A importância da diversidade sob o viés da comunicação

Em mais uma produção realizada a partir da parceria com a Agência Experimental Benjamin, da FECAP, o Blog AdC desta semana traz o artigo “A importância da diversidade sob o viés da comunicação”, visando o princípio adotado pelo projeto “ProtagonizAqui” da Aventura de Construir.

Confira abaixo!

Recentemente, a ONG Aventura de Construir junto com a Missão Paz, Casa Venezuela e IAF criaram o projeto ProtagonizAqui – Aprendendo a Empreender, projeto voltado a imigrantes, que pretende levar conhecimento e capacitação sobre empreendedorismo. O projeto nasceu com o propósito de incluir os imigrantes visando sua emancipação produtiva e econômica gerando o protagonismo desses indivíduos. Dada a importância deste projeto e do tema diversidade, no texto deste mês no blog da AdC resolvemos refletir sobre a importância da diversidade sob o viés da comunicação.

De acordo com Sofia Esteves, fundadora e presidente do conselho do grupo Cia de Talentos, a primeira questão sobre o assunto é entender que Diversidade é diferente de Inclusão. “Enquanto diversidade diz respeito à representação demográfica, ou seja, a oferta de oportunidades para diferentes tipos de profissionais. A inclusão, por outro lado, é um passo além, é garantir que todos tenham as mesmas oportunidades de aprendizado e crescimento de carreira, e só é possível fazer isso ao romper com os vieses inconscientes que fomentam os preconceitos dentro da organização”.

Trazendo como exemplo um caso de uma empresa que colocou em prática um projeto de inclusão, podemos citar a Johnson & Johnson: desafiando as estatísticas do mercado brasileiro, onde apenas 37% das mulheres ocupam cargos de liderança (IBGE), a empresa criou o movimento “Mulher 360”, que visa aumentar a quantidade de mulheres em posição de liderança dentro da empresa. Esse movimento conta com ações como o desenvolvimento dos talentos femininos, busca do equilíbrio entre vida profissional e pessoal e a quebra dos vieses do capacitismo feminino, além de criarem uma trilha de desenvolvimento de Diversidade e Inclusão.

Se você está interessado em tornar seu negócio mais diverso e incluso, saiba que não são apenas grandes empresas que podem fazer isso. Pequenas empresas também podem “fazer a lição de casa” quando o assunto é diversidade e inclusão, e a área de Comunicação é uma grande aliada desse processo. Ela pode ajudar no posicionamento da empresa, impulsionar o discurso e a mensagem e apresentar, de maneira empática, um novo olhar sobre questões culturais e sociais que são invisibilizadas.

Para isso acontecer, é necessário propor diálogos e reflexões com os diversos públicos, mostrando a importância da pluralidade, do acolhimento, da compreensão e do respeito. Neste sentido, faz-se importante um olhar atento de todas as ações que envolvem desde o cuidado com a forma, meio, tecnologia escolhida para a comunicação até o texto, fotos e conceitos das campanhas.

Ou seja, é preciso, ao comunicar seu negócio, estar atento para que os textos, fotos, áudios e vídeos sejam acessíveis com descrição, legendas, hashtags e elementos que representem a diversidade dos públicos. Além disso, é preciso verificar se a mensagem que está sendo divulgada não fere, prejudica ou ofende nenhuma raça, gênero ou orientação sexual.

A diversidade é um assunto urgente e necessário não só para a sociedade e é preciso que esse assunto seja encarado não apenas como um suporte e sim como parte do negócio.

Supervisionado pela profª Paula Franceschelli

Maria Marcelino