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Notícias

Sustentabilidade nos negócios

 As irmãs Cristiane e Aline são moradoras da cidade de Cajamar, na grande São Paulo, e empreendem na mesma cidade, em um bairro chamado São Pedro. 

A vontade de empreender no ramo de fraldas começou com Cristiane, que sempre trabalhou no segmento – ela era vendedora em uma loja de fraldas e artigos infantis. Além de gostar do que fazia, Cristiane gostava de perceber que o seu trabalho não era apenas vender um produto, e sim, participar, de alguma forma, de momentos especiais da vida dos clientes, por exemplo: comprar sapatinhos para anunciar a gestação, o período gestacional, conhecer o recém-nascido, vê-lo crescer e se desenvolver. 

Cristiane notou que em seu bairro, e nos bairros do entorno, não havia nenhum tipo de estabelecimento parecido, com o foco em fraldas, por isso, fez essa sugestão de empreendimento à uma amiga, que até tirou a ideia do papel, mas não deu continuidade. Então, quando ficou desempregada, ela decidiu que era o momento de agir, e quando se deu conta disso, sua irmã, a Aline, também acabou ficando desempregada, e topou fazer parte dessa aventura profissional com a irmã.

O Reino das Fraldas inaugurou no dia 7 de setembro de 2018, já tem pouco mais de um ano, e muitas mudanças já aconteceram. No início, a loja ficava em um local que as irmãs alugavam do próprio pai, pagando uma ajuda de custo, que nem consideravam como um aluguel, de fato, mas pagavam rigorosamente. A rua onde ficava o estabelecimento era movimentada, havia um fluxo de pessoas, porém, não era o suficiente para que os clientes fossem atraídos e as contas batessem.

Foi nesse momento que elas perceberam que as pessoas que precisam das fraldas, sejam mães de recém-nascidos, ou familiares/ cuidadores de adultos acamados, não tem disponibilidade de tempo para estar sempre indo comprar os insumos necessários. Então, implementaram o serviço de entregas em domicílio. As empreendedoras encontraram nessas entregas uma maneira de fidelizar o cliente, claro que isso também demandou outra percepção: não adiantava as duas tratarem muito bem o cliente, tanto no pré-venda quanto no pós venda, se o motoboy que fosse fazer a entrega, não desse continuidade a esse tratamento diferenciado e especial. Não era apenas entregar a fralda, era o atendimento como parte de algo maior. 

Já que não conseguiram alguém para isso, decidiram fazer as entregas, uma ou outra, de carro, mesmo gastando mais gasolina do que uma moto gastaria, mas, com a certeza do bom atendimento que preza pela fidelização do cliente. Cristiane, no caso, já deu até dicas de cuidados com idosos, para algumas pessoas que não estavam sabendo lidar com a situação de uma doença que acaba pegando de surpresa, por exemplo. Isso cativa a confiança e o carinho dos clientes, e, segundo elas, compensa o que muitas vezes as finanças não pagam. Mas todo empreendimento, para ser sustentável, precisa que as contas estejam em dia e o dinheiro girando.

As assessorias com a Aventura de Construir iniciaram em junho de 2019, e elas logo perceberam que teriam que melhorar, mudar e implementar muitas coisas, por exemplo, a divisão de tarefas, planilhas feitas no Excel, reuniões fora da loja e fora do horário comercial. Após a primeira assessoria já começaram a colocar em prática um plano de ação para a divisão de tarefas:

EmpreendedoraTarefas
Cristiane Vendas (call center e online), marketing, comercial.
AlinePlanilhas no Excel, atendimento na loja.

Antes das assessorias, elas sabiam o que era PDV (ponto de venda), percentual de lucro, cálculo de lucro sobre faturamento, porém, não colocavam nada em prática. Sempre acabavam deixando isso de lado. Postura que mudou bastante, pois atualmente tudo é passado para o Excel e calculado, adotaram a organização como uma prática cotidiana.

Logo após a loja se estabilizar nos primeiros meses, já apareceram dois concorrentes no bairro, um deles quase na mesma rua. Nesse período, elas logo vivenciaram algo que coloca à prova muitas características de um empreendedor: guerra de preços. Um dos concorrentes vendia fraldas com um valor muito abaixo do praticado pelas irmãs no Reino das Fraldas. Quando isso aconteceu, elas não tiveram outra alternativa, perceberam que não poderiam entrar no mesmo ritmo dele, pois sairiam perdendo. Os poucos produtos que chegaram a expor com o preço de custo, logo viram que não compensava fazer esse tipo de oferta, e com o apoio das assessorias, decidiram manter seus preços, e conquistar os clientes da maneira que sempre fizeram, com a fidelização e o tratamento diferenciado de atenção e pós-venda ao cliente. 

O concorrente não resistiu à sua própria estratégia, e acabou não dando certo. Outro concorrente chegou, inclusive, a oferecer sua loja às irmãs, pois também não conseguir manter e fidelizar o público local.

