Raquel Santos: uma história de superação e conquista

Na última Jornada de Sustentabilidade de dezembro, trazemos uma história inspiradora para fechar o ano! A trajetória da Raquel Santos, empreendedora da Bahia, que iniciou seu contato com a AdC pelo participação no projeto Lamberti Transforma I, se tornou voluntária da organização e hoje está realizando o grande sonho de morar em São Paulo.

Confira a história completa abaixo!

HISTÓRIAS DE SUPERAÇÃO QUE MUDAM O RUMO DE UMA VIDA

A sensação que temos, é que o ano de 2022 passou tão rápido, que não conseguimos acompanhar todos os momentos e eventos ocorridos durante os 365 dias, mas nós da Aventura de Construir (AdC) conseguimos registrar histórias surpreendentes que marcaram o ano.

Podemos falar da história da Sandra Cintra, que a partir da necessidade de cuidar da alimentação da sua família, conheceu o mundo dos produtos orgânicos e resolveu empreender, levando comida saudável para os clientes…

Ou da Maria Rose, que observou o quanto as famílias precisam se alimentar de forma adequada e resolveu criar o Projeto social de hortas verticais: “Cultivando Afeto”…

Ou a história de Carla Adams, que começou a empreender para sustentar sua família por meio do artesanato criativo diante do desemprego que assolou sua família.

Muitas histórias incríveis que tivemos a oportunidade de acompanhar de perto, mas o que dizer ao apresentar uma história surpreendente de uma moça de Candeias na Bahia, cidade que fica a 80 km da capital.

Raquel Santos, que chega até a AdC por meio de uma indicação, participa do Projeto Lamberti Transforma I, que contou com assessorias e capacitações, se tornou voluntária na AdC e com sua atitude proativa, com trabalho eficiente, técnico e com profissionalismo foi chamada para trabalhar em São Paulo.

Entenda a história de Raquel Santos, uma moça que chega ao final de 2022 com seu objetivo traçado e tem um de seus sonhos realizados. Acompanhe a história a seguir:

TRAJETÓRIA BY RAQUEL SANTOS através das suas mesmas palavras

Raquel Santos

O 1ª encontro com a Aventura de Construir

“Moro na Bahia, estado com maior índice de desemprego do Brasil, desde que nasci. Quando me vi nesta situação de desemprego, decidi empreender, mas eu sabia que era necessário ter um planejamento estratégico para me orientar na busca de melhores resultados para o meu empreendimento. 

Para me capacitar e aprimorar meus conhecimentos, busquei um curso e na fase de criação do planejamento estratégico, tive contato com uma professora de Auditoria, uma profissional renomada em Auditora de Qualidade, que, por  coincidência, também prestava serviços para a empresa de produtos químicos, Lamberti.

E o encontro começou assim: um certo dia esta professora colocou no status do seu WhatsApp, informações sobre o projeto Lamberti Transforma I (2021).  Assim que eu vi, decidi me inscrever com o objetivo de encontrar mais orientação para concluir o planejamento estratégico da minha empresa, visto que eu estava com dificuldade.”

Projeto Lamberti Transforma I

O projeto foi realizado em 2021 e marcou a primeira parceria entre a AdC e a empresa Lamberti. Apresentou como propósito capacitar mulheres empreendedoras de pequenos negócios da cidade de Nova Odessa, no interior de São Paulo.

Foram realizadas capacitações e assessorias (atendimentos personalizados individuais e/ou coletivos) ministradas por consultores especialistas, com objetivo de orientar as empreendedoras a melhorar a gestão dos seus negócios.

Assessorias e Capacitações:

“Quando iniciei as assessorias e capacitações, compartilhei todas as minhas dificuldades para iniciar meu negócio e a cada assessoria, eu encontrava as respostas e incentivos que precisava. 

Finalizei o projeto Lamberti Transforma I com o planejamento estratégico, Canvas e questionário de pesquisa de mercado da minha empresa concluída. Acredito que se não tivesse participado deste projeto, ainda não teria finalizado essas etapas.

Além disso, recebi todo auxílio para criar um projeto social na minha cidade, e divulgá-lo na plataforma de doações coletivas da Benfeitoria, com objetivo de obter recursos financeiros.”

Voluntária

“O meu empreendimento será de prestação de serviços de Consultoria administrativa, financeira e de qualidade. Mas para ter eficiência e entregar serviços com qualidade, é necessário adquirir experiência, por isso resolvi buscar por trabalhos voluntários. 

Quando soube que a AdC sempre esteve de portas abertas para serviços voluntários, principalmente dos empreendedores atendidos e também da população em geral, decidi ser voluntária na AdC.” 

Raquel Santos

“Participei de algumas assessorias em alguns projetos, como ouvinte (para entender melhor o método) e também atuando como consultora, mas com a orientação de consultores experientes.

Aos poucos, pude orientar empreendedores sobre planejamento e arrecadação de recursos através de doações. Também criei planilhas de fluxo de caixa, para planejamento e precificação de produtos e serviços, entre outras atividades.

Mas o projeto mais marcante, foi a minha participação na elaboração de um Plano de Negócio de média complexidade para uma empresa de serralheria do estado de São Paulo. Um desafio para mim, que nunca havia feito um plano de negócios, mas posso dizer que me surpreendi com o resultado. Conseguimos finalizar o projeto em 3 meses, e para isso me dediquei ao máximo para entregar o projeto com qualidade.”

Ida pra SP

“Após a entrega do plano de negócio, tive a oportunidade de conhecer o proprietário da empresa durante uma reunião de finalização do projeto, por meio de videoconferência (Zoom). 

O encontro foi muito interessante, e surgiu a proposta de trabalhar na Aluthaico, nome da sua empresa de serralheria que fabrica esquadrias de alumínio para prédios residenciais. Após o convite não pensei duas vezes e resolvi aceitar o desafio.

Há alguns anos eu já tinha o desejo de ir para São Paulo, porém não haviam surgido oportunidades. 

Essa oportunidade vai me permitir mudar de Candeias, minha cidade na Bahia, para a Vargem Grande Paulista, onde será a sede da empresa Aluthaico. Um desafio e tanto para quem ainda não conhece São Paulo.

Eu entendo que foi possível conseguir esta oportunidade principalmente por dois motivos: minha atitude ativa e  me colocar à disposição da AdC como voluntária. E hoje posso dizer que vou realizar esse sonho de trabalhar em São Paulo. 

No início de 2023 já estarei em Vargem Grande Paulista para assumir a minha vaga de profissional da qualidade.”

Percepção do Consultor Sênior que acompanhou Raquel Santos

Uma moça com futuro promissor, que em seus trabalhos voluntários mostrou dedicação, vontade de aprender, assiduidade, além de ver a evolução na sua organização, proatividade, comunicação e pesquisa técnica, além de muito profissionalismo, não à toa, foi chamada para trabalhar na Aluthaico através do próprio dono da empresa.

Essa é a história de Raquel Santos, que nos faz fecharmos o ano de 2022 com a sensação de dever cumprido…muitas histórias tão diferentes, uma verdadeira aventura proporcionada por elas, mas sabemos também que há muito a se fazer nesse país em 2023. Por isso, já desejamos:

Um Feliz Natal e um ano de 2023 repleto de realizações!!!

Esses são os votos da Aventura de Construir a todos que nos acompanham.

Maria Marcelino