Fim do primeiro ciclo de capacitações do ano!

No dia 03/03/2020 finalizamos o ciclo “Criando e Fortalecendo seu Negócio” com a capacitação sobre modelo de negócios e mudanças de hábito na atualidade, realizada em parceria com o SEBRAE representado, na ocasião, pela consultora Márcia Borges.

A capacitação resgatou uma série de pontos que foram tratadas no decorrer do ciclo: importância do planejamento, identificação das prioridades e seus métodos de execução. Além disso, Márcia também ressaltou a necessidade da criação de indicadores capazes de mensurar e acompanhar os resultados alcançados por cada microempreendedor.

Por que registrar entradas e saídas? Por que separar o orçamento doméstico do empreendimento? Por que criar um planejamento e estabelecer metas? É necessário entender objetivamente o valor de cada ação numa mudança profissional, senão a atividade torna-se mecânica e se perde.

Registrar entradas e saídas e separar os orçamentos permite uma visão sistêmica do seu próprio negócio. A criação de uma meta define o objetivo a ser alcançado e o planejamento é uma ferramenta viva para trilhar este caminho.

 Viva? Sim! Viva! Um planejamento deve estar preparado para possíveis mudanças e adaptações. E, para isso, é preciso estar sempre atento ao processo: avaliações honestas e recorrentes tornam-se fundamentais.

 Estamos no caminho certo? Os dados podem responder. Eles são as ferramentas de análise que possibilitam ações e estratégias para tornar o empreendimento sustentável, lembrando sempre que a flexibilidade é fator fundamental para alcançar os objetivos.

O ciclo de capacitações foi criado como um organismo vivo: aberto às adaptações, intempéries e com muita vontade de despertar mudanças concretas em cada um. O envolvimento dos participantes, seja pelos olhares atentos, alta frequência e dúvidas expostas, demonstrou comprometimento com o conhecimento e sua aplicação na prática.

Muitas vezes, o horário extrapolou e, mesmo assim, os participantes continuaram lá. Após o término, muitos vinham procurar alguém da equipe da Aventura de Construir (ADC) para contar sobre as mudanças que estavam ocorrendo em seu negócio e vida após o curso.

Durante o ciclo, contamos também com a participação de Lemuel Simis, (sócio cofundador da Firgun) em duas das capacitações para apresentar a possibilidade de microcrédito para os participantes. Lemuel sempre fez questão de lembrar que é preciso se afastar da impulsividade e possuir um planejamento para obter bons resultados com o microcrédito.

Além da participação ativa de todos os envolvidos, quatro empreendedoras tornaram-se também executoras durante as capacitações. Com dedicação e técnica, o conhecimento delas foi compartilhado e inspirou a todos presentes, evidenciando que a formação de multiplicadores é, além de bem-vinda, bem sucedida por aqui!

Nós, da ADC, agradecemos todos os envolvidos por estarem ali de pelo peito aberto e os olhares atentos. O ciclo termina, mas o conhecimento extrapola espaços e segue vivo para transformar a vida de cada um de nós.

Para as fotos do último dia de capacitação, o link é: http://bit.ly/2vFGToZ

_______________________________________________________________________________________________________

Aventura de Construir