Diante do cenário positivo, surgiu ainda uma nova oportunidade: a chance de ter a loja em uma das avenidas mais movimentadas de São Pedro. Abraçaram essa oportunidade de um local vazio e a proposta de aluguel mais caro, e fizeram a mudança da loja em julho de 2019.

A mudança foi muito positiva e isso se reflete no faturamento: 

Houve sim o aumento no valor do aluguel, porém, agora elas economizam com:

·         Divulgação – Pois estando em um ponto comercial numa avenida com  mais movimento, com casa Lotérica, bancos, creche, posto de saúde, tudo muito perto do empreendimento, as pessoas automaticamente veem a loja e já passam para saber algo, comprar um pacote de fraldas, etc.

·         Entregas em domicílio – Basicamente pelos mesmos motivos citados acima, já que as pessoas vão até a avenida.

Além das economias, o novo endereço comercial, está permitindo que as empreendedoras possam sonhar cada vez mais alto, sabendo que é possível realizar.

Um ponto muito positivo do trabalho das duas irmãs, é que elas lidam com um público feminino jovem, que acabam se deparando com a gravidez em um momento ainda muito precoce em suas vidas, e nesse momento, elas não apenas vendem fraldas e produtos para o bebê, como também atuam com o acolhimento e o cuidado necessário com essas jovens. O cuidado tanto nas palavras, quanto nos apontamentos positivos sobre a gestação e amenizando, então, um pouco da ansiedade que naturalmente permeia esse momento. É esse cuidado que tem feito a diferença e potencializando Cristiane e Aline como empreendedoras, tomadoras de decisões e parceiras de seus clientes.

Notícias

Aventura de Construir e 212 Burger

Esse texto foi enviado por: Cassio Ozires Martinez que é publicitário de formação, especialista em Big Data e Inteligência de Marketing e Diretor de Operações da VOR Inteligência Coletiva e foi o responsável pela articulação e a realização dessa parceria com a 212 Burger.

Projetos com propósito e parcerias estratégicas

Um breve relato do Dia de Ação de Graças da 212 Burger e o que nos levou a escolher a Aventura de Construir como parceiros para essa ação

Comumente comemorado nos EUA, o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving) é uma data celebrada sempre na quarta quinta-feira de novembro, com o intuito de “dar graças” as conquistas que aconteceram durante o ano. Foi pegando carona em mais esse acontecimento da cultura norte-americana que resolvemos criar, para a 212 Burger, hamburgueria com a temática nova-iorquina, o Thanksgiving 212 e trazer como parceiros para esse projeto a ONG Aventura de Construir. 

Em 2019 fizemos a segunda edição do Thanksgiving 212, com o objetivo de celebrar as conquistas da 212 Burger no ano. Capitaneado pelo empreendedor e chef Diego Hernandes e seus parceiros comunicação, nós da agência VOR Inteligência Coletiva, o projeto aconteceu em quatro dias a contar da quinta-feira oficial de Ação de Graças. O chef desenvolveu o TGB (thanksgiving burger), que é comercializado apenas durante esse período e 50% de toda a venda desse produto foi destinada ao parceiro escolhido. Nessa edição contamos com o apoio da Aventura de Construir. 

Foi muito importante para nós contarmos com a Aventura nesse projeto. Ter ao nosso lado uma equipe preocupada com o desenvolvimento de todas as etapas, pessoas sérias e comprometidas, com absoluta transparência e lisura nas práticas e na apresentação da ONG nos possibilitou ter segurança para propor a ação para o cliente. Além disso, para nós, era indispensável que os frutos dessa arrecadação fossem destinados para a comunidade e que o parceiro envolvido tivesse crenças e valores concomitantes com os nossos.

Todo esse projeto nos mostrou como é importante construir parcerias estratégicas capacitadas para entregas de alta qualidade. Organizações que vão além do básico e se envolvem nos projetos fazendo assim com que o propósito seja cumprido e que os resultados gerados possam reverberar para toda a cadeia envolvida.

Estamos ansiosos pelo ano que vem e para mais oportunidades como essa.  


Notícias

Ciclo de capacitações Vender para Crescer

Em outubro e novembro, a Aventura de Construir realizou o ciclo de capacitações “Vender para crescer” aqui na Lapa. Foram três capacitações voltadas às técnicas para melhorar as vendas do seu negócio divididas em três temáticas: vendas físicas e presenciais; sistema de vendas; ponto de venda.

No dia 15 de outubro, a primeira capacitação foi ministrada por Cláudio Ferreira, Diretor Comercial do Metrô com foco nas vendas físicas, a segunda, teve a presença de Janete Jhun, Sócia da Joias Fany, no dia 24 de outubro falando sobre sistemas de vendas. Por fim, no dia 26 de novembro, a conversa com Camila Forte, Especialista de Gerenciamento de Categoria e Trade Marketing na Nestle Iogurtes da Nestlé.

