ALUTHAICO: “Um novo negócio, novas perspectivas”

A Jornada de Sustentabilidade deste mês traz a história do projeto Aluthaico, um novo modelo realizado pela Aventura de Construir em conjunto com o empreendedor Julio Petrucci, proprietário da empresa. Da parceria, foi desenvolvido um Plano de Négocio completo para a construção do empreendimento.

Confira a história completa!

Em novembro foi concluído o Plano de Negócios da empresa Aluthaico, uma pequena empresa de fabricação de esquadrias. Uma experiência ímpar para a equipe da Aventura de Construir (AdC), que tem como público principal, os proprietários de MEIs ou microempresas.

O plano de negócios desenvolvido para Aluthaico, mostrou indiretamente, os desafios encontrados para a criação de uma empresa de pequeno porte no Brasil, do setor da construção civil.

Desafios que podem ser vistos ao longo de todo plano de negócio. A estrutura da empresa foi descrita em 200 páginas, cada setor, localidade e planejamento que vai desde a compra de máquinas e equipamentos, passando pelo número de funcionários e seus cargos, até o retorno do investimento financeiro inicial. 

Quanto às principais dificuldades? “Agora pense! coloque-se dentro de um local vazio, agora feche os olhos e tente construir cada canto de uma empresa, refletindo sobre experiências que irão nortear suas escolhas”, essas são as principais dificuldades encontradas, pois um plano de negócios, deve conter pontos essenciais para existência de uma empresa (ver quadro 1).

Quadro 1.

Alguns Temas do Plano de Negócios – Aluthaico

1Público10Legislação tributária
2Análise de Mercado11Legislação Ambiental
3Localização12Código de defesa do consumidor
4Estrutura13Instituições Financeiras e de fomento
5Máquinas e equipamentos14Entidades de classe e patronais
6Pessoal15Automação e processo de produção
7Marketing16Feiras e eventos
8Logística17Planejamento Financeiro
9Parcerias e redes18Outros

O que foi o projeto e qual foi o diferencial?

O projeto Aluthaico foi iniciado em junho de 2022, com as primeiras reuniões entre o gestor/proprietário da Aluthaico, Julio Petrucci, e a equipe da AdC para o desenvolvimento de um Plano de Negócio.

A empresa foi registrada legalmente no início de 2022 como microempresa, mas nasce praticamente como pequena e já nos próximos 3 a 5 anos pode ascender a uma média empresa.

Nesse sentido, é possível perceber que a equipe da AdC, embora seja especialista no acompanhamento técnico dos MEIs, também apresenta conhecimento especializado para dar suporte a micro e pequenas empresas.

Um projeto diferente, que desafiou o corpo técnico da AdC, ao desenvolver um plano de negócio de média complexidade de um setor ainda pouco explorado pela instituição, o da construção civil. Que exigiu horas de pesquisa para entregar um material de qualidade e que seja útil aos colaboradores e gestores da Aluthaico.

Qual o legado que o projeto deixou para a AdC?

Segundo o dicionário Priberam: um legado é “o que é transmitido a outra pessoa que vem a seguir ou uma herança a quem não é herdeiro”.

Sendo assim, alguns pontos relacionados a criação e desenvolvimento do plano de negócio da Aluthaico podem ser considerados como um legado a instituição, entre eles:

  1. Escopo para o desenvolvimento do plano de negócio

“O escopo do projeto é uma forma de estabelecer limites para o projeto e determinar com exatidão as metas, os prazos e os entregáveis do projeto”.

Desta forma, os erros e acertos em relação aos prazo e entregáveis vão ser levados em consideração para os próximos projetos. Como exemplo: um número maior de consultores técnicos e maior tempo para desenvolver um projeto desse calibre.

  1. Metodologia para participação e integração do gestor da empresa nos trabalhos

A metodologia são os caminhos para se chegar a determinado fim, ou seja, descrever o passo a passo das ações realizadas. Assim, é possível avaliar e mensurar cada passo.

Neste sentido, a realização de reuniões nas primeiras horas da manhã, momento em que o empreendedor ainda não está na correria do dia-a-dia, é essencial para que ele consiga participar de “corpo e alma” das decisões e direcionamentos do projeto.

  1. Envolvimento de voluntários no projeto

A AdC conta com voluntários com diversas especialidades, que buscam de alguma forma contribuir com o desenvolvimento  de empreendedores de pequenos negócios e no projeto Aluthaico não foi diferente.

A voluntária Raquel Santos do estado da Bahia, formada em Gestão da Qualidade e conhecedora das normas de qualidade, além de experiência em auditorias  foi contemplada com as pesquisas e desenvolvimento do plano de ação da Aluthaico.

Uma via de mão dupla, pois com a ajuda na pesquisa e desenvolvimento do Plano de Negócios, a voluntária além de apoiar na elaboração, aprende a desenvolver um plano de negócios na prática, que pode fazer parte do portfólio de serviços da empresa que Raquel pretende abrir futuramente.

  1. Participação de empreendedores atendidos pela AdC no projeto

O banco de dados da AdC conta com quase 8 mil beneficiários cadastrados, entre empreendedores e postulantes ao empreendedorismo. Desse total, muitos têm conhecimentos específicos que podem ser utilizados para ajudar ou apoiar outros empreendedores.

Como exemplo, Silmara de Souza formada em Direito e especialista na área fiscal e tributária, além de Laila Covolan especialista no mercado de marketing, atuando com planejamento, branding, endomarketing e marketing digital. 

Essas duas profissionais participaram ativamente com dicas e orientações sobre suas respectivas áreas de atuação, que proporcionou a elaboração mais assertiva do plano de negócios, em relação à área de marketing e a fiscal e tributária.  

  1. Disseminação de conhecimento entre a equipe da AdC

Com a finalização do projeto Aluthaico para a elaboração de um plano de negócios, a metodologia aplicada somados aos erros, acertos e dicas serão disseminados entre a equipe de consultores da AdC por meio de um cronograma de encontros.

Os encontros serão divididos entre: 1º Definição de escopo do projeto (erros e acertos), 2° Metodologia para o desenvolvimento de um Plano de Negócios de média complexidade, e 3° Parcerias no desenvolvimento do Plano de Negócios (cuidados com a LGPD).

O projeto da Aluthaico foi bastante desafiador para a equipe da AdC, devido ao seu grau de complexidade. O plano de negócios contou com 13 reuniões de alinhamento,  5 etapas, 24 temas abordados e 84 subtemas em suas 198 páginas de pesquisas atuais, verificadas em órgãos nacionais e internacionais especializados na área da construção civil e do segmento de serralherias.

Com a experiência proporcionada por esse projeto por meio da interação com o empreendedor Julio Petrucci, a AdC espera desenvolver outros projetos com essas características para apoiar empreendedores no desenvolvimento de suas empresas.

Maria Marcelino