A noite do dia 11/09/2019 foi quente para a Aventura de Construir! Recebemos o expert em novas tecnologiasGil Giardelli, que nos contou um pouco sobre como a tecnologia está transformando nossas vidas e como devemos nos preparar para acompanharmos de modo saudável todas as mudanças que elas trazem.

O mundo que conhecemos hoje daqui 20 anos não vai mais existir e como lidaremos com isso? 

Essa pergunta chave orientou uma conversa que nos permitiu entender a necessidade das pessoas em compreender onde e como utilizar as ferramentas tecnológicas ao nosso favor, assim como alguns expressaram certo medo em relação às mudanças profissionais que as novas tecnologias causam. A partir da troca de experiências compartilhadas entre os participantes do encontro, o tema da noite foi se aproximando mais da realidade de cada um!

Gil Giardelli realizou uma apresentação vibrante! As pessoas ficaram vidradas, desde aqueles que se diziam mais seguros em relação a tecnologia, até os amedrontados. Quando ele mostrou que o futuro é mais próximo e menos ficção científica, ele estimulou a reflexão até dar nó em cada um! 

E você está pensando que as novas tecnologias ainda não chegaram em peso no Brasil? Você se enganou!!! Gil Giardelli apresentou projetos incríveis criados por brasileiros como, por exemplo, o e-commerce com reconhecimento facial para pets e o campo de futebol num bairro periférico do Rio de Janeiro, em que a energia elétrica vem do peso das passadas. Mais do que uma nova tecnologia, isso tudo também é inteligência artificial. 

Inovação, ciência e diminuição das desigualdades. O que esses temas têm em comum?

Enquanto alguns empregos deixam de existir, outros são criados. Por conta disso, Gil Giardelli disse que devemos acompanhar estas mudanças sem medo, começando pelos conteúdos disponíveis no mundo digital para aumentar nossa teia de conhecimento e, assim, nos prepara para enfrentar as mudanças do  futuro que já começam hoje.

E para enfrentar esse novo mundo, é preciso juventude sempre! Segundo ele, ser jovem não tem nada a ver com idade, mas com a maneira como cada um encara as mudanças do tempo. Mas ele também enfatizou a importância em, eventualmente, também nos desconectarmos para manter a mente sã e o corpo saudável. Só assim é possível criar mais e com qualidade, através do cuidado de si.

Depois dessa aula de novas tecnologias, inteligência artificial e vida, perguntamos aos participantes quais foram suas reflexões e sentimentos diante dos cenários apresentados por Gil Giardelli. Olha só o que disseram alguns deles:

“Otimista, mas realista. Devemos nos reinventar e buscar conhecimento se quisermos acompanhar a evolução do mundo”. Mayra Livraes.

“Precisamos ser mais ousados em querer aprender e voltar a dar importância às pequenas coisas”. Marisa Oliveira

“Eu gostaria que meu filho estivesse aqui para aprender junto comigo”. Filomena José de Lima

 “Muita turbulência, mas promissor.” Alessandra de Carvalho

Ao final, Gil Giardelli ainda falou sobre aquele incômodo característico que adentra nossa mente quando acabamos de receber muitas informações de uma vez. Quando aprendemos algo, o incômodo nos atiça ao movimento! Esse movimento não é mecânico e os participantes certamente experimentaram dele, não à toa estiveram atentos até o fim!!!

Gil Giardelli, a Aventura de Construir agradece imensamente sua presença!!! Sem dúvidas, foi uma noite de muita reflexão! Agora podemos dizer: SIM! Estamos sim preparados para as mudanças!!!!

_______________________________________________________________________________________________________

Aventura de Construir