Para ser um grande vendedor e impulsionar as vendas do seu negócio é preciso seguir algumas diretrizes e valores que serão agregados aos seus produtos. É importante que você acredite naquilo que está vendendo, que tenha segurança e conhecimento dos seus produtos. A confiança e o bom humor do vendedor interferem muito em como o cliente aceita suas sugestões e informações sobre sua compra.

Entender que o processo de venda não acaba quando o produto é vendido é uma boa estratégia para a fidelização dos clientes e a manutenção do relacionamento com eles. Percebam que é imprescindível que o bom vendedor saiba ouvir. Os clientes estão muito mais interessados em contar suas histórias do que ouvir, portanto, para um bom relacionamento, é necessário que o vendedor saiba ouvir e usar isso em seu favor.

Para que o seu processo de venda melhore e você consiga atender mais pessoas e com mais qualidade, precisamos falar dos sistemas que te ajudam a fazer isso. Para que a venda se concretize, diversos fatores acontecem em segundo plano, como o gerenciamento de estoque, emissão da nota fiscal, gerenciamento de vendedores, etc, etc, etc. e para esse momento de desespero e sobrecarga que o sistema de vendas surge como um salvador da pátria.

Para escolher o sistema mais adequado à sua realidade, você precisa pesquisar, estudar, conversar com outros empreendedores e assim tomar uma decisão. A utilização de um sistema, leva á facilitação até da implementação de uma loja online, onde o sistema é o próprio ponto de venda, por isso, é necessário estudar, planejar e ter o controle completo do seu empreendimento para maximizar ganhos e reduzir as perdas do seu negócio.

Agora você já tem um bom vendedor e um bom sistema de lojas, como você pode melhorar seu ponto de vendas?

Para melhorar seu ponto de vendas você precisa pensar em 4 pontos principais para poder remodelar e reestruturar a sua loja:

  • Quem é o meu CONSUMIDOR e quais são os IMPULSIONADORES PARA A COMPRA?
  • Qual a importância do PONTO DE VENDA e como explorá-lo de forma mais eficiente para AUMENTAR VENDAS?
  • Como definir o MIX IDEAL de produtos e como EXPOR SEUS PRODUTOS da melhor forma?
  • Como explorar VISIBILIDADE na loja?

Você precisa entender esses quatro pontos para definir quem é seu cliente e assim, melhorar seu ponto de venda. Esse exercício é fundamental pois define quem são seus clientes e isso é diferente para cada empreendimento.

Existem dois tipos de compras: planejado (racional) e por impulso (emocional) e você precisa saber explorar esses dois tipos de compra. A compra por impulso é aquela em que o seu consumidor não sai de casa com a intenção de comprar, por isso, esse é um tipo de ação completamente influenciável no seu PDV. No mundo de hoje, as pessoas se tornaram dependentes de uma coisa: o celular. Então, dentro do seu ponto de vendas, você precisa de ferramentas para tirar a atenção dessas pessoas da tela do seu smartphone como a localização dos produtos na prateleira e o uso de materiais adicionais para que o seu consumidor olhe verdadeiramente para os seus produtos.

Você precisa ajustar a exposição das suas mercadorias de acordo com seu cliente e o básico nunca pode faltar. Vamos usar o exemplo de um carro. O que faz um carro andar? Gasolina, motor, volante, etc. O carro precisa das coisas básicas para funcionar, pois de nada adianta um carro com toda a tecnologia, computador de bordo, se o motor não funciona. É assim também com a sua loja, é importante sim a variedade de produtos dentro do seu ponto de venda, mas é ainda mais necessário que os produtos básicos estejam ali presentes para conquistar sua venda e seu cliente.

Assim encerramos as capacitações de 2019 e esperamos continuar contando com você para os próximos anos. Siga a Aventura de Construir nas redes sociais e seja mais um nessa aventura de construir o seu negócio!

Para finalizar, ainda tenho uma proposta para você. Você precisa conhecer a plataforma Polen. É uma plataforma para você que gostaria de ajudar instituições e associações sem fins lucrativos a manter seu trabalho com suas doações através de vendas e compras online. Funciona para pessoas físicas que gostariam de doar e lojas online que queiram apoiar também. Acesse o site nesse link e confira esse trabalho.

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Semana Global do Empreendedorismo

Criada em 2007, a Semana Global do Empreendedorismo busca dar visibilidade ao empreendedorismo e aos empreendedores. A ideia é inspirar pessoas a ingressarem neste ecossistema empreendedor, criando pontes e facilitando o acesso à conteúdos que qualifiquem os interessados. 

Neste ano de 2019, celebramos esta semana entre os dias 18 e 24 de novembro, mas o mês inteiro está recheado de atividades. Nós, da Aventura de Construir, não ficamos de fora! E sabe por quê a gente participa deste movimento? A resposta é simples: o empreendedorismo gera desenvolvimento territorial e esta é a nossa causa!!!

