A música é o meu sustento e a comunidade a minha força!!!

O empreendedor David dos Santos acompanhava a mãe nos cultos da igreja quando criança e começou a prestar atenção na banda que tocava nos cultos. Logo se apaixonou pela música e ao crescer, aos poucos foi montando seu Estúdio de música. O empreendimento fica na periferia da zona oeste da cidade de São Paulo, mais especificamente no bairro da Brasilândia.

“A música é o tipo de arte mais perfeita: nunca revela o seu último segredo”. Oscar Wilde

A Beat Orgânico – áudio soluções é um empreendimento fundado em 2014 na periferia de São Paulo que causa impacto social na sua região atuando em prol dos jovens da comunidade da Brasilândia e redondezas. O estúdio acredita e estimula que a música seja a ponte entre os jovens e uma vida digna com cidadania.

Segundo definição do dicionário, empreender pode ser considerado uma travessia perigosa, e David sabe muito bem disso. Em 2018 o faturamento médio mensal do estúdio, por causa de alguns desafios que surgiram, começou a cair, então o empreendedor analisou as situações com responsabilidade e prudência e decidiu que precisava de um outro trabalho.

A ação de David foi fundamental para que ele avançasse com seu sonho, e em 2019, voltou a se dedicar exclusivamente ao seu estúdio. Na época ele contava com o seguro desemprego para auxiliar as despesas.. Aos poucos as coisas foram voltando aos eixos. Nada como ter paciência, identificar as dificuldades e traçar caminhos conscientes para superá-las.

E aí vem a pandemia do novo COVID 19 em 2020.  O empreendimento de David, assim como muitos outros em São Paulo e no restante do país apresentaram uma queda severa em sua arrecadação.

Se o mês de fevereiro já não estava favorável, no período da pandemia, em março, o faturamento do empreendimento despencou. Mais uma vez David respirou fundo e com ajuda da AdC enxergou novas possibilidades e foi atrás com todo ímpeto!

A Aventura de Construir se mantém atenta às oportunidades relacionadas ao nosso público. E verificou o caso da plataforma de financiamento coletivo Matchfunding Enfrente, lançado pela Fundação Tide Setubal, em parceria com a Benfeitoria, para responder às demandas da nova realidade imposta pela emergência do COVID 19.

A equipe da AdC apresentou a oportunidade para David e o orientou. Ele respondeu a altura com todo protagonismo, idealizou e enviou o projeto.

 A iniciativa foi aprovadíssima e conseguiu arrecadar no período de 15 dias, R$12.210.

O projeto “O carro do ovo contra o COVID” buscou aliar dois contextos, a crise econômica enfrentada pelo empreendimento e a dificuldade da comunidade da Brasilândia em lidar com a doença, assim o projeto visou levar informação para quem precisa, que não havia se conscientizado ainda do problema, já que a Brasilândia é o bairro com o maior número de óbitos na capital paulista, segundo a prefeitura de São Paulo.

O projeto começa a ser colocado em prática no final de junho e no mês de julho de 2020 é intensificado. O planejamento do empreendedor era de finalizar no final de julho, mas aconteceu que outros parceiros buscaram o David para dar continuidade as ações, como o Preto Império, Cia Teatro na Laje contra o Covid e UNIAFRO, que continua fazendo pedidos de vinhetas para a conscientização da população. Desta forma o projeto está ganhando fôlego e continuidade por mais tempo.

Os números surpreendem, pois, a Beat Orgânico estava fadada ao fracasso com a crise da pandemia, mas o protagonismo de David aliado a sua solidariedade alteraram profundamente o cenário.

O empreendedor buscou orientações para enviar e executar seu projeto, conseguiu salvar seu negócio por meio das doações, criou novas parcerias capazes de garantir sustentabilidade financeira e ajudou todo seu bairro a se conscientizar.

Ajudar a sua comunidade fortaleceu também o faturamento total do empreendimento, com serviços de vinheta e sonorização, entre outros.

 A Beat Orgânico continua no mercado a todo vapor e com essa injeção de recursos, motivação em ajudar a comunidade da Brasilândia, e criação de novas parcerias, as perspectivas ganham força e movimento. 

David já adianta que está planejando novas ações para os próximos meses, com objetivo de levar a música para amenizar as dificuldades da região e trazer mais recursos. Nós já estamos curiosos!!!

Aventura de Construir