APRENDENDO A GERENCIAR O NOSSO TEMPO…

Todos os dias somos confrontados com o tempo (ou melhor, a falta dele) para realizar nossas tarefas diárias. Sejam elas pessoais, sejam elas profissionais.

Vivemos em um mundo onde a tecnologia tomou conta, existem muitas distrações, somos bombardeados com informações de todos os lados, mas uma pergunta se mantém, como posso gerenciar meu tempo para conseguir finalizar todas as minhas tarefas diárias?

Neste texto, vamos falar de algumas dicas que ajudarão na gestão das horas do seu dia, percebendo que se existe organização, tudo poderá ser alcançado sem precisar que o seu dia tenha mais que 24 horas!

Para começarmos a entrar nesse tema, precisamos entender, o que realmente significa a gestão do tempo?

Gestão do tempo é o processo de organizar e planejar como o seu tempo deve ser dividido entre as diversas tarefas diárias e, para isso, precisamos saber, de forma realista, quanto tempo cada tarefa demanda nesse nosso planejamento.

Um gerenciamento de tempo eficaz é aquele que nos faz trazer o foco aos resultados. Quantas vezes passamos o dia começando diversas coisas, mas não finalizamos? Geralmente associamos estarmos ocupado a estarmos sendo produtivos e isso não é verdade.

Vamos passar aqui as 3 regras de ouro da gestão eficaz do tempo:

  • tempo que é gasto nos lugares certos para fazer as tarefas certas;
  • está relacionada ao conhecimento de prioridades, obrigações e sua agenda;
  • gerenciar o tempo gasto na vida profissional é beneficiar também todas as outras áreas da sua vida.

Vale lembrar que uma gestão eficaz te agrega menos estresse, menos surpresas, menos retrabalho, menos esforço e mais tempo livre. É como diz o ditado: “Work smarter, not harder

Já entendemos o que significa gerir o próprio tempo e como fazê-lo traz bem às nossas rotinas. Vemos agora como se pode montar o próprio planejamento de forma concreta.

  • Priorizar as tarefas

É de suma importância que logo no começo do dia você faça uma lista de tarefas e as classifique por prioridade. Todos temos tarefas que precisam da nossa atenção imediata ou que precisam ser finalizadas naquele mesmo dia e outras que podem esperar um pouco mais. Lembre-se: tarefas não tão importantes podem demandar mais tempo do que uma tarefa que precisa de uma execução imediata.

  • Não procrastinar

Essa é uma etapa imprescindível para o nosso planejamento. Com a tecnologia, somos rodeados de informações e formas de comunicação que desviam a nossa atenção. Mas nesse momento, precisamos refletir sobre a importância daquela tarefa que seja menos prazerosa e o que isso vai render no futuro.

  • Agendar as tarefas

Assim como a tecnologia pode afetar negativamente a produtividade, ela pode nos ajudar no planejamento. Hoje, existem diversos aplicativos e programas que nos permitem agendar as tarefas e que nos avisam assim que devemos começá-las. Use a tecnologia a favor da sua produtividade!

  • Definir prazos

Definir prazos para cada uma das nossas tarefas faz com que mantenhamos o nosso foco, já que sabemos que temos um prazo para a entrega delas.

  • Não fazer mil coisas ao mesmo tempo

Muitas vezes associamos o “fazer tudo ao mesmo tempo” à produtividade, mas isso não é verdade. O ser humano em geral funciona melhor a partir do momento em que se foca em uma tarefa apenas. Ser multitarefas pode sabotar a sua produtividade.

  • Fazer pausas

As pausas podem parecer uma perda de tempo, mas são importantes para a nossa produtividade. Quando se sentir perdido ao ver todas as abas abertas, todas as tarefas a fazer, se permita fazer uma pausa para um café, uma água, uma conversa com os colegas ou para ouvir uma música. Ao voltar, sentirá sua mente funcionando melhor.

Podemos dizer que nesse texto, aprendemos como podemos planejar o nosso tempo e como isso pode nos ajudar realmente a mantermos focados e melhorar a nossa produtividade. Que tal começar agora a se organizar para entregar as suas tarefas?

Lembre-se: a mudança começa dentro do indivíduo e se expande para fora!

Aventura de Construir