Um programa de voluntariado próprio pretende funcionar como uma ferramenta institucional para disseminar valores como cidadania, solidariedade, ética, justiça social, tolerância e inclusão social. Todos estes aspectos estão relacionados à promoção de um desenvolvimento humano integral, de modo que tanto os voluntários quanto os receptores do voluntariado sejam beneficiados. Isso resulta em uma cadeia onde todos os envolvidos ganham de alguma forma. Aliás, sobre essa relação de “ganha-ganha”, temos um texto bem bacana que pode ser lido aqui.

Valorizar as competências e experiências dos voluntários para que seus conhecimentos possam ser compartilhados é o grande objetivo do programa de voluntariado da Aventura de Construir. Trata-se de transformar os voluntários em agentes colaboradores do crescimento socioeconômico das comunidades, assim como do crescimento pessoal de cada um, melhorando a qualidade de vida através da geração de renda à centenas de vidas nas periferias.

Num momento de crise como o atual, desencadeada pela pandemia do Covid-19, já temos uma percepção clara de que precisamos estar preparados para um mundo de muitas mudanças. E, para isso, um dos melhores caminhos é a aprendizagem contínua. Por isso um programa de voluntariado é tão importante e apresenta uma potência enorme, pois através dele é possível planejar e implementar atividades que atendam continuamente às necessidades que cada situação exige. Além de amor ao próximo, é preciso um acompanhamento em profundidade para avançar nos resultados esperados de ações voluntárias e é para dar esse apoio que estamos aqui!

Há múltiplas possibilidades de voluntariado, mas neste momento há algumas necessidades mais urgentes como, por exemplo, assessorar o público da Aventura de Construir a manter a sustentabilidade de seus respectivos empreendimentos em meio à crise. Se você pode oferecer ao menos duas horas por mês de assessoria voluntária, não deixe para depois a ajuda que pode fazer a diferença hoje! 

Quer participar? Envie um e-mail para contato@aventuradeconstruir.org.br com o título: Quero ser voluntário. No corpo do e-mail especifique a área que você pode apoiar (como gerenciamento de risco, marketing e finanças) e se tem preferência em empreendimentos de algum ramo específico (como moda, saúde e beleza, gastronomia, etc.). Depois disso, vamos conversar com você para alinharmos o treinamento, metodologia, como e para quem você irá fornecer uma assessoria voluntariamente! Para isso, temos um Guia Institucional do Voluntário especial para também compartilhar com você, caso queira compreender melhor. 

Se você é de uma organização e quer apoiar o programa de voluntariado da ADC de alguma outra forma, entre em contato pelo mesmo e-mail e compartilhe sua ideia conosco. Depois marcamos uma conversa para aprofundarmos as possibilidades de parceria. Sempre existem formas de se voluntariar, basta manter o pé no chão e ter disposição em colocar a mão na massa!

Aventura de Construir