APRENDENDO COM O ODS 17

O último Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) não é o menos importante! A ordem desta formatação não configura nenhum aspecto de prioridade. No entanto, o ODS 17 é o responsável por abraçar todos os outros por tratar justamente sobre COMO implementar todas as outras metas da Agenda 2030

Ao trabalhar o conceito de PARCERIA E MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO, o ODS 17 visa “fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”.

Mas de novo nos deparamos com a já famosa pergunta anunciada por aqui em outros artigos: O que a Aventura de Construir tem a ver com isso?

Se você ainda não está por dentro deste assunto, te indicamos retomar nossa série ODS EM PAUTA, onde você encontra conteúdos sobre o tema – sempre articulando o método de trabalho da Aventura de Construir aos ODS da Agenda 2030 da ONU. 

Afinal, o que é ODS?
ODS1 Erradicação da Pobreza
ODS4 Educação de Qualidade
ODS5 Igualdade de Gênero
ODS8 Trabalho Decente e Crescimento Econômico
ODS10 Redução das DesigualdadesODS11 Cidades e comunidades sustentáveis

Mas e o ODS 17?!

Quando nos referimos ao ODS 17 aqui na Aventura de Construir estamos falando sobre seguir com um trabalho que sempre foi feito, pois sem nossos parceiros jamais teríamos alcançado os resultados que atingimos até o momento presente! Muitos desses resultados são tangíveis e mensuráveis (conheça aqui os indicadores oficiais deste ODS), mas muitos outros não, pois tratam-se de ações e atitudes do dia a dia que transformam uma tomada de decisão, reorientam a rota de um microempreendedor ou mesmo reestrutura todo o escopo de um projeto. 

Em 2020, por exemplo, tivemos que aprender a aprender, nos adaptar às adversidades impostas pela pandemia de Covid-19 e fazer e refazer TUDO em conjunto: equipe, consultores externos, muitos voluntários, órgãos diretivos e organizações financiadoras… TODOS EM REDE, fazendo COM e não meramente PARA atingir um objetivo comum ou de interesse privado. 

Tudo isso entra no espaço do imensurável, mas nos abre um outro espaço: o do sentimento de gratidão que só podemos exprimir com o coração! Para isso, não há indicador, mas há o reconhecimento que nos dá força para seguir acompanhando protagonistas!


Entrega dos Cartões Alimentação durante a emergência da pandemia de Covid-19 em 2020. Saiba mais aqui sobre a construção desta rede de parceria com o Banco de Alimentos.

Praticamente 100% dos projetos da Aventura de Construir são idealizados e desenvolvidos com parceiros. Conheça aqui, por exemplo, todas as organizações que nos apoiam ou já realizaram alguma atividade de suporte, consultoria e/ou financiamento com a gente. E tudo, absolutamente TUDO, que construímos a várias mãos e é estruturado num modelo coletivo que pensa de baixo para cima, torna-se elementar para a profundidade e concretude dos impactos alcançados. 

Neste sentido é que levamos o ODS 17 com a Aventura de Construir: sempre envolvendo diferentes formas de colaboração que buscam garantir que as características singulares de comunidades desfavorecidas do ponto de vista socioeconômico sejam aproveitadas para promover o desenvolvimento local. Por isso é tão importante trabalhar COM, para que diferentes organizações consigam enxergar e responder às problemáticas de um território em conjunto – facilitando, e não confundindo aqueles que estão na linha de frente da implementação de soluções!

Microempreendedores acompanhados pela Aventura de Construir discutem em  “World café” – realizado no evento ProtagonizAí (2019) – sobre como criar, desenvolver e potencializar redes de parcerias em benefício de seus negócios.

Por isso precisamos, cada vez mais, fortalecer a atitude empreendedora, sobretudo para aqueles que não se enxergam como empreendedores. Mas isso deve ser feito em sinergia, pensando o tema como um ecossistema: não se trata apenas de olhar e capacitar microempreendedores individualmente, mas formá-los coletivamente para que possam multiplicar seus aprendizados para seus pares e, em conjunto, tenham as ferramentas necessárias para realizar mudanças concretas em seus respectivos territórios, fomentando novas parcerias que alimentem um ciclo de impacto positivo.

A Aventura de Construir tem a intenção de seguir desenvolvendo e trabalhando em rede através de relações de confiança que fortaleçam o fazer de baixo para cima de modo sustentável e crescente. O ano de 2020 nos ensinou que ações fragmentadas não deixam marcas na vida das pessoas, mas que o acompanhamento contínuo e feito com amor é o que gera mudança efetiva e deixa um legado consistente. 

Para 2021, junto ao Pacto Global – rede que a Aventura de Construir participa desde 2018 -, enxergamos alguns pontos de regressão sobre alguns aspectos e metas específicas dos ODS. Os indicadores apontam que o Brasil não está atuando em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na velocidade e qualidade proposta pela ONU. No entanto, mesmo diante deste cenário não tão otimista, trabalhamos a cada dia para fazer diferente e fazer melhor. Mas para mudar este cenário, não podemos esquecer: PRECISAMOS FAZER JUNTOS!

E você, topa avançar COM a gente nesta jornada?! Se sim, conheça aqui o programa de voluntariado da Aventura de Construir e democratize oportunidades você também!

Admin Admin