Transformar realidades apostando no protagonismo empreendedor é o que nos move. Por isso, neste mês de novembro, já realizamos 2 eventos e ainda temos outras ações para a Semana Global do Empreendedorismo. Olha só que já rolou e o que vem por aí:

Dia 04/11 realizamos o lançamento da expografia Identificam-se Protagonistas do MIS (Museu da Imagem e do Som). E, desde o dia 08/11, as fotos de alguns dos microempreendedores acompanhados pela Aventura de Construir – com curadoria e registro de Diego de Jesus – já podem ser vistas pelo público na Estação República do Metrô. O evento articulou diferentes experiências empreendedoras do Brasil, reunindo Martha Medeiros, com um keynote speech inspirador, o lançamento do último CD do músico mineiro  Tatá Sympa, o fotógrafo Diego de Jesus e os microempreendedores Néa dos Santos e Wagner Félix num painel de debates de muita reflexão empreendedora!

Quer saber mais sobre esse dia? Acesse o nosso relatório sobre o evento aqui!

Dia 12/11 foi a vez do ProtagonizAí, um dia inteiro de reflexão sobre os caminhos dos Negócios de Impacto Social. Foram muitas trocas de conhecimento, experiências e aprendizado junto aos microempreendedores, consultores da Aventura de Construir e convidados para lá de especiais que participaram de uma roda de conversa para aprofundar o debate sobre o que é empreendedorismo social na periferia de São Paulo! Nós agradecemos muito a presença de Fábio Deboni (Instituto Sabin), Paulo Marcelo Ribeiro (ADE Sampa) e aos fundadores da Jaubra, Aline e Alvimar, representando um caso concreto de Negócio de Impacto Social criado na e para a periferia. 

Acha que acabou por aqui? Não, não! Ainda tem mais! Nesta semana do dia 18 a 24 de novembro ainda temos ações pela frente que vão nos mostrar com mais profundidade como o microempreendedorismo se desenvolve a partir do equilíbrio, apoio e atenção entre diversos fatores, tais como: comunicação da causa, formação dos beneficiários, articulação de parcerias e engajamento de financiadores e voluntários.

Os dois eventos supracitados estão relacionadas à todos esses itens. Agora, nesta Semana Global do Empreendedorismo, ainda queremos celebrar nossa parceira com a Firgun, com a hamburgueria 212 Burger e com nossos voluntários! Além, claro, de buscar novos patrocinadores que, assim como nós, estejam alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Firgun tem sido uma grande parceira desde 2018 no acesso ao microcrédito para microempreendedores que são assessorados pela Aventura de Construir. Eles apostam no “capitalismo consciente e na economia colaborativa como motores de uma sociedade mais justa e sustentável”. Essa perspectiva caminha em sintonia com o desenvolvimento territorial, causa pela qual atuamos nos territórios de baixa renda na Zona Oeste de São Paulo. 

Já nossa parceria com a hamburgueria 212 Burger foi pensada para celebrar a cultura de doação no país e também como uma fonte de recursos financeiros. Na festividade do Thanksgiving a 212 Burger irá doar o 50% do valor de suas vendas do TGB (ThanksGiving burger) realizadas nos dias 28, 29, 30 de novembro e 1 de dezembro para que a Aventura de Construir siga realizando seu trabalho!

Ainda neste mês de novembro vamos realizar uma capacitação sobre como atrair clientes e estruturar fachada para comércios que será ministrada pela voluntária Camila Forte, funcionária da Nestlé. Ações como essa demonstram nossa grande capacidade de estender o engajamento dos voluntários para ampliar as formações dos beneficiários da Aventura de Construir. Normalmente, o voluntariado não é usado como estratégia de formação pelas OSCs, vemos que muitas organizações usam essa força de trabalho para atividades muito específicas e que raramente se conectam com o compartilhamento concreto de conhecimento, mas ao longo deste ano de 2019  apostamos ainda mais na disponibilidade e interesse dos voluntários, por isso começamos a desenvolver esse trabalho de formação aos beneficiários. 

Por fim, ainda vamos aproveitar a Semana Global do Empreendedorismo para dar visibilidade à nossa causa através de nossos projetos conectados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nossa ideia é mostrar para potenciais financiadores como articulamos as metas da Agenda 2030 do Pacto Global em nossas capacitações e assessorias. Para saber mais sobre isso, vocês podem ler nosso artigo aqui e acompanhando nosso blog!!!


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Ainda tem perguntas sobre o evento no MIS?

Durante a divulgação da exposição Identificam-se Protagonistas percebemos que o público ainda tem algumas perguntas sobre nossas motivações em realizar uma parceria com a Linha da Cultura do Metrô com lançamento no MIS (Museu de Imagem e Som).

A Aventura de Construir convidou o fotógrafo Diego de Jesus para registrar o trabalho de beneficiários microempreendedores que protagonizam transformações nas periferias de São Paulo. Nossa ideia é dar a maior visibilidade possível à causa do desenvolvimento territorial inclusivo, por isso articulamos uma parceira com a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) – unindo uma causa social à beleza das artes visuais expostas nas estações do Metrô paulista. 

