Doe agora

 

Em nosso trabalho, o que queremos sempre e antes de tudo é compreender como seguir a realidade antes dos nossos pensamentos e preconceitos.

Por isso, o primeiro passo na implantação da Associação Aventura de Construir foi uma pesquisa de campo muito extensa cujos objetos foram os microempreendedores de São Paulo e das áreas da ATST, as necessidades em âmbito profissional, individual e familiar deles, as ambições, as riquezas e os pontos fortes utilizáveis em alcançar os próprios sonhos.

Foram encontrados muitos serviços e instituições de suporte aos empreendedores e, ao mesmo tempo, muitos empreendedores que não os conhecem ou não conseguem tirar benefícios deles. Nos demos conta também da existência de obstáculos – profissionais e humanos – para um negócio sustentável, dificilmente superáveis sem uma ajuda de perto, competente, sistemática e a longo prazo.

Sem querer replicar nada já existente, a Associação Aventura de Construir resolveu então focar neste tipo de acompanhamento um a um, tanto necessário para um impacto real e duradouro quanto normalmente não proporcionado.

A orientação individual, mais uma vez, não pressupõe o conhecimento prévio das exigências do empreendedor, ela baseia-se na relação e na observação atenta e continua do micro empreendedor na própria história pessoal e nas prioridades expressadas. Nessa observação, a Figura 1 nos ajuda a lembrar quais são os fatores fundamentais a serem esclarecidos ao longo do tempo, para tomar futuras decisões.

Figura 1

 

Continuando acompanhando os fatores da realidade, ao longo do tempo fomos entendendo quanto preciso fosse acrescentar nossa proposta formativa com novas orientações em relação aos projetos em desenvolvimento, e entre elas destacamos: atividades de formação em gestão e administração, palestras essencialmente técnicas relacionadas a assuntos específicos e realizadas em parceria com instituições especializadas (entre outras, SEBRAE, SENAI, profissionais experientes), encontros com empreendedores de sucesso, testemunhos de artistas e aulas de cientistas visando despertar a criatividade como elemento fundamental do desenvolvimento.

Nessa linha, é importante a sinergia do conjunto de atividades de suporte aos empreendedores (capacitações, assessorias, microcrédito) pois qualquer que seja o canal e a razão do primeiro contato (Figura 2), o empreendedor é envolvido – de acordo com suas exigências e caraterísticas específicas – em todas aquelas relevantes (Figura 3).

acompanhamento-360-0

Figura 2

Neste sentido se torna evidente que os nossos programas preveem uma proposta exclusiva para cada um dos beneficiários atingidos.

acompanhamento-360-2bisFigura 3