A Aventura de Construir marcou presença no Encontro Campanhas Comunitárias do Dia de Doar

Conhecemos um pouco a história da campanha internacional, Giving Tuesday, apresentada por Jamie McDonald. Ela nos contou desde o início do movimento em Baltimore (EUA), em 2012, e como a imagem negativa que os americanos tinham da cidade foi transformada a partir da convocação da sociedade civil em demonstrar sua generosidade para transformar realidades, disseminando uma cultura de doação.

No Brasil, os cases de sucesso são as cidades de Sorocaba (SP) e São José dos Campos (SP). Alguns representantes foram pessoalmente falar sobre suas ações, assim como representantes do Dia de Doar em Gramado (RS) e Caicó (RN) também participaram por videoconferência dividir suas experiências anteriores, como desenvolveram suas metas e realizaram as campanhas. 

Tudo isso foi muito inspirador para as demais instituições presentes, tanto para as que já participam da Campanha quanto às que ainda não aderiram ao Dia do Doar. Esse contato com outras experiências serve de inspiração para que novas ações sejam disseminadas por todo o país! É uma maneira de convidar pessoas e organizações a planejar, estabelecer metas e realizar uma Campanha forte, capaz de transformar o modo como a doação é vista no país. 

Muitas vezes, a doação é identificada com ações assistencialistas ou então que não chegam ao beneficiário final. No entanto, precisamos entender melhor o funcionamento das organizações que recebem os recursos (materiais, humanos ou financeiros) para podermos realizar doações conscientes, que levem resultados às pessoas certas, ou seja, às que necessitam dos serviços oferecidos pelas OSCs.

E querem saber qual foi a melhor parte deste encontro? Perceber que as instituições não estão preocupadas somente com suas próprias causas, mas com um movimento de transformação e criação de uma cultura de doação no Brasil. Isso é fazer a diferença e trabalhar em equipe em prol de uma cultura de doação!

Engajar pessoas e empresas nesse movimento é extremamente importante se quisermos criar um ciclo do bem que gere impacto social positivo. Isso pode transformar vidas e, consequentemente, o nosso país. 

Agradecemos à Agência Umbigo do Mundo e à ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos) pela generosidade em fazer acontecer, assim como ao Mercado Livre por nos receber na Melicidade

Depois deste dia, saímos com o coração cheio de uma certeza: Juntos podemos ir mais longe! <3

Andressa Ferreira