A expografia Identificam-se Protagonistas chegou ao fim, mas segue viva dentro de cada parceiro envolvido!!!

O uso livre da imaginação pode criar infinitas narrativas, e são estas narrativas que dão voz a boas histórias. Este foi o ponto de partida da expografia Identificam-se Protagonistas, realizada pela Aventura de Construir nas estações do Metrô, Via Mobilidade e ViaQuatro de São Paulo entre dezembro de 2019 e setembro de 2020. 

Pelas lentes do fotógrafo Diego de Jesus, o que antes era só um projeto ganhou vida! Seu trabalho, que pode ser visto também na matéria “Nossa missão através das lentes de Diego de Jesus, publicada no blog da AdC, captou a rotina de diversos microempreendedores das periferias de São Paulo que foram – e ainda são – impactados pelo nosso trabalho. 

Resgate e entrega: para Diego, este foi o significado da expografia. “No meu modo de ver, as pessoas que estão em mais vulnerabilidade são as que desfrutam mais dos prazeres do empreendedorismo, e, além disso, os microempreendedores de comunidade misturam tudo isso com amor (…). Fazer este trabalho com a AdC me trouxe a certeza do que eu quero seguir e com que tipo de pessoas eu gostaria de trabalhar”, pontuou o fotógrafo. 

Anderson Roberto da Silva (marido da Janaina Aparecida da Silva), fabricação e comércio de móveis em Cajamar.

Quando o assunto é impacto social, a técnica por si só não é suficiente. O que realmente faz uma história ser contada do jeito que ela é, na realidade, é a capacidade de se colocar no lugar de quem narra. “Como sou microempreendedor de periferia, entendo que isso é uma luta particular. Eu sei como é estar na pele deles”, afirma Diego.

Mais uma vez, sem o apoio de nossos parceiros, a mostra não teria saído do papel. A ViaQuatro e ViaMobilidade, do Grupo CCR, foram peças chaves para que o projeto fosse o sucesso que foi. Para o grupo, sustentabilidade é um compromisso: “Apresentar a exposição foi uma ação que reforçou o nosso compromisso com o fortalecimento da sociedade. Mostrar esses protagonistas representados de forma digna e forte, indicando a atividade que eles se dedicam, pode servir de inspiração ou incentivo para que outras pessoas possam seguir por esse caminho”.  

A pandemia de Coronavírus pegou todos de surpresa e o momento, apesar das incertezas, também é de reflexão. Todos os dias, milhares de pessoas transitam no transporte público subterrâneo e, mesmo diante do cenário, para ambas empresas a expografia foi, também, inspiradora. “A pandemia teve e continua tendo um forte impacto sobre todos nós e a ação de empreender pode ser uma alternativa de sobrevivência para algumas pessoas neste momento. Quem sabe um dos exemplos de empreendedores mostrados nas exposições, que ocorreram entre março e abril, no início do período de isolamento social, possa ter lançado essa ideia de empreender para outras pessoas?

Camila Rosa de Lima, produção e venda de cosméticos naturais na Lapa de Baixo.

Para o Grupo CCR, o recado aos microempreendedores é: vivam seu caminho! “Vivam seu caminho enquanto nós trabalhamos para proporcionar uma viagem segura e confortável para que cada um possa se dedicar aos seus projetos”.

Mais uma vez, fica aqui o nosso MUITO OBRIGADO a todos que se dispuseram a ouvir a Aventura de Construir e embarcar nesta jornada conosco. 

Conheça o trabalho de Diego de Jesus aqui; e para acompanhar o Grupo CCR, assim como as empresas ViaQuatro e Mobilidade, acesse: http://www.grupoccr.com.br/

Não perca as novidades da Aventura de Construir: assine a nossa newsletter ou siga-nos no Instagram e Facebook.   

Aventura de Construir