Doe agora

 

Projetos para Micro Empreendedores
 
Projetos para Empresas e Terceiro Setor
 
O mercado oferece diversos serviços tanto de acompanhamento e apoio a microempreendedores quanto de microcrédito (SEBRAE,  Banco do Povo Paulista e a Central de Apoio ao Trabalho), porém a falta de conhecimento deles impede ao público-alvo de ser beneficiado.
A Associação Aventura de Construir não pretende replicar os esforços já existentes, por isso atua de forma subsidiária, aproximando o público à oferta dos serviços disponíveis e desenvolvendo projetos próprios caso a demanda não esteja atendida.
Aventura de Construir realiza o acompanhamento das pessoas – reconhecido como principal exigência não atendida – e impulsiona a associatividade entre empreendedores.

Projetos para Microempreendedores

Microcrédito

Os programas de microcrédito produtivo orientado que não incluem um acompanhamento apresentam uma alta taxa de inadimplência, chegando a um índice médio de 26% e até 50% nas regiões da Amazônia e Amapá (Fonte: dados do PNMPO da Caixa Econômica Federal).
Para solucionar esse problema, Aventura de Construir oferece, em parceria com o Banco do Povo Paulista, apoio na obtenção de microcrédito e acompanhamento contínuo durante o processo.
Graças ao relacionamento bem-nutrido com o público-alvo, em Outubro 2014 o nosso grupo de microempreendedores foi escolhido pelo SEBRAE e pelo Banco do Povo Paulista para implementar um projeto piloto.

Capacitações

Atualmente, o Brasil tem mais de 8 milhões de micro e pequenas empresas mas, de cada 100, 24 não chegam ao segundo ano (Fonte: Receita Federal).
Em resposta, a Associação Aventura de Construir disponibiliza cursos de formação para microempreendedores e potenciais empreendedores, seja em parceria (SEBRAE, Aliança Empreendedora, SENAI) seja em forma direta.
Três são os tipos de treinamentos propostos:
–    gestão e administração de negócios,
–    temas técnicos/setoriais,
–    temas de desenvolvimento humano, para favorecer a criatividade e a originalidade do público alvo.
Desde Abril 2013, foram oferecidas uma centena de capacitações, nas áreas e em horários compatíveis com a jornada de trabalho, atingindo mais de 500 pessoas de forma estável.

Assessorias

De acordo com o Diretor técnico do SEBRAE (entrevista no programa Sala de Emprego em data 8/09/2014, na rede Globo), os principais motivos para o fechamento de pequenas empresas são a falta de planejamento prévio, a deficiência na gestão empresarial e desconhecimento de comportamento empreendedor.
Para suprir essas necessidades, Aventura de Construir oferece as seguintes consultorias:
–    para empreendedores iniciantes
–    para empreendedores atuantes
–    check-up de rentabilidade para empreendedores iniciantes e acompanhamento individualizado para micro empreendedores
Desde Julho de 2013, foram realizados mais de 500 encontros de aprofundamento.

Projetos para Empresas e Terceiro Setor

Os consultores da Associação Aventura de Construir são fortemente capacitados nas áreas de administração do terceiro setor, gerenciamento de projetos (certificação PMI), gestão de empresas de vários portes e consultoria, além de possuir uma ampla rede de relacionamentos a nível nacional e internacional.

Essas competências, a nossa experiência com os microempreendedores nas periferias e os nexos com grandes organizações e Universidades brasileiras e internacionais, permitiram que Aventura de Construir desenvolvesse conhecimentos e metodologias valiosas para todas as periferias brasileiras e para as classes C D e E (um segmento particularmente significativo e importante no desenvolvimento social e econômico do Brasil).

Isso nos permite ajudar empresas e realidades do terceiro setor que olham para esse público na analise realística das áreas de interesse e definir planos de ações com impacto durável:

  • Definição de planos de suporte ao empreendedorismo pessoal;
  • Formação empresarial, direta e aos facilitadores;
  • Estudos de mercado para classes C/D/E e áreas periféricas;
  • Estudos de penetração comercial para classes C/D/E e áreas periféricas;
  • Avaliação de impacto de projetos sociais.

Exemplos

  1. Projeto de Formação em Jundiapeba: projeto de formação profissional e humana voltado para os pais dos alunos de uma Escola municipal em um bairro de alta vulnerabilidade social, através de pesquisas e articulação de atores locais;
  2. Consultoria sobre Micro Seguros no Brasil: pesquisa sobre os principais atores no País, estudo do público-alvo e da demanda e oferta existentes, definição de um modelo inovador para uma companhia internacional de seguros.