e iniciou o controle, sempre consultando a Aventura de Construir para manusear as planilhas.
O empreendedor pôde realizar sua viagem sem fechar a loja e quando voltou, encontrou a loja muito mais organizada.

Atualmente o empreendedor pode se dedicar a serralheria e ainda é responsável pela área de compras da loja de materiais para construção, mas com a gestão de estoque, Gessile pode passar a demanda de forma racional para que Álvaro realize as compras de forma consciente e racional.
O “gargalo” com os recebimentos do “fiado” ainda não está completamente solucionado, mas hoje é realizado um controle e as cobranças aos clientes inadimplentes são realizadas pela nova funcionária, a Barbara, que substituiu a Gessile, e faz o fluxo de caixa do negócio de forma mais saudável. A loja está bem mais organizada e mais atrativa.

O empreendedor contou que estava passando por dificuldade financeiras, pois fez negociações de compra por intermédio de uma vendedora e a mesma depois de algum tempo deixou de pagar as notas e as cobranças começaram a chegar no endereço de Álvaro. A Aventura de Construir sugeriu uma negociação com a vendedora e até apoio jurídico para o empreendedor. Atualmente Álvaro está pagando as contas com auxílio da vendedora, pois a assessoria jurídica achou por bem negociar pessoalmente do que judicialmente.

Outa novidade, é que o empreendimento conta agora com o sistema de gestão de vendas SMB, que a funcionária Bárbara já sabe operar e ensinou Álvaro a operar as funções básicas do software. Outra novidade, é o término da nova loja do Álvaro no terreno ao lado, onde conta com acabamento de primeira, porta automática, cozinha para almoço e lanche, além de um escritório para as atividades de gestão. O empreendedor deve mudar para a nova loja, assim que contratar um novo profissional para vendas e que saiba operar o sistema de vendas SMB, já que Bárbara, começará a faculdade de logística e não vai conseguir conciliar o seu tempo com o trabalho. Álvaro pretende tirar férias em abril de 2020, mas antes de ir, planeja estar com o novo funcionário atuando na empresa.

Além dos consultores, atualmente Álvaro também recebe reforço de voluntários da Aventura de Construir, que estão ajudando-o a desenvolver a parte de comunicação do negócio, como criação da placa de entrada da loja, material promocional, etc

Recent Posts

  • A Síndrome do Zorro
  • AdC Entrevista: David Maderit
  • Turismo que transforma: conheça o Roteiros Velho Chico
  • AdC Entrevista: Raquel Simão
  • AdC Entrevista: Vitones (Parte II)

Receba nossas Novidades

Nos visite!

Aventura de Construir

Rua Felix Guilhem, 37
Lapa de Baixo
05069-000
São Paulo - SP
Tel.: +55 11 3895-0592
Cel.: +55 11 9.7404-3177

Politica de Privacidade

® 2019 Aventura de Construir - todos os direitos reservados
Tema por Colorlib distribuído por WordPress
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • LinkedIn
  • WhatsApp
Aventura de Construir e Cookies
Usamos Cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Cookies.
Aceitar
Manage consent

Detalhes de privacidade

Usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Cookies.
Necessários
Always Enabled

Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.

CookieDurationDescription
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsEste cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsO cookie é definido pelo consentimento do cookie GDPR para registrar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Funcional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsEste cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Outros.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsO cookie é definido pelo consentimento do cookie GDPR para registrar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Funcional".
viewed_cookie_policy11 monthsO cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent e é usado para armazenar se o usuário consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal.

Funcional

Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Performance

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Analíticos

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

Publicidade

Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.

Outros

Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.

SAVE & ACCEPT

Quer começar a empreender mas não sabe como?
Quer fazer crescer o seu empreendimento?
Tenha acesso aos nossos cursos gratuitos e on-line! 

AVENTURE-SE!