Doe agora

 

“A Associação Aventura de Construir” nasce em 2011, quando a italiana “Fondazione Umano Progresso” decidiu ajudar os microempreendedores das áreas da Associação dos Trabalhadores Sem Terra (ATST). Contrariamente a outros movimentos de “Sem Terra”, o objetivo da ATST é ajudar as pessoas a comprar legalmente o terreno para construir sua própria casa, valorizando os esforços sem substituir-se a eles. Já 25’000 famílias alcançaram essa meta, em 29 bairros periféricos da zona Oeste de São Paulo, onde o índice de empreendedorismo é aproximadamente o dobro da média nacional.

A hipótese inicial era oferecer microcrédito. O primeiro passo foi uma profunda pesquisa de campo, entrevistando mais de 200 empreendedores, para entender as reais necessidades. Ficou evidente que o microcrédito, já oferecido por várias instituições públicas e privadas, não era atingido pela falta de conhecimento da oferta e dos métodos básicos de organização pessoal e de negócio.

Para ajudar de fato era preciso “subir o morro” e fornecer um acompanhamento profissional e constante: Aventura de Construir se dedica desde o começo de 2013 a esse fim, com assessorias individuais, capacitações nas áreas e suporte para obter microcrédito produtivamente orientado, impactando positivamente os empreendedores das regiões periféricas de São Paulo.
Atua de forma integral para assegurar a sustentabilidade e a melhoria das condições de vida e trabalho, bem consciente de que o empreendedor é o protagonista do próprio desenvolvimento e que este processo implica uma aventura de construção humana, além de profissional.

As altas competências profissionais da equipe, a rede qualificada de parceiros e o constante envolvimento com casos reais, permitiram a Associação Aventura de Construir de desenvolver conhecimentos e metodologias valiosas para todas as periferias e as classes C, D e E, um segmento particularmente significativo e importante no desenvolvimento social e econômico do Brasil. Para alcançar a sustentabilidade financeira das próprias atividades, a Associação Aventura de Construir também realiza consultorias para grandes empresas e ONGs na definição de projetos de impacto durável.