Doe agora

Microempreendedores da zona oeste e megaempresário do setor de luxo discutem desenvolvimento econômico e social

No próximo dia 07/06, promoveremos um Encontro de Realidades juntando dois extremos: microempreendedores que estão em fase embrionária e com pouca verba e o megaempresário do setor de luxo Carlos Ferreirinha para trocar ideias sobre desenvolvimento e sustentabilidade social e econômica.

Álvaro Soares tem uma loja de materiais de construção na região da Voith, na Zona Oeste de São Paulo. Há dois anos decidiu que o seu empreendimento, que começou bem pequenino, deveria se tornar um “negócio” e nos procurou para transformar isso em realidade. Trabalhou bastante o assunto das contas junto com a esposa para ter um controle mais firme, gerenciou prazos de pagamento de mercadoria com clientes para evitar problemas de fluxo de caixa, desenvolveu parcerias com os concorrentes para conseguir estoque maior, juntou uma poupança para abrir uma segunda loja que já está em andamento.

E é para continuar a girar essa engrenagem tão importante, mas com tão pouca visibilidade, proporcionando mudanças significativas não apenas na vida do microempreendedor, mas também impactando positivamente na economia dessas comunidades, que o Encontro de Realidades se funda: um momento em que microempresários que são nossos sócios colaboradores, como Álvaro, terão a chance de conhecer de perto o mercado de luxo e também debater sobre estratégias e meios de atuação mercadológicas.

Carlos Ferreirinha abrirá as portas da MCF Consultoria, nos Jardins, para proporcionar o momento aos microempresários. Ele é hoje um dos principais nomes quando se fala em Inteligência da Gestão do Luxo e Premium na América Latina e já atuou como Executivo Sênior da EDS e Louis Vuitton – Grupo LVMH – onde foi CEO do Brasil e Diretor Sênior da América Latina. Para ele, será um momento interessante para que os empresários possam trocar experiências valiosas. “Apesar da relevância e visibilidade do meu trabalho na MCF Consultoria, eu não deixo de ser um pequeno empresário. Todos os dias tenho pequenos, médios, grandes e gigantes obstáculos a serem ultrapassados”. E completa, “será uma oportunidade de compartilhar com todos a minha experiência e a metodologia MCF para traduzir os atributos de diferenciação de marcas de Luxo e Premium, como fonte de inspiração e aprendizado”.

Segundo o empresário, alguns dos atributos do mercado de luxo que podem ser agregados ao empreendedorismo são, “excelência, qualidade, obsessão por detalhes, elevar a marca para patamares de desejo, olhar no longo prazo”, destaca. Ferreirinha adianta que a programação será voltada para desenvolver habilidades nos microempreendedores. “O trabalho contará ainda com um exercício prático de vivência em operações de varejo e serviços na região do Jardins”.

Lembra do Álvaro Soares, de quem falamos lá em cima? Pois é, ele também estará presentes nesse encontro e está cheio de expectativas. “Para mim é uma ótima oportunidade, é importante conhecer novas pessoas que já venceram na vida pela experiência que podem passar”, adianta.