Com a intenção de sensibilizar diferentes públicos, o Metrô foi escolhido por ser um lugar de passagem que melhor acolhe a diversidade, reunindo pessoas de todas as idades, etnias, gêneros e classes sociais. Por isso nós convidamos todos a vivenciar essa experiência! 

Mas você ainda está se perguntando… Por que fazer o lançamento no MIS? 

A ideia de disseminar nossa causa no Metrô nos inspirou também a realizar um lançamento dessa expografia no MIS, uma referência importantíssima da divulgação de arte na cidade de São Paulo que aceitou ser nosso parceiro neste projeto. O MIS abriu suas portas para a Aventura de Construir, apoiando essa ação por reconhecer a importância da nossa causa. Essa parceria nos fortaleceu muito para organizar um evento que fale abertamente sobre a realidade do universo empreendedor no Brasil, partindo da realidade dos nossos beneficiários e também de personalidades inspiradoras, que hoje são reconhecidas ao redor do mundo por suas atividades.

Pensando nisso, convidamos para esta noite especial Martha Medeiros e Tatá Sympa. A ideia aqui é articular diferentes experiências empreendedoras do Brasil. A Martha é a empreendedora responsável por tornar a renda feita à mão matéria prima de sua grife mundial, será inspirador ouví-la sobre essa trajetória que mudou a vida de centenas de mulheres no Sertão nordestino! O Tatá é um músico mineiro de formação erudita e popular que canta e encanta com sua voz potente. Além de compartilhar suas belíssimas canções, ele também contará sobre o que é empreender no meio musical!

Agora, talvez você ainda se pergunte… Mas como uma OSC consegue fazer esse convite gratuitamente?

Nós contamos com o apoio de parceiros que acreditam na nossa causa, por isso foi possível chegarmos até aqui! Com diferentes apoios e alguns patrocínios, nós conseguimos criar pontes e ampliar nossa rede, articulando as pessoas que enxergam a beleza e a potência do nosso trabalho para realizar tanto a expografia no Metrô quanto o evento de lançamento no MIS!

Unir todas essas pessoas engajadas e diferentes experiências empreendedoras numa única noite é o que nos motiva a reforçar este convite!!! Caso ainda queria saber um pouco mais sobre, confira o texto Nossa missão através das lentes de Diego de Jesus e faça sua inscrição aqui!

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Dia Internacional da Erradicação da Pobreza

O Dia Internacional da Erradicação da Pobreza foi celebrado pela primeira vez em 17 de outubro de 1987, em Paris, na Praça dos Direitos Humanos e Liberdade – mesmo local onde a Declaração dos Direitos Humanos foi assinada, em 1948. Alguns anos depois, em 1992, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas oficializou esta data com o objetivo de dar visibilidade ao elevado número de pessoas que vivem na extrema pobreza – questão entendida até como crime pelos Direitos Humanos e, por isso, obrigação dos governos em assegurar sua erradicação. 

No entanto, a erradicação da pobreza agora parece algo cada vez mais distante. No Brasil, por exemplo, os rendimentos entre pobres e ricos estão cada vez mais desiguais. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNADC), realizada desde 2012 pelo IBGE,  revelou em sua última edição de 2018 que a diferença entre os rendimentos obtidos pelo 1% mais rico e dos 50% mais pobres é recorde entre os levantamentos anteriores. O índice Gini, o principal indicador da desigualdade social criado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), também atingiu o maior patamar em sua série de levantamentos.

O aumento dessa desigualdade é um reflexo direto da recessão do mercado de trabalho, impactando de modo muito mais acentuado os trabalhos informais que majoritariamente são ocupados por pessoas em vulnerabilidade social. Ou seja, as pessoas que deveriam estar protegidas por políticas de erradicação da pobreza são justamente as que mais são prejudicadas. Outro dado que nos revela isso é a regionalização da pobreza no país, que apresenta uma concentração de renda na região Sudeste de R$143,7 bilhões superior às de outras regiões. 

De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, a concentração de renda no Brasil é ainda maior do que a pesquisa do IBGE conseguiu mensurar por se tratar de uma amostragem domiciliar, na qual muitas pessoas não mencionam exatamente todas as fontes de renda que possui. A reportagem ainda analisa como essa desigualdade relaciona-se com questões estruturais, tal como o histórico escravocrata e patrimonialista do Brasil. Sobre isso, ainda vale a pena consultar a série de reportagens realizada pela mesma Folha de S. Paulo sobre Desigualdade Global – um material rico para análise das problemáticas em torno da erradicação da pobreza.

