A aventura de construir pontes e parcerias

Capa do artigo com várias cordas entrelaçadas, formando uma rede colorida. O título diz A aventura de construir pontes. Na parte inferior, está escrito Blog A D C e o logo da Aventura de Construir.

A aventura de construir pontes e parcerias. Apesar de termos construção no nome, as obras da Aventura de Construir não são necessariamente visíveis a olho nu, ou palpáveis, no sentido literal da palavra. Nós acompanhamos e auxiliamos microempreendedores de periferia para que possam exercer o protagonismo de suas vidas e empresas, para que tenham uma mudança de postura e atitude. O que construímos está muito mais no coração e mente das pessoas.

Ao mesmo tempo, este trabalho não é realizável sozinho. Dentro de um cenário de mais de 14 milhões de desempregados, uma alta taxa de negócios informais e milhões de MEIs (Microempreendedor Individual) no Brasil inteiro, a AdC necessita de parcerias para impactar positivamente os empreendedores atendidos. Nesse sentido, vemos que um grande papel exercido pela nossa instituição é o de construtora de pontes.

Essa perspectiva vai de encontro com o ODS 17, da ONU, que fala sobre Parcerias e Meios de Implementação. Da mesma forma, um dos pontos do método de trabalho da Aventura de Construir propõe “Atuar em rede, criando pontes e fortalecendo trabalho conjunto entre os beneficiários”. Ou seja, construir pontes faz parte da essência da AdC.

De uma lado, estão as empresas, muitas já com trabalhos importantíssimos realizados pelos seus institutos, e uma nítida responsabilidade social corporativa. E em paralelo ao mundo empresarial, está o mundo acadêmico, que forma os profissionais do futuro e produz ciência que irá beneficiar a todos. Todavia, no outro lado se encontra a Periferia e seus empreendedores, clientes e formadores de opinião. Mesmo que possam existir conexões entre os diferentes mundos, ainda há um abismo que separa boa parte dessas realidades. Por isso, a importância da Aventura de Construir edificar essas pontes e agir como uma intermediadora destes mundos é gigantesca.

Alguns exemplos aconteceram neste mês de outubro. No dia 6, Luiza Kormann, consultora da AdC, participou de um encontro sobre Voluntariado Empresarial e Empreendedorismo Social, organizado pelo GEVE, o Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial. Na ocasião, foi compartilhada a experiência do projeto de Compartir Vedacit, que consiste em assessorias de voluntários da Vedacit para empreendedores da periferia, sempre com acompanhamento da nossa equipe. Tanto no projeto, quanto no painel em si, há uma troca de ideias e experiências que elevam o potencial de cada um. É possível assistir a conversa na íntegra neste link.

Já nos dias 6, 7 e 8 de outubro, foi realizada a Semana de Empreendedorismo da FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) que teve a parceria da Aventura de Construir nos dois primeiros dias. Com a participação de empreendedores acompanhados pela AdC, como Adriana Barros, Amen Khalil, Amanda Gonçalves, Vagner Pinheiro e Natália Guasso, foram realizadas lives, nas quais os convidados debateram sobre empreendedorismo e a inovação sob vários prismas. O primeiro dia de conversas pode ser acessado aqui e o segundo dia, por este link.

Também em parceria com a FECAP, tem sido realizada uma ação de produção e divulgação de artigos escritos pelos alunos da instituição, sobre empreendedorismo social e o trabalho da AdC. Com apoio do professor Edson Barbero e de Rodrigo Fadelli, foi criada uma atividade complementar voluntária para os alunos do curso de administração, para que os estudantes do primeiro semestre produzissem textos relacionados ao nosso trabalho. O objetivo foi aproximar esses alunos de experiências da vida real, em situações de vulnerabilidade. Você pode conferir mais sobre o projeto neste link.

Confiamos nos nossos parceiros e seguimos sempre este caminho de unir mundos, intermediar relações e, assim, alcançar nossa missão de apoiar o crescimento pessoal e a transformação socioeconômica de microempreendedores de baixa renda da periferia e promover o desenvolvimento territorial local e inclusivo. Vivendo essa aventura de construir pontes e parcerias, conseguimos unir diferentes perspectivas para olhar a realidade e responder a tantos novos e gigantes desafios. Como escreveu Marcel Proust, “A única verdadeira viagem para uma descoberta não consiste na busca de novidades, mas em saber observar com olhos novos”.

Quer se tornar um parceiro da Aventura de Construir? Acesse aventuradeconstruir.org.br/sejaumparceiroadc/ ou nos contate pelo e-mail: contato@aventuradeconstruir.org.br

Admin Admin