A carta de Jeff Bezos e seus aprendizados

O começo do mês de fevereiro deste ano foi marcado pela saída de Jeff Bezos do comando da Amazon para ocupar o cargo de Presidente-executivo do Conselho de Administração. Tal mudança, após 27 anos na posição de liderança, pode nos ensinar muitas coisas sobre o presente e nos orientar também para o futuro. 

Implacável talvez seja uma das formas mais assertivas de adjetivar o comportamento de Bezos. Não à toa, o termo este mesmo em inglês (relentless), foi o nome pelo qual Bezos idealizou a hoje chamada Amazon. 

Por curiosidade, clique aqui neste link e veja para onde será direcionado: www.relentless.com 

Mas tudo isso são só detalhes de uma grande jornada de empreendedorismo. Hoje queremos te estimular a ler a carta de Bezos, que anuncia sua transição de cargo. Mas por quê? Por que sua comunicação aos funcionários da Amazon reúne uma série de aprendizados de um ser humano atento às transformações digitais e às oportunidades de inovação contínua, aspectos que importam aos empresários de qualquer ramo de atividade e de qualquer porte. Afinal de contas, atitude empreendedora não é algo que se mede em pequeno, médio ou grande – tal como a classificação jurídica sobre o tema. 

Atitude empreendedora é algo que se vive todos os dias, seja como líder de uma Big Tech ou como microempreendedor autônomo à frente de seu negócio. E essa perspectiva particular de Bezos pode ser muito decisiva para o futuro de empreendedores em qualquer parte do mundo.

Contudo, e como tudo na vida, nem tudo são flores nessa trajetória. Sabe-se que Bezos pode construir esse império chamado Amazon por uma série de favorecimentos e flexibilidades que hoje já não existem mais, sobretudo ao que se refere às regras antitruste – criadas para evitar a construção de monopólios e vender produtos e/ou serviços abaixo do custo, eliminando concorrentes e, consequentemente, levando-os à falência. Mas isso é outra parte da história, a qual Bezos – atento ao presente – também soube aproveitar a oportunidade no momento certo. 

Agora leia abaixo a carta da íntegra, reflita e compartilhe com sua rede de amigos e parceiros, mas também não deixe de colocar em prática os aprendizados que ela traz neste presente momento, assim como manter no horizonte o que será importante para construir o futuro!

Carta de Jeff Bezos aos funcionários da Amazon

Amigos da Amazon,

Tenho o prazer de anunciar que neste terceiro trimestre farei a transição para presidente do conselho da Amazon e Andy Jassy se tornará o CEO. Na função de presidente do conselho, pretendo concentrar minhas energias e atenção em novos produtos e novas iniciativas. Andy é bem conhecido dentro da empresa e está na Amazon há quase tanto tempo quanto eu. Ele será um líder notável e tem toda a minha confiança.

Essa jornada começou há cerca de 27 anos. A Amazon era apenas uma ideia e não tinha nome. A pergunta que me faziam com mais frequência naquela época foi: “O que é a internet?” Felizmente, não tenho de explicar isso há muito tempo.

Hoje, empregamos 1,3 milhão de pessoas talentosas e dedicadas, atendemos centenas de milhões de clientes e empresas e somos amplamente reconhecidos como uma das empresas mais bem-sucedidas do mundo.

Como isso aconteceu? Invenção. A invenção é a raiz do nosso sucesso. Fizemos coisas malucas juntos e depois as tornamos normais. Fomos pioneiros em reviews de consumidores, em compras com 1-Clique, recomendações personalizadas, remessa incrivelmente rápida do plano Prime, compras no modelo Just Walk Out, compromissos climáticos, Kindle, Alexa, marketplace, infraestrutura de computação em nuvem, escolhas de carreira e muito mais. Se você acerta, alguns anos depois de uma invenção surpreendente, a nova coisa se torna o padrão. As pessoas bocejam. E esse bocejo é o maior elogio que um inventor pode receber.

Não conheço outra empresa com um histórico de invenções tão bom quanto o da Amazon, e acredito que estamos no nosso momento mais inventivo. Espero que você esteja tão orgulhoso de nossa criatividade quanto eu. Eu acho que você deveria estar.

À medida que a Amazon se tornou grande, decidimos usar nossa escala e escopo para liderar em importantes questões sociais. Dois exemplos de alto impacto: nosso salário-mínimo de 15 dólares a hora e o Compromisso Climático. Em ambos os casos, demarcamos posições de liderança e depois pedimos a outros que nos acompanhassem. Em ambos os casos, está funcionando. Outras grandes empresas estão vindo em nossa direção. Espero que você também esteja orgulhoso disso.

Acho meu trabalho significativo e divertido. Eu trabalho com os companheiros de equipe mais inteligentes, talentosos e engenhosos. Nos tempos de fartura, vocês foram humildes. Quando tivemos momentos difíceis, vocês foram fortes e solidários, e fizemos um ao outro rir. É uma alegria trabalhar nessa equipe.

Por mais que eu ainda esteja no escritório, estou animado com essa transição. Milhões de clientes dependem de nós para nossos serviços e mais de 1 milhão de funcionários dependem de nós para seu sustento. Ser o CEO da Amazon é uma responsabilidade profunda e desgastante. Quando você tem uma responsabilidade como essa, é difícil colocar a atenção em qualquer outra coisa. Como presidente executivo, continuarei envolvido em iniciativas importantes da Amazon, mas também terei o tempo e a energia de que preciso para me concentrar no Fundo Day 1, no Fundo Bezos Earth, na empresa Blue Origin, no Washington Post e em minhas outras paixões. Nunca tive mais energia e não se trata de me aposentar. Estou muito entusiasmado com o impacto que acho que essas organizações podem ter.

A Amazon não poderia estar melhor posicionada para o futuro. Estamos acelerando em todas as direções, assim como o mundo precisa de nós. Temos coisas em desenvolvimento que continuarão a surpreender. Atendemos indivíduos e empresas, e fomos pioneiros em dois setores completamente novos e em uma classe totalmente nova de dispositivos. Somos líderes em áreas tão variadas como aprendizado de máquina e logística, e se uma ideia da Amazon exigir mais uma nova habilidade institucional, somos suficientemente flexíveis e pacientes para aprendê-la.

Continue inventando e não se desespere quando a princípio a ideia parecer maluca. Lembre-se de vagar. Deixe a curiosidade ser sua bússola. Continua sendo o Dia 1.

Jeff

Admin Admin