Desde os anos 2000, o tema também é pauta da ONU no âmbito do PNUD. Inicialmente, através de uma agenda global adotada pela Declaração do Milênio das Nações Unidas, momento no qual todos os Estados membros da ONU e outras organizações internacionais definiram os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) com meta de realização até 2015. Após 15 anos de ação, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, e decidiram por um novo plano de ação com metas de realização mais abrangente, criando a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável por meio dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). A erradicação da pobreza aparece como primeiro objetivo dentre os 17 tópicos trabalhados por esta nova agenda global. O ODS1 postula “acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares”. 

A Aventura de Construir (AdC), como uma das 104 ONGs brasileiras que participam do Pacto Global, trabalha intensamente em prol da erradicação da pobreza por meio de ações diretas junto ao público das periferias de São Paulo. Através de capacitações e assessorias para microempreendedores de baixa renda, que lidam com questões de formalização, profissionalização e perspectivas de futuro num mundo em transformação, a AdC possibilita que famílias garantam sua sustentabilidade com dignidade e qualidade de vida. 


Neste Dia Internacional da Erradicação da Pobreza nós celebramos todas as iniciativas envolvidas nesta causa e parabenizamos todas as pessoas que ajudam a fazer a diferença na luta diária contra as desigualdades sociais, estimando que nossas ações façam a diferença na vida das pessoas que mais necessitam!!!

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Nossa missão através das lentes de Diego de Jesus

Por trás das lentes do fotográfo, há o olhar humano captando uma missão por meio de um clique. Esse clique eterniza determinado tempo e espaço, possibilitando que o retrato fale por si só e narre diferentes aspectos da vida humana. 

Se os olhos por trás das lentes de uma máquina fotográfica escolhem uma história para contar, Diego de Jesus elegeu belíssimas histórias durante o processo de captação de imagens para o projeto Identificam-se Protagonistas, mostra fotográfica que será lançada no MIS (Museu de Imagem e Som) dia 04 de Novembro de 2019 e ficará exposta no Metrô entre os meses de Novembro/2019 à Fevereiro/2020.

Mas como chegamos até aqui?

Há alguns meses, a Aventura de Construir percebeu – através de pesquisa aplicada com os próprios apoiadores da Associação – que o público doador ainda se identifica pouco com a nossa missão. O desenvolvimento territorial através do apoio ao microempreendedorismo perde para causas relacionadas à educação infantil, proteção animal, saúde, etc. Isto não seria um problema se as pessoas envolvidas na pesquisa não fossem justamente apoiadoras da nossa causa, o que nos revelou a necessidade de explicitar melhor sobre o que se trata nosso trabalho e fornecê-lo maior visibilidade. Afinal de contas, entendemos que o desenvolvimento territorial é elementar para que outras tantas frentes sociais possam ser executadas. 

Partindo desta realidade, decidimos então convidar o fotógrafo Diego de Jesus para registrar a história de alguns microempreendedores atendidos pela Aventura de Construir nestes anos na tentativa de compartilhar com a sociedade o protagonismo de algumas pessoas em suas comunidades. Num país onde empreender não é tarefa fácil, buscamos mostrar que é possível – mas que para isso é preciso mais do que força de vontade, por isso nós acompanhamos de perto nossos beneficiários, assessorando-os nos seus empreendimentos localizados em bairros de baixa renda.

Com este projeto fotográfico queremos nos comunicar, queremos dividir emoções, queremos dar um sentido para o trabalho dos microempreendedores, dos consultores que os atendem (direta e indiretamente), do próprio fotógrafo e de quem mais estiver disponível a mergulhar neste universo de narrativas que nos faz olhar para o presente, mas que também nos motiva a encarar o futuro com a beleza do olhar de quem sempre está em movimento para viver.

Segundo o fotógrafo italiano Guido Guidi, a “insistência do olhar é a única forma de conhecer as coisas, a realidade”. É dessa insistência que estamos falando e é com essa tenacidade que seguimos fazendo nosso trabalho, defendendo nossa missão e atuando na prática em prol do desenvolvimento territorial inclusivo através do apoio a protagonistas comprometidos com o microempreendedorismo. 

Para mais informações sobre o projeto Identificam-se Protagonistas: http://bit.ly/2MHa67r

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Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa

O voluntário da Aventura de Construir, Fernando Gomes*, embarcou conosco na missão do desenvolvimento territorial inclusivo desde o início de 2019. Ele já participou de muitas atividades e sua presença sempre foi fundamental na organização das capacitações. Agora ele se juntou a nós para falar um pouco sobre o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa!

Dia 05 de outubro celebramos a existência das empresas responsáveis por mais da metade dos empregos formais no Brasil e que mais contratam pessoas para seu primeiro emprego: As Micro e Pequenas Empresas.

A Aventura de Construir aproveita este dia para refletir sobre alguns desafios que este segmento empresarial precisa superar para obter longevidade e saúde financeira!

1. Formalização

Ainda é muito alto o número de micro e pequenos negócios sem registro formal. Se a sua empresa ainda não está formalizada, busque fazer isso! Há uma série de benefícios que isso pode trazer, até mesmo o acesso à linhas de crédito diversas.

2. Mortalidade: Micro e pequenos negócios.

Quase metade dos novos negócios morrem em até 2 anos. Esse é um número muito preocupante, afinal não são só os negócios que morrem, mas também os sonhos e esperanças daqueles envolvidos no processo. A solução para fugir dessa estatística ruim é procurar ajuda e se capacitar para aprender cada vez mais sobre negócios. A Aventura de Construir realiza capacitações gratuitas que podem ajudar!

3. Inovação de produto e processos

A dica aqui é: Inove! Seja no produto, no atendimento ou até mesmo nas campanhas de marketing. Isso trará um retorno muito bom pro seu negócio, aposte nisso!!

4. Sistema Bancário 

Apesar de alguns bancos possuírem produtos especializados para micro e pequenas empresas, eles podem ser muito caros e não adequados à realidade do seu negócio. Mas algumas alternativas estão surgindo e podem ser usadas para te ajudar com crédito e fluxo de pagamento bem amigáveis. Pesquise mais, por exemplo, sobre a Firgun e outras fintechs.

Nós parabenizamos todos os micros e pequenos empresários e apoiamos o crescimento do setor, pois acreditamos que vocês são o motor do Brasil!!!

*Fernando Gomes é economista formado pela PUC de São Paulo. Já atuou em fundos de investimentos e corretoras com fusão, aquisição e avaliação de empresas.  Hoje atua como programador na Casa da Web e é voluntário da Aventura de Construir há quase um ano.

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Dia Internacional da Não Violência

A violência institucionalizada em nossa sociedade anuncia sua própria continuidade de modo impassível e implacável. Seja no interior dos lares, na convivência escolar, nas ruas e ambientes de convivência múltipla, no relacionamento entre pares, amantes ou familiares de todos os graus, em pleno 2019 ainda lemos, ouvimos, vemos e vivemos situações extremamente violentas.

Mas o que mais assusta neste cenário devastador? 

  • As estatísticas mensuradas pelas instituições e organizações de segurança e justiça?  
  • Os prontuários que resultam em laudos que comprovam o exercício de violências brutais? 
  • A existência de instituições que só operam pela própria violência?
  • As guerras militares, civis, religiosas… ora tão distantes, ora no interior da cidade que vivemos?

São muitas perguntas que surgem diante da primeira, mas todas associam-se ao avanço de uma sociedade que busca responder todos os níveis de violência com mais violência. Por meio desta racionalidade, podemos enxergar com clareza o que precisamos enfrentar pela frente. Embora o mundo finalmente esteja se transformando muito, a violência não vai acabar amanhã… E, pelo andar da carruagem, talvez ao contrário. 

Justamente por isso o Dia Internacional da Não Violência deve ser lembrado e discutido, mas de modo algum celebrado – tendo em vista a própria necessidade de existência de uma data como esta. Não haverá o dia em que este tema não precisará ser lembrado, mas é possível sim nos transformar e transformar nossas realidades para que a violência institucionalizada não seja algo tão banal. 

Essa data, 02 de outubro, foi escolhida pela ONU por ser o nascimento de um dos maiores porta-vozes da causa, Mahatma Gandhi (1989-1948). Para as Nações Unidas, o exercício da não violência é uma tarefa coletiva, jamais exclusiva aos governos e organizações internacionais: “A paz pode ser alcançada numa mesa de negociações, mas são as comunidades que a consolidam. A paz começa no coração das pessoas que estão empenhadas em alcançá-la. Cada comunidade, família e pessoa têm um papel determinante a desempenhar na eliminação da violência e para a criação de uma cultura de paz”.

Mas o que a Aventura de Construir tem a ver com este tema? O ponto chave é: nossa missão de desenvolvimento territorial inclusivo envolve uma série de benefícios através do fortalecimento da própria comunidade: melhora na qualidade de vida e saúde familiar, estabilidade escolar dos filhos, desenvolvimento de uma economia circular e de novos negócios, respeito às diversidades, redução das violências e muitos outros aspectos.

Dentre esses elementos supracitados, a questão da redução da violência é um pilar extremamente relevante. Em relação às áreas da periferia da Zona Oeste que atendemos, nota-se que elas não estão entre os bairros mais violentos de acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo. Por mais complicada que seja essa mensuração, a qual pode ser analisada aqui, entendemos que nosso trabalho realizado nos últimos anos, junto com a presença de outras instituições como a ATST e Educar para a Vida, tem efeito positivo sobre as pessoas que vivem nestes territórios. 

A Aventura de Construir não é responsável diretamente por este quadro, mas com certeza o é indiretamente, a partir do nosso esforço em formar protagonistas que multipliquem seus aprendizados no interior de suas comunidades e relacionamentos. Hoje, nós ainda não podemos celebrar o Dia Internacional da Não Violência, mas podemos afirmar que colaboramos para que este tema seja discutido e refletido em todos os níveis de nossa sociedade em transformação, em especial com as populações mais vulneráveis. Assim, esperamos contribuir para que a vida das pessoas de baixa renda, as quais são atravessadas por diferentes tipos e graus de violência cotidianamente, possa melhorar e ser fortalecida a partir do protagonismo.

Nós esperamos que esse Dia Internacional da Não Violência, e a vida de Mahatma Gandhi, nos inspire hoje e sempre a colocar em prática uma comunicação não violenta em todos os níveis e aspectos da vida!

Notícias

Vire a chave para transformar sua vida!

Cristina Yumi Niizu tem 45 anos e vivenciou todas as dificuldades de criar um filho sozinha. Ela trabalhou por muitos anos como professora de educação infantil. Ganhava um bom salário, mas o seu nível de estresse era muito alto devido a problemas vivenciados em sua vida profissional, como por exemplo uma carga horária muito elevada.

A empreendedora enfrentou um sério problema de saúde há alguns anos: câncer de mama. Cristina passou pelos procedimentos necessários e hoje está numa situação muito mais favorável. Ela segue o acompanhamento médico com comprometimento garantindo seu bem-estar.

Como ela mesmo pontua, a doença fez com que ela nascesse novamente. Repensou seus comportamentos e sua maneira de viver. A partir disto ela se dedicou a estudar e se profissionalizar em terapias alternativas (como acupuntura e terapias florais) e decidiu abrir seu próprio negócio.

Atualmente ela trabalha como acupunturista, massoterapeuta e terapeuta floral. Até julho deste ano ela dividia sua jornada de trabalho entre uma clínica de terceiros onde prestava seus serviços e sua própria sala que aluga no bairro da Água Branca na Zona Oeste de São Paulo.Em junho abriu um MEI e aos poucos inciou sua transição para se dedicarexclusivamente a seu próprio empreendimento. No final de julho se desligou totalmente da outra clínica que prestava serviços.

Com a orientação da Aventura de Construir (capacitações e assessorias), Cris identificou as dificuldades iniciais de seu empreendimento e elaborou soluções para aumentar a rentabilidade e a sustentabilidade de seu negócio.

Ela criou o hábito de anotar seus gastos e rendas e separar o orçamento de casa e do negócio. Com isso verificou pontualmente os excessos que prejudicavam seu orçamento e modificou seus hábitos: em julho a empreendedora gastava muito em alimentações fora de casa, esse número, no mês de setembro, chegou à metade.

O controle de gastos e corte de despesas desnecessárias foram ações positivas, para ela entender e continuar sua organização com afinco e motivação.

Além de seu consultório, Cristina faz atendimentos domiciliares, e nessas idas às consultas, muitas vezes acabava por não se organizar e saía atrasada para ir ao encontro de seus clientes, tendo como alternativa mais eficaz para cobrir esse atraso, pegar um Táxi para chegar no horário. Em julho gastou em excesso com esse transporte não planejado, já em setembro, esse gasto caiu muito, o que rendeu uma economia que fez muita diferença em seu orçamento.

Esta ação indica um crescimento em seu profissionalismo com a pontualidade perante seus clientes e a possibilidade de aumentar o número de clientes ativos em sua agenda, se organizando para atender mais e melhor.

Seu faturamento oscila conforme o tempo e a urgência de seus clientes para o tratamento das tensões musculares, dores e estresse físico e mental, mas com o planejamento, as oscilações não desesperam Cristina.

Antes da Aventura de Construir, seus dados sobre o faturamento e gastos eram desorganizados. Ela não tinha visualização clara de entrada e saída, mas durante este período  de três meses para cá, ela está conseguindo realizar essa contagem de forma sistemática.

Em setembro, seu faturamento seguiu uma linha de crescimento com relação a agosto, portanto, seu faturamento médio, durante os três últimos meses, cresceu muito. Levando em consideração suas despesas gerais, é possível verificar que seu negócio possui um lucro com possibilidade de crescimento. Com o lucro, Cristina consegue poupar e tem alguns investimentos no banco.

Ela nos conta que a partir das vivências e experiências com a Aventura de Construir conseguiu ampliar sua teia de aprendizado tanto em questões técnicas, quanto em questões pessoais. Cristina aprendeu a se auto-valorizar e com isso passou a ser uma mulher mais segura. E ela não pára! Recentemente participou da capacitação “Alimentação saudável faz bem à saúde financeira” para ampliar ainda mais seus conhecimentos sobre o tema.

Cris afirma que tem mais qualidade de vida agora, a ansiedade e as preocupações deram espaço a momentos mais alegres: conheceu recentemente sua neta, que vive com o filho e a esposa em Aracaju. Hoje, Cristina consegue realizar um desejo que existia há tempos: ela se planejou e envia ajuda financeira (vinda diretamente de seu salário) para seu filho pelo menos uma vez a cada dois meses.

A empreendedora tem consciência que precisa evoluir mais. Mas hoje, diferentemente de uns anos atrás, possui um norte e sabe por onde seguir.

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